SóProvas


ID
2885761
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as afirmações a seguir:


I - Na Análise e Projeto de Software Orientados a Objeto, a análise enfatiza uma investigação do problema e dos requisitos, em vez de uma solução. O projeto enfatiza uma solução conceitual que satisfaça os requisitos e não sua implementação.

II - Casos de uso UML são narrativas em texto, amplamente utilizadas para descobrir e registrar requisitos. Eles influenciam muitos aspectos de um projeto e servem de entrada para vários artefatos subsequentes nos estudos de caso.

III - A UML inclui diagramas de interação para ilustrar como os objetos interagem por meio de mensagens.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • E

    I, II e III.

  • Dúvida do caramba da opção I, aff.

  • Alguém pode dizer por que a I está certa?

  • Caso de uso = narrativa em TEXTO?

  • Achei estranho essa alternativa I está correta.Na fase de projeto, o foco é com base na implementação.Seria isso?

  • Caso de uso UML narrativa em texto? como assim?

  • questão horrorosa.

  • A análise foca o problema, o projeto foca a solução.

    Mas uma solução conceitual, abstrata, sem especificar tecnologia ou linguagem de programação, isso será decidido na implementação. I correta.

  • I. CERTA

    Na MOO não pensa-se em código, muitas vezes uma empresa faz toda a análise e entrega ao cliente, o cliente pode contratar uma fábrica de código ou passar para um bando de programadores jr. implementarem kkk

    II. CERTA, a questão não estava falando em diagrama

    Especificações de casos de uso são narrativas em texto, descrevendo a unidade funcional, e são amplamente utilizados para representar requisitos funcionais nos sistemas. Os diagramas de Casos de Uso são representações gráficas dos Casos de Uso e seus relacionamentos com outros casos de uso e atores. Neste diagrama um caso de uso é representado por uma elipse contendo, internamente, o nome do caso de uso e um ator é representado por um boneco palito. Opcionalmente o diagrama pode ter uma fronteira, que delimita o sistema, no qual os casos de usos estarão representados dentro da fronteira e os atores fora da mesma.[1]

    III. CERTA

    Interação, na Unified Modeling Language[1] (em inglês: Interaction Overview Diagram), também chamado de Diagrama Visão Geral de Interação, é um tipo de diagrama de atividade que representa o envio ou o recebimento de dados entre um ator e um caso de uso. Diagramas de interação combinam diagramas de atividade com diagrama de sequência.[2] Esses diagramas podem incluir sequência e comunicação.

  • A UML foi desenvolvida justamente com o propósito de se utilizar uma linguagem diagramática onde se pode ver as interações dos componentes de um software e assim dar um melhor entendimento que os levantamentos escritos, o fato do caso do uso possuir uma especificação escrita é quase que inaceitável a afirmativa que diz que o caso de uso "É" uma narrativa em texto, mas sim contém ou especifica, questão mal elaborada e pra mim errada.

  • casos de uso são narrativas em texto, porém casos uso UML? Se alguém encontrar algum lugar que explique por favor coloque o link.
  • eu tenho a leve impressão que estão colocando uma IA para gerar as questões de prova, ela processa o livro, gera as questões e ninguém lê antes de colar na prova, aí sai essas coisas aqui tipo essa questão...

  • Referência: Bezerra, Eduardo. Princípios de Análise e projeto d sistemas com UML. 3ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.