SóProvas


ID
2886715
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Marque a alternativa correta que representa o princípio da territorialidade:

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Territorialidade

    Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984)


    § 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar. 


    § 2º - É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.



    #QC FAVOR NÃO DELETAR A VERSÃO ANTIGA DO SITE#

  • Tanto faz,

    já que você fez esse adendo em relação à banca que aplicou a presente questão sugiro que, quem tenha interesse no assunto, pesquise no Google o que ocorreu no Concurso da Novacap. Uma vergonha!

  • Daí eu pego, leio a E como sendo "regras do direito INternacional", assinalo e erro.

    Vontade de quebrar o pc.

  • #QC FAVOR NÃO DELETAR A VERSÃO ANTIGA DO SITE#

  • GABARITO C.

    Art. 5º - Aplica-se a lei brasileirasem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984)

    " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR. DO SEU DESTINO." 

  • Questão mais chata que ja fiz!! Muda uma palavra a cada alternativa! ¬¬

  • GABARITO C

    Atentar ao fato que, no Código Penal do Brasil (art. 5º), a aplicação do princípio da territorialidade, porém de forma temperada, visto que há casos – exceções – em que é permitido a aplicação da lei penal alienígena/estrangeira.  

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • A questão em comento pretende avaliar os conhecimentos do candidato a respeito do princípio da territorialidade.
    Trata-se de conceito disposto no artigo 5° do Código Penal, que dispõe: Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    GABARITO: LETRA C


  • No meu entender a alternativa dada como correta pela banca (letra C) retrata o princípio da territorialidade temperada e não meramente o princípio da territorialidade, o qual não admite a incidência de normas estrangeiras.

  • Fiquei tonta!

  • Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território internacional.

    Aplica-se a lei ( nacional)estrangeira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    Aplica-se a lei brasileira, com(SEM) prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito nacional, ao crime cometido no território (INTERNACIONAL)nacional.

    doideira o;

  •  

    resposta correta C

     

    Também prefiro a versão antiga do site.

    #QC FAVOR NÃO DELETAR A VERSÃO ANTIGA DO SITE#

  • Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

  • REGRA: TERRITORIALIDADE

    Aplica-se a lei brasileira ao crime cometido no território nacional(art. 5º, caput,CP)

    Exceções: Imunidades diplomáticas e consulares: art. 5º, caput,CP/ Imunidades parlamentares: art. 53, caput e § 3º da CF/Extraterritorialidade: é a aplicação da lei brasileira ao crime cometido no exterior: art. 7º, CP.

  • LETRA C CORRETA

    CP

     Territorialidade

            Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

  • Art5• do Código Penal

  • Territorialidade Lei Seca

           Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, SEM prejuízo de convenções, tratados e regras de direito INternacional, ao crime cometido no território nacional.

           § 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.

           § 2º - É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

    RESUMO:

    Se a aeronave ou embarcações brasileiras estiverem a serviço do governo brasileiro ou forem de natureza pública, ou seja de propriedade do governo, independente do país que esteja - está sob regime da lei penal brasileira.

    Ex: Houve um assassinato dentro do avião que levava o presidente do Brasil aos Estados Unidos e o avião estava em pouso no exterior - o crime será investigado e punido no Brasil, por se tratar de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro.

    Já as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar, serão investigadas e punidas, se for o caso, no Brasil, desde que estejam em nosso limite de Territorialidade.

    A lei penal brasileira Também será aplicada aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

    Fala-se em aeronaves privadas, pois se forem de propriedade do governo americano, por exemplo, não tem porque punirmos aqui, sendo que o governo de lá tem lei própria para os entes públicos deles.

  • C

    Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. (gabarito)

    E

    Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito nacional, ao crime cometido no território nacional.

  • Territorialidade - art 5º CP = território nacional-Brasil

    Extraterritorialidade- art 7º CP= exterior- direito internacional

  • Fiquei maluco aqui pensando que a alternativa A e a C eram idênticas, depois de colar e jogar no crtl F que percebi o "internacional" no final da A kkk

    Ademais, é o artigo 5º ipsis litteris do CP: Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional

  • Acertei a questão, mas jurava q a questão tinha 2 itens iguais! Só depois q vi o erro na D, li 4x :o

    D) Aplica-se a lei brasileira, com prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

  • A) Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território internacional. Art. 5º do CP. Errada.

    B) Aplica-se a lei estrangeira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. Art. 5º do CP. Errada.

    C) Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.Art. 5º do CP. Correta.

    D) Aplica-se a lei brasileira, com prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. Art. 5º do CP. Errada.

    E) Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito nacional, ao crime cometido no território nacional. Art. 5º do CP. Errada.

  • Gabarito C.

    Art. 5º do CP.  Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    A) Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território internacional.

    B) Aplica-se a lei estrangeira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. 

    C) Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    D) Aplica-se a lei brasileira, com prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. 

    E) Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito nacional, ao crime cometido no território nacional. 

  • Falta de criatividade hein...

  • Essa pega desatento

  • Se ler rápido já era. Letra D veio na maldade, mudaram uma palavrinha... Mas já sou velho nisso aí.

  • Questão que necessita presta bastante atenção!

  • #QC FAVOR NÃO DELETAR A VERSÃO ANTIGA DO SITE#

  • Gabarito : C  

    Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional

  • A) Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território internacional.

    B) Aplica-se a lei estrangeira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    C)Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.(CORRETO)

    D) Aplica-se a lei brasileira, com prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    E)Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito nacional, ao crime cometido no território nacional.

  • c) Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940.

    Territorialidade

    Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984)

  • GABARITO LETRA C

    Trata-se de letra de lei.

    Territorialidade       

    Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    Estamos diante do princípio da TERRITORIALIDADE, sendo a regra no que tange à aplicação de lei penal no espaço.

  • PEGADINHA DO MALANDRO...IÉIÉ

  • na verdade seria correta a letra D, o que e previsto no codigo penal e a TERRITORIALIDADE TEMPERADA, mas ta tranquilo examinador rsrs

  • questão boa da peste!

  • Territorialidade

            Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. 

           § 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar

           § 2º - É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

  • Selo: “Feses de Questão”.

  • Essa é a regra no que tange à aplicação da lei penal no espaço. Pelo princípio da territorialidade, aplica-se à lei penal aos crimes cometidos no território nacional. Assim, não importa se o crime foi cometido por estrangeiro ou contra vítima estrangeira. Se cometido no território nacional, submete-se à lei penal brasileira.

    É o que prevê o art. 5° do Código Penal:

    Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

  • GABARITO C.

    Art. 5º 

  • GABARITO LETRA "C"

    Territorialidade       

    CP: Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    "A persistência é o caminho do êxito". -Charles Chaplin

  • Jogo dos 7 erros?

  • E por pouco não erro essa questão!!!

  • Questão utilizada no teste médico oftalmológico

  • GABARITO: C.

    .

    Territorialidade   

        

    CP: Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    .

    Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território internacional./ território nacional.

    Aplica-se a lei estrangeira / lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    Aplica-se a lei brasileira, com / sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

    Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito nacional /direito internacional ,ao crime cometido no território nacional.

    .

    Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.

    | provérbios 16: 3 |

  • artigo 5º do CP==="Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional".

  • Territorialidade Territorialidade Territorialidade Territorialidade Territorialidade Territorialidade Territorialidade Territorialidade Territorialidade.....

  • Gab C

    Essa questão me custou uma consulta com oftalmo.

  • Caso não tenha dominado esse assunto, vá por eliminação, portanto ''LETRA C''.

  • Jogo dos 7 erros agora. kkkk

  • IBFC é você?