SóProvas


ID
2886985
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diabetes mellitus, quando não tratado, pode provocar, em longo prazo, disfunção e falência de vários órgãos. Em relação a complicações agudas ou crônicas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Cetoacidose.

2. Síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica.

3. Retinopatia diabética.

4. Neuropatia diabética.


Coluna 2

( ) Apresenta um quadro variado, com múltiplos sinais e sintomas, dependentes de sua localização em fibras nervosas sensoriais, motoras e/ou autonômicas.

( ) Apresenta um estado de hiperglicemia grave (superior a 600 mg/dL a 800 mg/dL, acompanhada de desidratação e alteração do estado mental, na ausência de cetose.

( ) Apresenta alteração nos vasos da retina, porém é assintomática nas suas fases iniciais, não sendo possível detectá-la sem a realização de fundoscopia.

( ) Apresenta acúmulo de corpos cetônicos e é decorrente da deficiência absoluta ou relativa de insulina.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A resposta é a letra (E)

  •  

    DIABETES MELLITUS

     

    1. Cetoacidose : Apresenta acúmulo de corpos cetônicos e é decorrente da deficiência absoluta ou relativa de insulina.

     

    2. Síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica: Apresenta um estado de hiperglicemia grave (superior a 600 mg/dL a 800 mg/dL, acompanhada de desidratação e alteração do estado mental, na ausência de cetose.

     

    3. Retinopatia diabética: Apresenta alteração nos vasos da retina, porém é assintomática nas suas fases iniciais, não sendo possível detectá-la sem a realização de fundoscopia.

     

    4. Neuropatia diabética: Apresenta um quadro variado, com múltiplos sinais e sintomas, dependentes de sua localização em fibras nervosas sensoriais, motoras e/ou autonômicas.