A questão pediu a que compromete, ou seja, que prejudica a habilidade gerencial de trabalhar em equipe.
A única possível é o item B: "Demonstrar sistematicamente ser mais competente do que a equipe, do ponto de vista técnico". Imaginem ai, o chefe querer ficar se "amostrando" ser mais top do que sua equipe, querendo mostrar suas competências de modo que possa prejudicar seus colegas. Isso com certeza ia comprometer o trabalho em equipe, pq ninguém merece gente assim, temos ranço e queremos ficar longe né não? Foi assim que pensei ao responder a bendita question kk
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os papeis do gerentes. Neste caso, devemos marcar a alternativa que indica um comportamento que compromete a habilidade gerencial de trabalhar em equipe.
Maestro e Cirurgião
O equilíbrios entre as competências, segundo Maximiano (2019), é a base da distinção entre o papel do maestro e o do cirurgião na atividade dos gerentes.
O gerente como maestro: é capaz de fazer um conjunto de pessoas produzir um resultado coletivo, utilizando técnicas que ele conhece, porém, as pessoas são mais competentes que seu gerente, na dimensão técnica.
- A competência dos gerentes que são maestros é dirigir a equipe, não executar tarefas.
O gerente como cirurgião encontra-se na situação oposta. Ele é o especialista que se cerca de auxiliares. É o responsável por desempenhar, ao mesmo tempo, o papel técnico e o de chefe de uma equipe de ajudantes.
Tendo descrito os dois tipos de gerentes, vemos que no caso do gerente como maestro, os subordinados têm maior competência técnica, de modo que o gerente afirmar ser mais competente acabaria por comprometer a sua relação (gerencial) com aqueles sob sua autoridade.
GABARITO: B
Fonte:
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à Administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019.