-
Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos, que vão ter relação com os niveis de maturidade dos subordinados:
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lideran%C3%A7a_situacional
-
Teoria de Hersey e Blanchard – Segundo essa teoria de liderança situacional, temos que nos preocupar com a variável "estilo do líder", a variável "maturidade do liderado", além da variável "ambiente", já que estamos falando de situações.
A maturidade pode ser definida como a capacidade que as pessoas têm de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento, ou seja, de cumprir os deveres sem ter que receber ordens e sem precisar ser "vigiado".
Vamos aos níveis de maturidade existentes:
Comando (E1): para pessoas (liderados) com baixo nível de maturidade. Nesse prisma, o líder dá ordens sem estabelecer qualquer tipo de relacionamento com os subordinados, fornecendo instruções e supervisionando de perto. O foco é na tarefa, ou seja, o líder é fortemente voltado para tarefa e com pouco relacionamento, pois só há determinação, não havendo discussões/diálogos.
Venda (E2): caracterizado também pela maturidade baixa. Alto nível de orientação para as tarefas (líder decide tudo) e também para as pessoas (líder persuade). Nesse caso, há vontade dos subordinados, porém falta confiança
em assumir responsabilidades. Líder decide, mas dá oportunidades para esclarecimento.
Participação (E3): maturidade média. Relacionamento é o foco, com pouca ênfase nas tarefas. Há capacidade dos funcionários, mas não existe desejo de assumir responsabilidades. Líder troca idéias, é um facilitador, como se fosse
um líder democrático. Tarefa baixa (liderados decidem) e relacionamento alto (compartilhamento, troca de idéias, diálogo).
Delegação (E4): maior maturidade. Pouca atenção para tarefa (delegação) e também para as pessoas (não há compartilhamento, há transferência de responsabilidades, como se fosse um líder liberal). Há capacidade e desejo de
assumir responsabilidades. Líder transfere a decisão para os liderados.
ANALISTA TRIBUTÁRIO – ADMINISTRAÇÃO GERAL (RECEITA FEDERAL)
PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO
-
Teoria Situacional de Hersey e Blanchard – O ciclo de vida da Liderança
A abordagem de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e a tarefa.
De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade - habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, de assumir responsabilidade e de desejar o sucesso.
Nesse sentido, o estilo de liderança a ser utilizado depende da maturidade dos funcionários, que pode atingir um dos quatro estágios seguintes:
• Maturidade 1: as pessoas demonstram pouca capacidade e disposição para realizar as tarefas e assumir responsabilidades (motivação e capacidade baixas).
• Maturidade 2: as pessoas possuem motivação para o trabalho mas não possuem as competências necessárias para realizá-lo (baixa capacidade e alta motivação).
• Maturidade 3: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização da tarefa, mas não estão motivadas para tal (alta capacidade e baixa motivação).
• Maturidade 4: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização do trabalho e desejam realizar as tarefas que lhe são passadas (alta capacidade e alta motivação).
• Estilo 1: Narrar/Determinar/Dirigir (Alto comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): é o estilo para grupos com a menor maturidade (M1). Nesse caso, o líder orienta claramente as tarefas a serem realizadas.
• Estilo 2: Vender/Guiar/Persuadir (alto comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): Quando a maturidade está entre baixa e moderada (M2), esse é o estilo ideal. Nele, o líder, ao mesmo tempo em que convence as pessoas, apoia o seu desenvolvimento, pois elas possuem baixa capacitação;
• Estilo 3: Participar (baixo comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): é o estilo correto para a maturidade de média a alta (M3). Aqui, o papel do líder é muito mais de apoiar as pessoas, enfatizando a criação de motivação, do que de dirigi-las para a realização das tarefas, já que elas são capazes;
• Estilo 4: Delegar (baixo comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): trata-se do estilo adequado para liderar pessoas com o maior nível de maturidade (M4). Nessa condição, a maturidade dos liderados permite que eles executem os planos com maior liberdade e menor controle, possibilitando ao líder a delegação das tarefas.
-
Hersey e Blanchard (Abordagem CONTINGENCIAL ou SITUACIONAL)
Tarefa X Relacionamento + maturidade
E1: Tarefa alta e relacionamento baixo + maturidade baixa
E2: Tarefa alta e relacionamento alto + maturidade baixa
E3: Tarefa baixa e relacionamento alto + maturidade média
E4: Tarefa baixa e relacionamento baixo + maturidade alta
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Capacidade(Competência) X Disposição(Motivação, prontidão, desejo e confiança)
E1: Baixa capacidade e Baixa disposição
E2: Baixa capacidade e Alta disposição
E3: Alta capacidade e Baixa disposição
E4: Alta capacidade e Alta disposição
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
E1: DETERMINAR
E2: PERSUADIR (líder diretivo + apoiador)
E3: COMPARTILHAR (líder participativo)
E4: DELEGAR
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fazer Q450014 Q302817 Q44180 Q365104
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a Teoria Situacional de liderança. Sobre essa abordagem teórica, marquemos a alternativa correta.
Teoria da Liderança Situacional – Paul Hersey e Kenneth Blanchard
A Liderança situacional dá ênfase à capacidade do líder de adaptar o seu modo de liderar, conduzindo bem os liderados, segundo a situação envolvida.
Esse modelo considera a maturidade dos liderados para que o melhor estilo de liderar seja adotado, sendo que:
M1: maturidade baixa. Aqui a desgraça tá feita. O liderado não possui nem competência nem motivação suficiente para desempenhar suas atividades.
M3 e M2: maturidade mediana:
- Em M2, o funcionário até possui motivação, mas lhe falta competência para o desempenho das suas tarefas.
- Em M3, é o contrário, o liderado possui a competência necessária para desempenhar suas atividades, mas não está motivado para isso.
M4: maturidade alta: o indivíduo além de possuir competência, está motivado.
Partindo da premissa de que os líderes devem estar atentos à prontidão dos liderados, eles podem adotar algum dos seguintes estilos de liderança, sempre levando em conta a maturidade do liderado:
- DETERMINAR: indicado para aqueles que têm baixa competência e não tem motivação, M1.
- PERSUADIR: recomendável para os que possuem motivação, mas não possuem competência, M2.
- COMPARTILHAR: mais adequado para o liderado que sabe realizar as tarefas, mas está pouco motivado, M3.
- DELEGAR: é adequado para aqueles que estão motivados e sabem fazer o que deve ser feito, M4.
Tendo em vista os pontos apresentados acima, podemos concluir que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.