SóProvas


ID
2887708
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Manual de Redação da Presidência da República, na sua 2a edição revista e atualizada, afirma: "não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão". Assinale abaixo a sentença considerada adequada, conforme as normas do Manual de Redação da Presidência da República:

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa (A), estruturas paralelas estão mal organizadas: ao verbo "mostrou" estão associados quatro segmentos que deveriam estar harmônicos. O ideal seria, por exemplo, "(...) mostrou determinação, segurança, inteligência e ambição." Além disso, ainda em relação à alternativa (A), o teor subjetivo é algo a ser evitado.  Na alternativa (C), outra falha de paralelismo: na coordenação, há três lugares - "Paris, Bonn, Roma" - e, depois, o "Papa".   Na (D), o "pecado" é a apreciação subjetiva e obscura em "muita complexidade".  "Complexidade" ideológica (a ideia do projeto) ou estrutural (nas mais de cem páginas)? Na (E), o termo "alternativa" é genérico, impreciso, podendo dar margem a vários caminhos interpretativos. 

    A resposta é a alternativa (B).

  • Todas as frases estao no manual.

  • Todas as frases estao no manual.

  • Acredito que a letra "A" esteja errada porque ele deveria ter dito "segurança" ao invés de "não ser inseguro". (objetividade)

    Na letra "C", ele vem citando lugares e cita "o Papa" (pessoa) no final.

    A letra "D", o manual cita duas formas:

    "O projeto tem mais de cem páginas e é muito complexo."

    ou

    "O projeto é muito extenso e complexo."

    Na letra "E", não deveria começar pelo "Ou":

    "Vossa Senhoria OU apresenta o projeto, OU sugere uma alternativa."

     

  • Resposta: B

  • Acredito que seja o seguinte:

    Opção A: não há o sujeito explicitamente (a oração depois da vírgula começa com o verbo: "mostrou determinação..." no lugar de "ele mostrou determinação..." ou "o presidente mostrou determinação..."). Junta-se isso ao fato do que @Tevaldo Bezerra disse: deveria estar "segurança" no local de "não ser inseguro";

    Opção C: são colocados locais sem explicar onde ficam (Bonn, por exemplo. Não é comum que saiba onde fica Bonn ou, pior, o que é Bonn). Além disso, tem o que @Tevaldo Bezerra falou;

    Opção D: além do que @Tevaldo Bezerra disse, acredito que a oração após a vírgula não está tão clara. No lugar de "...ou uma alternativa" deveria ser "... ou SUGERE uma alternativa" ou, ainda, "...ou APRESENTA uma alternativa".

  • Autor: Arenildo Santos, Prof. de Português, de Português, Redação Oficial, Literatura

    Na alternativa (A), estruturas paralelas estão mal organizadas: ao verbo "mostrou" estão associados quatro segmentos que deveriam estar harmônicos. O ideal seria, por exemplo, "(...) mostrou determinação, segurança, inteligência e ambição." Além disso, ainda em relação à alternativa (A), o teor subjetivo é algo a ser evitado.  Na alternativa (C), outra falha de paralelismo: na coordenação, há três lugares - "Paris, Bonn, Roma" - e, depois, o "Papa".  Na (D), o "pecado" é a apreciação subjetiva e obscura em "muita complexidade". "Complexidade" ideológica (a ideia do projeto) ou estrutural (nas mais de cem páginas)? Na (E), o termo "alternativa" é genérico, impreciso, podendo dar margem a vários caminhos interpretativos. 

    A resposta é a alternativa (B).

  • Resposta: Alternativa B.

  • "ACHO QUE QUER DIZER ISSO...OU AQUILO..." achismo não resolve na hora da prova, essa questão é ridícula!

    Não dá para saber o que é cobrado...

  • LETRA B).

    Todas as alternativas estão relacionadas com erros de paralelismo.

    A - ERRADO.

    “No discurso de posse, mostrou determinação, não ser inseguro, inteligência e ter ambição.”

    Na oração acima, foram utilizadas coordenações de substantivos com orações reduzidas de infinitivo. O correto é transformar todas as orações reduzidas por substantivos:

    No discurso de posse, mostrou determinação, segurança, inteligência e ambição.

    C - ERRADO.

    “O Presidente visitou Paris, Bonn, Roma e o Papa.”

    O erro foi colocar em um mesmo nível de cidade uma pessoa (o Papa). O correto é da seguinte forma:

    O presidente visitou Paris, Bonn e Roma. Nesta última capital, encontrou-se com o Papa.

    D - ERRADO.

    “O projeto tem mais de cem páginas e muita complexidade.”

    O erro trata-se da colocação em um mesmo nível sintático: o número de página de um projeto e uma avaliação subjetiva. O correto é da seguinte forma:

    O projeto tem mais de cem páginas e é complexo.

    E - ERRADO.

    “Ou Vossa Senhoria apresenta o projeto, ou uma alternativa.”

    O correto é:

    Vossa Senhoria ou apresenta o projeto, ou uma alternativa.