JIT: Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
LEC: Lote Econômico de Compra é o estabelecimento de valor de uma compra de mercadorias, que seja mais vantajoso para a empresa compradora, levando em consideração: volume, prazo, custo, despesas de transporte, despesas de armazenagem, despesas de manutenção de estoque etc.
Após a análise dos custos de armazenagem e pedido podemos definir a quantidade mais econômica de compra para um determinado material/produto/matéria prima.
Para que seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o significado do que cada alternativa propõe, sendo que a opção correta deve dizer como se chama a atividade que consiste no gerenciamento de toda movimentação de recursos, produtos, equipamentos e informações necessárias para a execução das atividades de uma organização.
A - incorreta. Distribuição se refere à transferência dos produtos/serviços desde sua de produção até o lugar de uso e consumo, com ou sem a presença de intermediários (CHIAVENATO, 2005).
B - incorreta. A filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.
C - incorreta. Consoante a lição de Slack, Chambers e Johnston (2009), o Lote econômico de compra (LEC) se trata de um conceito matemático que tem o intuito de apontar a quanto de material deve ser comprado em cada lote, tendo a finalidade de obter o equilíbrio entre as vantagens e as desvantagens de manter o estoque, minimizando seu Custo Total.
D - correta. A logística constitui a maneira de lidar com materiais, desde matérias-primas até quando se transformam em produtos acabados em direção ao cliente final. A logística envolve o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima, material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo, com o objetivo de atender às exigências dos clientes. Modernamente, envolve também as finanças no fluxo entre os parceiros e procura incrementar esse fluxo por meio de uma variedade de meios, como métodos, técnicas, modelos matemáticos, tecnologia da informação (TI) e softwares (CHIAVENATO, 2005).
E - incorreta. A cadeia de valor é uma ferramenta de diagnóstico e gestão que permite representar uma organização como um conjunto de subsistemas (atividades), com entradas (insumos), processos de transformação e saídas (produtos).
Tendo visto em que consiste cada opção, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Guia Técnico de Gestão Estratégica. v1.0; Brasília; ME; SEDGG; SEGES, 2019. Versão 1/2020.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.