SóProvas


ID
2890120
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os limites e as possibilidades do trabalho profissional do(a) assistente social, nos espaços sócio-ocupacionais, estão permeados pela(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    concepção de que competência profissional envolve intervenção reflexiva e eficaz, assim como a articulação de conhecimentos, saberes, habilidades, valores e posturas.

  • A

    formação profissional, que deve privilegiar a dimensão técnico-operativa, como forma de estabelecer as bases para uma atuação profissional neutra e sem pré-julgamentos.

    B

    constante diminuição de demandas que têm sido colocadas para o Serviço Social nas instituições públicas, em razão do processo de precarização e da restrição das políticas sociais

    C

    concepção de que competência profissional envolve intervenção reflexiva e eficaz, assim como a articulação de conhecimentos, saberes, habilidades, valores e posturas.

    D

    poder que a hierarquia institucional exerce na definição da intervenção profissional do(a) assistente social que se encontra na condição de trabalhador(a) assalariado(a).

    E

    significado social da profissão, que, ao atender demandas concretas que dizem respeito ao cotidiano da vida dos indivíduos, não consegue superar a respectiva dimensão emergencial e assistencialista.

  • intervenção reflexiva !!! Iamamoto
  • Afirma Guerra (2007, p.27) nesse contexto que os valores e princípios do atual projeto profissional remetem a um novo modo de operar a profissão o que pressupõe a crítica sobre as condições e relações do seu exercício profissional [...] é claro ao profissional que não basta se indignar contra a moral burguesa, não basta o senso moral. É necessário que se desenvolva a consciência moral, que se aproprie da ética como reflexão crítica sobre a moral para se estabelecer quais as escolhas e ações tácitas e estratégicas que nos permitam organizar ações e sujeitos históricos para intervir no processo de democratização da sociedade, visando a uma sociedade justa e equitativa, o que passa pela defesa da vida humana.

    Neste sentido, é possível entender que o profissional social, de posse desse projeto crítico, percebe que as possibilidades de transformação não estão na profissão, mas na própria realidade, na qual, certamente, por meio de uma intervenção profissional competente, poderão se estabelecer devidas mediações entre interesses da classe trabalhadora e da classe dominante. Competência essa que é dinâmica, não estática e adquirida de uma vez por todas, construída social e historicamente e que ultrapasse saberes e conhecimentos, mesmo se constituindo por eles. É fundamental que haja uma intervenção reflexiva e eficaz no sentido de articular dinâmicas de conhecimentos, saberes, habilidades, valores e posturas. 

    http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-04.pdf