-
Se o número 3 fosse o resultado de algum dos dados, as duas proposições (I e II) seriam verdadeiras. Como a questão afirma que SOMENTE UMA DAS PROPOSIÇÕES é verdadeira, então o número 3 não pode ser o resultado de algum dos dados. Já podemos marcar a resposta na alternativa A. Como o número 3 não pode ser o resultado de algum dos dados, então a probabilidade de o número 3 ser resultado do lançamento é zero (já podemos descartar as alternativas B e C). A alternativa D é falsa, pois o resultado do lançamento não obrigatoriamente será o número 4 (poderia ser, por exemplo, 5 e 5). A alternativa E está errada, pois seria possível, por exemplo, que a soma dos resultados fosse 5 + 5 = 10.
-
Agregando ao comentário:
Nas proposições com o conectivo ou, será verdade quando ao menos uma das partes for verdade. ;)
-
Galera, questão que é simples . Se pegar apenas a parte do número "3 " e considera-la como verdadeira , como se trata do conectivo "ou", logo ambas serão verdadeiras,Ou Ambas serão falsas, logo não haveria possibilidade da afirmação que o "3" saiu no resultado,pois com isso as duas premissas teriam os mesmos resultado.
-
Entao se trata de proposisão e nao probabilidade, certo?
-
Raciocínio lógico, não matemática.
-
Olá pessoal,
Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
https://youtu.be/ZrosAWI0mZg
Professor Ivan Chagas
Gostou? Doe: https://pag.ae/blxHLHy
-
-
RESOLUÇÃO:
Se o número 3 for resultado do lançamento, as frases I e II estarão verdadeiras. Como a Maria disse que somente uma das proposições é verdadeira, certamente o 3 não pode ser um dos resultados. Com isso, já podemos marcar a alternativa A.
-
No caso, um item afirmando que o 3 é resultado de um dos dados, invalidaria a outra que afirma o mesmo, já que apenas uma das afirmações é verdadeira.
Então podemos concluir que não tem como ter saído o 3 em um dos dados.
Gabarito A