-
Gabarito: CERTO
Na correspondência oficial deve ser dado o tratamento impessoal aos assuntos que constam das comunicações, devendo-se observar os seguintes aspectos:
1. Ausência de impressões individuais de quem comunica;
2. Impessoalidade de quem recebe a comunicação;
3. Caráter impessoal do próprio assunto tratado.
fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/o-que-e-correspondencia-oficial/65097
-
O que não atrairia o pronome átono para antes do verbo, de modo a formar "se inclui"? Haja vista que a expressão , entre as competências do órgão, está entre vírgulas?
-
Não se inicia frases com pronomes átonos, é uma regra de colocação pronominal, Pedro Guerra. A presença da vírgula marca esse início, portanto só pode usar em ênclise.
-
Deveria estar como próclise ao inclui, visto que há uma palavra atrativa (que) logo antes da oração separada entre vírgulas.
-
Esclarecemos que, entre as competências do órgão, inclui‐se (verbo) a execução (núcleo do sujeito) de ações de controle e avaliação com vistas a monitorar o Sistema de Habitação do Distrito Federal.
-
Julgue o item que se segue, considerando a correção gramatical do trecho apresentado e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Esclarecemos que, entre as competências do órgão, inclui‐se a execução de ações de controle e avaliação com vistas a monitorar o Sistema de Habitação do Distrito Federal.
No caso do sujeito composto posposto ao verbo, passa a existir uma nova possibilidade de concordância: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo.
Convém insistir que isso é uma opção, e não uma obrigação.
Por Exemplo:
Faltaram coragem e competência.
Faltou coragem e competência.
-
Quanto à colocação pronominal, trata-se da atração pronominal remota, admite-se, neste caso, o uso tanto da ênclise quanto da próclise.
"estão corretos ambos os exemplos: a) "Contou-nos que, depois de tudo, o amava ainda"; b) "Contou-nos que, depois de tudo, amava-o ainda".
Fonte: Gramatigalhas por José Maria da Costa.
Não desista.
-
Estou com o Pedro Guerra.
-
"Esclarecemos que, entre as competências do órgão, inclui‐se a execução de ações de controle e avaliação com vistas a monitorar o Sistema de Habitação do Distrito Federal."
Analisaremos esse período por partes.
Nele, há três orações, pois há três verbos (Esclarecemos, inclui-se e monitorar):
a) Esclarecemos (oração principal);
b) (...) inclui-se a execução de ações de controle e avaliação (oração subordinada substantiva objetiva direta - completa o sentido do verbo esclarecer, que é, na frase em questão, transitivo direto);
c) com vistas a monitorar o Sistema de Habitação do Distrito Federal (oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo - é introduzida pela locução prepositiva "com vistas a" que exprime a ideia de finalidade).
O uso das vírgulas
A expressão "entre as competências do órgão" tem valor adverbial. Ela faz parte da oração "entre as competências do órgão, inclui‐se a execução de ações de controle e avaliação" como adjunto adverbial de lugar. Esse adjunto adverbial está anteposto ao verbo incluir.
Adjunto adverbial anteposto ao verbo da oração de que ele faz parte é separado por vírgula. Nesse caso específico, o adjunto adverbial em questão está corretamente escrito entre vírgulas por ter sido colocado entre o verbo da oração principal (esclarecer) e o verbo da oração que lhe completa o sentido (o verbo incluir).
Concordância verbal
Na oração "(...) inclui-se a execução de ações de controle e avaliação", o verbo incluir está na voz passiva sintética. A voz passiva sintética ocorre quando um verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto está acompanhado da partícula "se". O verbo incluir é transitivo direto ("quem inclui" inclui alguém ou alguma coisa) e está acompanhado da partícula apassivadora "se".
Nesse caso, o sujeito é o termo sintático que sofre a ação verbal. Na oração "(...) inclui-se a execução de ações de controle e avaliação", quem sofre a ação verbal (quem é incluída) é a execução de ações de controle e avaliação. A expressão "a execução de ações de controle e avaliação", cujo núcleo é o substantivo "execução", é o sujeito da forma verbal "inclui". Como o núcleo desse sujeito está no singular, o verbo incluir foi corretamente flexionado na terceira pessoa do singular para concordar com ele.
fonte: Professora Andréa D'Giovanni
-
Esta questão exige
do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na
correspondência oficial.
De acordo
com o Manual de Redação da Presidência da República,
"Em
razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os
expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os
preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto
dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na
redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou
sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades
linguísticas."
Com base
na citação apresentada e na análise realizada, verificamos que o texto presente
na questão atende ao uso da norma padrão, pois ele é claro, conciso, coerente.
Além disso, todas as palavras, as acentuações, as concordâncias, a pontuação, bem como a colocação pronominal em "inclui‐se", foram empregadas
corretamente.
Gabarito do professor: CERTO.
-
Não deveria ser "incluem-se" ?