SóProvas


ID
2890636
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à administração geral e pública, julgue o item

Em algumas organizações, a avaliação de desempenho pode ser atribuída a uma comissão específica. Essa comissão, para assegurar julgamentos isentos e imparciais, deve ser constituída por membros de órgãos ou setores estranhos ao do empregado/servidor avaliado e, de preferência, em sua maioria, de fora da organização.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, é importante que haja pessoas de dentro da organização que está sendo avaliada para um feedback mais próximo da realidade do trabalhador. Se tiver errado, me corrijam.

  • Na verdade, é importante que haja pessoas de dentro da organização que está sendo avaliada para um feedback mais próximo da realidade do trabalhador. Se tiver errado, me corrijam.

  • Com relação à administração geral e pública, julgue o item

    Em algumas organizações, a avaliação de desempenho pode ser atribuída a uma comissão específica. Essa comissão, para assegurar julgamentos isentos e imparciais(1), deve ser constituída por membros de órgãos ou setores estranhos ao do empregado/servidor avaliado e, de preferência, em sua maioria, de fora da organização(2). 

    1- O ideal seria mesmo serem isentos e imparciais, apesar de tantas possibilidades de erros de avaliação

    2- O ideal é que os examinadores estejam familiarizados com o cargo do funcionário.

  • Errado

    1.7. Avaliação feita por uma comissão

    • É uma avaliação coletiva feita por um grupo de pessoas direta

    ou indiretamente interessadas no desempenho do colaborador.

    Fonte: guia de avaliação de desempenho

  • Gab. Errado

    "O que se vê, na prática, é que em algumas organizações, a avaliação de desempenho pode ser atribuída a uma comissão específica. No entanto, essa comissão é constituída de elementos pertencentes a diversos órgãos ou departamentos, e não de membros de órgãos ou setores estranhos ao do empregado/servidor avaliado ou, ainda, de fora da organização. 

    Imagine você sendo avaliado por um total desconhecido. Certamente, a efetividade da avaliação será muito baixa ou inexistente, já que desconhecidos “desconhecem” tanto o avaliado quanto as atividades desenvolvidas, seus graus de dificuldades etc".

    Prof. Adriel Sá

  • Enunciado cria uma argumentação falta para confundir o candidato. Pense um pouco: como uma pessoa fora da organização e que não conhece o trabalho do indivíduo será capaz de avaliá-lo? Não faz muito sentido, né?

    Pois é. O enunciado está errado. A comissão que avaliará o desempenho tem que ser de pessoas da organização e que sejam capazes de mensurar os resultados alcançados pelo empregado. Participam da comissão, em geral, um executivo de alto escalão da organização e as chefias do avaliado. Em alguns casos, incluem-se colegas de trabalho de outros setores também.

    Sobre o tema, vejamos o que dispõe a obra de Idalberto Chiavenato:

    Em algumas organizações, a avaliação do desempenho é atribuída a uma comissão designada para essa finalidade. Trata-se de uma avaliação coletiva feita por um grupo de pessoas direta ou indiretamente interessadas no desempenho dos colaboradores. A comissão pode ser constituída de pessoas de diversas unidades organizacionais e formada por membros permanentes e transitórios. Os membros permanentes (como o presidente da organização ou seu representante, o executivo maior de GP e o especialista em avaliação do desempenho) participam de todas as avaliações e o seu papel é moderar e assegurar a manutenção do equilíbrio dos julgamentos, do atendimento aos padrões organizacionais e da constância do sistema. Os membros transitórios são o gerente de cada funcionário avaliado e o seu respectivo superior.

    Gabarito: Errado