SóProvas


ID
2890660
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à administração geral e pública, julgue o item

Segundo o Ministério Público do Trabalho, a maioria dos acidentes do trabalho são hoje notificados, em atendimento à legislação trabalhista, e tais notificações estão caindo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Texto que ajuda a responder a questão: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-03/mpt-cada-quatro-horas-e-meia-uma-pessoa-morre-vitima-de-acidente-no-brasil

  • ""Segundo o Ministério Público do Trabalho, a maioria dos acidentes do trabalho são hoje NÃO SÃO notificados, em atendimento à legislação trabalhista, e tais notificações estão caindo."""

    GABARITO: ERRADO

    FONTE:

  • Segundo o Ministério Público do Trabalho, a maioria dos acidentes do trabalho são hoje notificados, em atendimento à legislação trabalhista, e tais notificações estão caindo. Resposta: Errado.

    Thami S., vamos auxiliar a galera que não é assinante! Difundir conhecimento é ser sábio todos os dias.

    O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, enfatizou que os índices de acidentes laborais e de adoecimentos em função do trabalho são extremamente preocupantes. Fleury ainda comentou que a maioria dos acidentes não são notificados, contrariando a legislação trabalhista.

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-03/mpt-cada-quatro-horas-e-meia-uma-pessoa-morre-vitima-de-acidente-no-brasil

  • Em sua maioria, os acidentes de trabalho não são registrados. Confirmando o informado, segundo o Ministério Público do Trabalho no Estado de Sergipe, para cada acidente registrado, sete outros deixam de ser notificados. Nesse sentido, afirma o procurador do MPT/SE, Ricardo José das Mercês Carneiro:


    Dados oficiais são dados de acidente de trabalho, mas nós vivemos um boom de queda no emprego formal e de incentivo ao empreendedorismo. Muitos dados que não são oficiais são de acidentes no trabalho, mas que não são acidentes típicos porque as vítimas não são empregados formais e essas pessoas estão igualmente vitimizadas e sequer têm o benefício oficial do governo, oriundo da previdência. Essa situação é ainda mais grave porque são pessoas que vão se tornando uma espécie de proletariado e em algum momento a sociedade vai pagar essa conta".


    Referências:

    Abril Verde: MPT diz que para cada acidente de trabalho, sete não são notificados. Site da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.


    Gabarito do Professor: ERRADO


  • Gabarito:"Errado"

    Impossível!

    O Brasil é um dos recordistas mundiais em acidentes de trabalho(4º lugar) com vítimas fatais e/ou redução de capacidade laborativa, muitas das vezes sequer notificados às autoridades públicas.

    Anualmente temos mais de 500 mil requerimentos de benefícios, quer sejam: a) auxílio-doença acidentário(B31) e/ou b) auxílio acidente(B91), por incapacidades, permanentes e temporárias.

    De acordo com o último documento do ODSST, de final de abril passado, entre 2012 e 2018 morreram 17.200 pessoas no Brasil como resultado de acidentes ou doenças relacionadas com sua atividade de trabalho.

  • Isso não é questao de respaldo jurídico, era pra estar em atualidades e não em processo do trabalho.

  • essa quadrix é uma piada, acertei a questão mas que banca lixo

  • Certa - vejam o da "A Concurseira", muito bom também.