-
O fornecedor terá poder de barganha.
-
E as cláusulas exorbitantes e o Fato do Príncipe não inibem esse poder de barganha na relação Estado-Iniciativa Privada?
-
Na década de 70 o economista e consultor norte-americano Michael Porter desenvolveu o modelo de análise mercadológica, conhecido como as Cinco Forças de Porter, que permite entender o ambiente competitivo entre as empresas e analisar o grau de atratividade em cada setor da economia. Essas forças devem ser analisadas, de modo que possam ser desenvolvidas estratégias pelas empresas que pretendem ser mais eficientes e queiram criar vantagens competitivas no mercado. São elas:
RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES ...
AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES ...
AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS ...
PODER DE BARGANHA DOS COMPRADORES: É a capacidade de barganha dos clientes com as empresas fornecedoras do segmento, geralmente forçando a prática de preços mais baixos, bem como a exigência de mais serviços e melhoria da qualidade dos produtos. Isso estimula o aumento da concorrência.
Essa força ocorre quando os clientes compram em grande quantidade/valor; as margens de lucro do setor são apertadas; os produtos têm baixo nível de diferenciação; ameaça de redução de custos pela substituição produtos alternativos; muitos concorrentes vendendo para um grupo menor grandes de clientes etc.
PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES: Essa força ocorre de maneira inversa a anterior, pois o poder de barganha agora é de quem fornece os produtos/serviços. Os fornecedores, geralmente poderosos, podem usar como estratégias de barganha o aumento de preços e/ou redução da quantidade de fornecimento de produtos.
-
Flávio Guedes, aqui o assunto é Administração Pública Organização e Estrutura do Estado, Governo e Administração , Características da Administração Pública , Organização da Administração Pública brasileira. Esse assunto citado por você vemos em Direito administrativo.
-
O fornecedor terá poder de barganha.
"MANDA QUEM PODE , OBEDECE QUEM TEM JUÍZO"
-
Eu não concordo não, a Administração pode fazer muita coisa frente a uma situação dessa. Não necessariamente ela está na mão dos fornecedores.
-
CERTO
AS CINCO FORÇAS DE PORTER SÃO:
1) Rivalidade entre Concorrentes:
Considerada a mais significativa das 5 forças, representa uma ameaça se:
• o mercado já possui concorrentes agressivos, poderosos ou em grande número;
• estiver estável ou em declínio;
• os custos forem altos;
• as barreiras à saída forem grandes etc.
Tais condições levarão a frequentes guerras de preço, propaganda e lançamento de novos produtos, o que deixará a competição onerosa.
2) Ameaça de Novos Entrantes:
A atratividade de um mercado depende das barreiras à entrada e à saída desse segmento.
• Grandes barreiras à entrada e pequenas barreiras à saída: O mais atraente, pois poucas empresas conseguem entrar no mercado e as empresas com fraco desempenho saem facilmente dele.
• Grandes barreiras à entrada e grandes barreiras à saída: Maiores lucros, maiores riscos.
• Pequenas barreiras à entrada e pequenas barreiras à saída: Retornos são estáveis e baixos.
• Pequenas barreiras à entrada e grandes barreiras à saída: Pior dos casos. Capacidade excessiva e ganhos achatados para todos.
3) Ameaças de Produtos Substitutos:
Quando há substitutos que desempenham funções iguais ou equivalentes ao produto, o mercado deixa de ser atraente. Eles limitam os preços e os lucros do segmento. A empresa deve ficar atenta, também, ao investimento em avanços tecnológicos. A obsolescência pode abrir caminho para que a concorrência adquira parte do mercado da empresa que ficou inerte frente às novas tendências.
4) Poder de Barganha entre Clientes:
É a capacidade de negociação dos clientes junto às empresas. Esta força competitiva está relacionada ao poder de decisão dos clientes sobre os atributos do produto, principalmente preço e qualidade.
Os clientes têm maiores poderes se:
• as compras são de grande volume;
• os produtos são padronizados, sem grande diferenciação;
• as margens de lucro do setor são estreitas etc.
5) Poder de Barganha dos Fornecedores:
Os fornecedores têm grande poder de barganha quando:
• há poucas empresas fornecedoras;
• o custo para a troca de fornecedor é alto;
• os produtos são exclusivos e/ou diferenciados etc.
-
O processo licitatório, por exemplo, é baseado no prinicípio da isonomia onde todos os fornecedores de determinados produtos estarão no mesmo "patamar" de preferência e estarão na condição de possíveis vencedores do processo licitatório. Nas Organizações Públicas, na teoria, funciona assim.
-
É perceptível essa influência, principalmente, em situações em que há fornecedor uno para um determinado tipo de serviço ou bem para o Estado. Ora, se somente há um fornecedor, o Estado e toda sua maquina estatal torna-se dependente desse empresário.
-
Não concordo com esse gabarito!!!!!
-
Questão de um subjetivismo absurdo, Lei da Selva.
-
CORRETO
Termo " maior tenderá a ser a influência" deixa questão, pelo fato de não afirmar/confimar o que está escrito é sim demonstrar que existe essa possibilidade.
As 5 forças de porter exemplificam o que está descrito na questão.
-
Que gabarito maluco. E o principio de isonomia?
-
-
Essa questão não é subjetiva, exige o conhecimento das 5 forças de Porter
Em resumo, quanto mais força/poder de barganha meu cliente ou fornecedor tiver, menos atrativa é minha empresa, ou seja, mais fraca ela é
Baixa o app Kwai com meu link pelo celular e faz o login, vc e eu ganhamos um dinheiro (vida de concurseiro está complicada pra nós né galera kkk) https://m.kwai.app/s/mw-BSIqg
-
Só eu que odeio a Quadrix?