-
Eficiência: Otimização de recursos - capacidade de produzir o máximo resultado com a mínima quantidade.
-
+ com -
GAB E
-
A capacidade de produção e a prestação de serviços devem ser altas e, necessariamente, a utilização dos recursos deve ser baixa.
Isso é eficiência.
-
A questão quis confundir com o coeficiente de seleção, o qual é calculado pelas pessoas admitidas dividido pelas pessoas que passaram pelo processo de seleção, assim sendo, quanto menor for a índice, mais eficiente será o processo.
-
Um indicador de desempenho associado aos processos adotados por um ente da Administração é a eficiência operacional, traduzida pelo percentual utilizado da capacidade de produção ou de prestação de serviços: quanto menor, melhor. Resposta: Errado.
Comentário: é como se você estivesse lendo assim: "A capacidade de produção ou de prestação de serviços deverá ser menor e melhor"! Aqui está erro, pois a capacidade de produção deve ser alta e os custos decorrentes menores.
-
Quanto maior, e com menos custos, melhor. Quanto menor a capacidade de produção, por exemplo, mais ineficiente é um processo.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Interpretei assim: a questão fala da "quantidade" da capacidade de produção ou prestação de serviço utilizada, sendo que quanto menos [menor percentual] dessa capacidade for utilizado, melhor será.
Veja: "Um indicador de desempenho associado aos processos adotados por um ente da Administração é a eficiência operacional, traduzida pelo percentual utilizado da capacidade de produção ou de prestação de serviços: quanto menor, melhor."
Em outras palavras, eficiência seria traduzida pelo percentual utilizado da capacidade: a organização tem 100% de capacidade de produção ou prestação de serviços, no entanto, utiliza apenas 20% dessa capacidade para alcançar o objetivo. Disso teríamos que, quanto menor o percentual de capacidade utilizado, mais eficiência operacional teríamos, ou seja, "quanto menor [o percentual], melhor."
Entrementes, conforme a ilustração supra, utilizando apenas 20% da sua capacidade, a organização, apesar de alcançar o objetivo almejado, deixaria 80% de sua capacidade ociosa. Daí o erro da questão, pois na verdade, ela estaria desperdiçando seu potencial, vale dizer, estaria sendo ineficiente.
Assim, para evitar o desperdício, pode-se pensar em ampliar o objetivo, ou cortar gastos, afinal, porque manter dez máquinas operacionais, se com apenas duas é possível alcançar o resultado esperado? Por que contratar dez funcionários, se com seis é possível prestar o serviço?
Eficiência é sim fazer mais com menos, porém, como qualidade e sem desperdício!
-
Gabarito: ERRADO.
Os principais indicadores utilizados são a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade, podendo eles serem qualitativos ou quantitativos.
As bancas são apaixonadas em tentar nos confundir quanto às características desses 4 (quatro) indicadores.
Se a Administração tem uma capacidade de prestar 100 atendimentos públicos por dia, mas está atendendo apenas 50, ela está sendo econômica, não eficiente. Ela estaria sendo eficiente, se tivesse um orçamento de R$ 10.000,00 para comprar insumos para realizar 100 atendimentos e gastasse apenas R$ 8.000,00 dos insumos para realizar os 100 atendimentos.
Portanto no contexto da questão, a definição de percentual da capacidade de produção é um indicador economicidade.
-
Eficaz - atingir resultados
Eficiente - produzir mais com menos gastos.
a questão diz produzir menos.
gab. errado.
-