SóProvas


ID
2890732
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à administração geral e pública, julgue o item

Na metodologia conhecida como balanced scorecard, combinam‐se ações propostas e expectativas em uma relação de causa e efeito, como, por exemplo, em uma perspectiva interna, entregas pontuais e produtos sem defeito.

Alternativas
Comentários
  • Entregas pontuais e produtos sem defeito fazem parte da perspectiva de processos internos do BSC

    Balanced Scorecard (BSC)

    Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).

    Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."

    O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

    Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • sugiro indicar para comentário.

  • gab. certo

  • Na metodologia conhecida como balanced scorecard, combinam‐se ações propostas e expectativas em uma relação de causa e efeito, como, por exemplo, em uma perspectiva interna, entregas pontuais e produtos sem defeito. Resposta: Certo.

    Comentário: não há erro nessa assertiva.

  • É uma relação de causa e efeito;

    as entregas só foram consideradas pontuais porque nenhum produto foi devolvido com defeito. 

    Resposta: Certo.

  • O balanced scorecard (BSC), desenvolvido no início da década de 1990 por Robert Kaplan e David Norton, é uma ferramenta de controle do desempenho organizacional abrangente que procura integrar várias dimensões de controle, equilibrando as tradicionais medidas de desempenho financeiro com parâmetros focados nos fatores críticos de sucesso de uma organização, como os clientes, os processos internos e a capacidade de aprendizado e crescimento.

     

    Fonte: Sobral e Peci

  • Essa relação de causa e efeito é conhecida como mapa estratégico.

    A perspectiva interna foca os processos organizacionais. Como a organização funciona? Alguns de seus indicadores de desempenho: entregas pontuais e produtos sem defeito

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • CERTO

    BSC - Balanced Scorecard 

    É uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.

    Mapas Estratégicos: surgiram com a transformação do Balanced Scorecard num sistema de gestão estratégica. Assim, eles são diagramas que descrevem a forma como uma organização cria valor, através da ligação dos objetivos estratégicos em relações explícitas de CAUSA E EFEITO com cada um dos objetivos Balanced Scorecard (financeiroclientesprocessosaprendizagem e crescimento).

  • Processos internos: indicam os processos críticos que a empresa precisa para ter sucesso; processos com maior impacto na satisfação e nos lucros - logicamente percebe-se essa relação de fazer algo ( causa) para gerar um efeito nos indicadores .

    Fonte: memórias de um caderno escrito por muitos.

    Caminhando com fé!

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do Balanced Scorecard – BSC.

    Diante disso, vamos a uma breve conceituação:

    Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros). 

    O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processos interno; inovação e aprendizado.

    A primeira perspectiva aborda-se questões relacionadas à saúde financeira da empresa, como: lucratividade, fluxo de caixa e retorno sobre investimentos.

    A segunda perspectiva aborda aspectos do mercado, ou seja, como o cliente vê a organização. Nessa análise dos clientes, verifica-se se os produtos e serviços estão de acordo com a missão da organização ou se atendem às necessidades dos clientes.

    A terceira perspectiva, Processos Internos, refere-se ao negócio em si. Essa perspectiva analisa todos os processos de gestão que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e que trazem melhores resultados para a empresa. São indicadores dessa perspectiva: qualidade, produtividade, inovação, logística etc.

    A Perspectiva de Inovação e Aprendizado refere-se à capacidade de a empresa melhorar continuamente. Essa perspectiva abarca principalmente os ativos intangíveis da organização, como: pessoas, informações, conhecimento, clima e motivação.

    Ante o exposto, a questão está correta ao afirmar que a perspectiva interna tem como exemplos as entregas pontuais e produtos sem defeito, dado que esses dois exemplos correspondem aos indicadores de produtividade e qualidade da perspectiva interna, que analisa todos os processos de gestão que criam valor para os clientes.

    Ademais, o BSC realmente cria uma relação de causa e efeito entre as perspectivas como afirma a questão. Isso acontece por meio dos mapas estratégicos, que tem como objetivo melhorar a visualização da estratégia e as relações de causa e efeito entre as perspectivas. Este mapa cria um marco comum e inteligível para todos os órgãos sobre a estratégia da organização e as relações de causa e efeito das perspectivas.  

     

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".