Nesta questão, consideração a classificação das teorias educacionais realizada por Saviani, deve-se indicar a alternativa que apresenta as teorias que compõem o grupo de teorias que consideram a educação como instrumento de equalização social e concebem a sociedade como harmoniosa, tendendo à integração dos seus membros.
A) Teorias crítico-reprodutivistas e Pedagogias Socialistas.
ERRADO - As Pedagogias Socialistas são pautadas na articulação entre teoria e prática, isto é, na junção entre trabalho intelectual e manual. Seus princípios baseiam-se em uma forma de integração entre diversos conhecimentos por meio de ricas relações que quebram os bloqueios artificiais que transformam as disciplinas em compartimentos, fragmentando a ciência. Esta é a essência da educação socialista. A educação é entendida como um meio de superação das injustiças sociais. Assim, a função social da escola é a socialização do saber historicamente produzido tendo em vista a máxima humanização dos indivíduos, de modo que a classe dominada se aproprie dos bens culturais e compreenda a realidade de maneira concreta, possibilitando sua emancipação. Já as Teorias crítico-reprodutivistas têm como baliza a percepção de que a Educação, ao contrário do que pensam as teorias não críticas, sempre reproduz o sistema social onde se insere, sempre reproduz as desigualdades sociais. O nome, crítico-reprodutivista, advém do fato de, apesar de perceberem a determinação social da educação (críticas), consideram que a educação mantém com a sociedade uma relação de dependência total (reprodutivista). Para os crítico-reprodutivistas, a educação legitima a marginalização, reproduzindo a marginalidade social através da produção da marginalidade cultural, advindo daí o caráter seletivo da escola. Não é, portanto, possível compreender a Educação, senão a partir dos seus determinantes sociais.
B) Sistema de ensino enquanto violência simbólica.
ERRADO - A teoria da violência simbólica é uma teoria crítico-reprodutivista, que parte do princípio que a sociedade estrutura-se como um sistema de relações de força material entre grupos ou classes. Sobre a base da força material e sob sua determinação erige-se um sistema de relações de força simbólica cujo papel é reforçar, por dissimulação, as relações de força material.
C) Escola enquanto aparelho ideológico do Estado e Teoria da Escola Dual.
ERRADO - Estas são duas teorias crítico-reprodutivistas. A Escola enquanto aparelho ideológico do Estado consiste na ideia de que a ideologia existe sempre radicada em práticas materiais reguladas por rituais materiais definidos por instituições materiais. Assim, a ideologia se materializa em aparelhos: os aparelhos ideológicos de Estado, sendo a escola um deles.
Já a Teoria da Escola Dualista, considera que a escola é utilizada pela classe dominante para a reprodução da estrutura social capitalista. Ainda que a escola repasse aparência unitária e unificadora, sua estrutura divide-se em apenas duas grandes redes, reproduzindo exatamente a estrutura de classes típicas da sociedade capitalista: burguesia e proletariado. Resumidamente, expõe que há uma rede de escolarização denominada de secundária superior (S.S.) e uma outra, denominada primária-profissional (P.P.). A primeira destinada à classe dominante e a segunda para a classe trabalhadora. Dessa forma, assim estruturada, a escola acaba por reproduzir as relações de produção capitalistas; Em ambas as redes ocorrem um forte processo de inculcação da ideologia burguesa.
D) Teoria da Escola Dual e Pedagogia Libertária.
ERRADO - A Teoria da Escola Dualista Teoria da Escola Dualista é uma teoria crítico-reprodutivista. Considera que a escola é utilizada pela classe dominante para a reprodução da estrutura social capitalista. Ainda que a escola repasse aparência unitária e unificadora, sua estrutura divide-se em apenas duas grandes redes, reproduzindo exatamente a estrutura de classes típicas da sociedade capitalista: burguesia e proletariado. Resumidamente, expõe que há uma rede de escolarização denominada de secundária superior (S.S.) e uma outra, denominada primária-profissional (P.P.). A primeira destinada à classe dominante e a segunda para a classe trabalhadora. Dessa forma, assim estruturada, a escola acaba por reproduzir as relações de produção capitalistas; Em ambas as redes ocorrem um forte processo de inculcação da ideologia burguesa.
A pedagogia libertária é progressista e espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e auto gestionário em que ela o institui, com base na participação dos grupos, mecanismos institucionais de mudança, através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões e associações. A pedagogia libertária, assim como as demais pedagogias progressistas, segue a tendência filosófico-política da educação como transformação da sociedade.
E) Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista.
CORRETO - Estas fazem parte das teorias não-críticas, nas quais a sociedade é concebida como essencialmente harmoniosa, tendendo à integração de seus membros. A marginalidade é, pois, um fenômeno acidental que afeta individualmente a um número maior ou menor de seus membros o que, no entanto, constitui um desvio, uma distorção que não só pode como deve ser corrigida. A educação emerge aí, como um instrumento de correção dessas distorções. Constitui, pois, uma força homogeneizadora que tem por função reforçar os laços sociais, promover a coesão e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social. Sua função coincide, pois, no limite, com a superação do fenômeno da marginalidade. Enquanto esta ainda existe, devem se intensificar os esforços educativos; quando for superada, cumpre manter os serviços educativos num nível pelo menos suficiente para impedir o reaparecimento do problema da marginalidade.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.