Nesta questão, deve-se indicar a alternativa que corresponde à tendência pedagógica presente na educação brasileira que privilegiou as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, intensificando a burocratização dirigida para a divisão do trabalho.
A) Escolanovismo.
ERRADO - O ideário da Escola Nova veio para contrapor o que era considerado “tradicional". Os seus defensores lutavam por diferenciar – se das práticas pedagógicas anteriores. Propunha uma nova compreensão das necessidades da infância e questionava a passividade na qual a criança era vista pela escola tradicional. Pode-se afirmar que, em termos gerais, era uma proposta que visava a renovação da mentalidade dos educadores e das práticas pedagógicas. A introdução de ideias e técnicas novas como os métodos ativos, a substituição das provas tradicionais pelos testes, a adaptação do ensino às fases de desenvolvimento e às variações individuais eram algumas das novidades da Escola Nova. Além disso, visava colocar o educando como centro do processo educativo.
B) Educação Tradicional.
ERRADO - As teorias da educação que nortearam a escola tradicional confundem-se com as próprias raízes da escola tal como a concebemos como instituição de ensino. Não é falso afirmar que o paradigma de ensino tradicional foi um dos principais a influenciar a prática educacional formal, bem como o que serviu de referencial para os modelos que o sucederam através do tempo. Na educação tradicional, o centro do processo de ensino e aprendizagem é o professor. Assim, as escolas eram organizadas em forma de classes, cada uma contando com um professor que expunha as lições que os alunos seguiam atentamente e aplicava os exercícios que os alunos deveriam realizar disciplinadamente (Saviani, 1991). O educando tem um papel passivo, apenas recebe os conteúdos e não questiona. Na pedagogia tradicional, a metodologia baseia-se na exposição oral dos conteúdos, seguindo passos pré-determinados e fixos para todo e qualquer contexto escolar. Os conteúdos trabalhados são enciclopédicos e descontextualizados.
Valorização do conteúdo e da disciplina. Os programas de ensino são organizados numa progressão lógica. Tem como objetivo formar o cidadão, transmitindo os conhecimentos acumulados e sistematizados historicamente pela humanidade e preparando intelectualmente e moralmente o indivíduo para assumir seu papel na sociedade.
C) Construtivismo.
ERRADO - O Construtivismo pode ser caracterizado como uma corrente de pensamento que ganhou espaço, especialmente no campo das teorias pedagógicas, inspirada na obra de Jean Piaget (1896-1930), biólogo suíço reconhecido por dedicar sua obra ao entendimento dos processos de aquisição do conhecimento humano. A principal contribuição é a de que a educação deve possibilitar à criança seu pleno desenvolvimento durante todos os estágios de maturação da inteligência. A grande contribuição do Construtivismo, pautado na obra de Piaget e na aplicação pedagógica das teorias construtivistas, em relação à educação é a de que a aprendizagem não acontece de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover situações problema que permitam o conflito e consequentemente avanço cognitivo de cada aluno na sua individualidade, promovendo o desenvolvimento das estruturas de pensamento, raciocínio lógico, julgamento e argumentação.
D) Educação Popular.
ERRADO - A Educação Popular valoriza os saberes prévios do povo e suas realidades culturais na construção de novos saberes. Está implicada com o desenvolvimento de um olhar crítico, que facilita o desenvolvimento da comunidade que o educando está inserido, pois estimula o diálogo e participação comunitária, possibilitando uma melhor leitura de realidade social, política e econômica.
E) Tecnicismo.
CORRETO - A partir do pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advogou a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. O objetivo da pedagogia tecnicista é preparar profissionais para o mercado de trabalho a partir de métodos de ensino nos quais as atividades são divididas com um planejamento racional, de modo semelhante ao que ocorre no trabalho fabril. Na prática, a pedagogia tecnicista busca eficiência, racionalidade e produtividade, planejando a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência. O elemento principal é a organização racional dos meios, na direção de um crescente processo de burocratização. Acredita-se que o processo se racionaliza na medida em que for planificado. Para que isso ocorra, é necessário baixar instruções minuciosas de como agir nas diferentes situações de ensino e pelos diferentes agentes envolvidos no processo. O controle dever ser organizado, com ênfase no preenchimento de formulários.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.