SóProvas


ID
2891026
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os estudos de Lopes (1991), é muito comum notarmos que o planejamento, na prática, acaba reduzido a uma ação mecânica e burocrática do professor. Assinale a alternativa que corresponde a uma das funções primordiais do plano de aula.

Alternativas
Comentários
  • a)

    Serve não só para orientar as ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos por meio da reflexão criteriosa sobre a prática.

  • Nesta questão é preciso indicar a alternativa que corresponde a uma das funções primordiais do plano de aula. 
    A) Serve não só para orientar as ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos por meio da reflexão criteriosa sobre a prática. 
    CORRETO - O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois norteia a realização das atividades. Já o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Portanto, o plano de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações. Dirigido para uma ação pedagógica crítica e transformadora, possibilitará ao professor maior segurança para lidar com a relação educativa que ocorre na sala de aula e na escola como um todo. 
    B) Serve para assegurar o acompanhamento e o controle administrativo das redes de ensino e/ou mantenedoras sobre a ação docente e seus resultados. 
    ERRADO - O plano de aula não tem função de controle administrativo, sendo um instrumento de trabalho do professor, onde ele especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica, bem como assegurar o aprendizado dos alunos. 
    C) Serve para definir as ações coletivas de redirecionamento das políticas e sistemas de avaliação. 
    ERRADO - O plano de aula é um instrumento de trabalho do professor. Não tem como objetivo políticas e sistemas de avaliação. Ele funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas, sendo assim, um instrumento de trabalho individual. Ele permite ao professor alguns pontos como: prever, racionalizar, orientar, organizar, melhorar e adequar os conteúdos às necessidades do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando torná-lo eficiente, significativo e avaliável. o planejamento permite definir os resultados, ou seja, prever o que se deseja alcançar, em um espaço de tempo, com recursos materiais e humanos, mediante procedimentos, estratégias e técnicas. 
    D) Serve não só para apontar o desempenho dos docentes em serviço, como também para validar mecanismos de seleção de novos profissionais. 
    ERRADO - O plano de aula é uma previsão mais exata quanto ao conteúdo, materiais e atividades didáticas, ou seja, é uma sequência de tudo que será desenvolvido em uma aula. Ele é um instrumento de trabalho do professor. Não tem como finalidade apontar o desempenho docente, nem validar mecanismos de seleção de profissionais. 
    E) Serve não só para orientar as ações da gestão escolar, como também constantes revisões e aprimoramentos dos conselhos escolares. 
    ERRADO - O plano de aula é uma previsão calculada de todas as etapas do trabalho do professor com a sua turma, um processo de tomada de decisões que visam a racionalização das atividades do professor e do aluno na situação de ensino aprendizagem, possibilitando melhores resultados no alcance dos objetivos educacionais propostos. O plano de aula deve conter detalhes que envolvem as estratégias de ensino que se empregará e os recursos necessários. É um instrumento de trabalho docente e não tem como finalidade orientar as ações da gestão escolar nem aprimorar os conselhos escolares. 
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.
  • "Serve não só para orientar as ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos por meio da reflexão criteriosa sobre a prática. 

    CORRETO - O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois norteia a realização das atividades. Já o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Portanto, o plano de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações. Dirigido para uma ação pedagógica crítica e transformadora, possibilitará ao professor maior segurança para lidar com a relação educativa que ocorre na sala de aula e na escola como um todo. "