SóProvas


ID
2891725
Banca
IADES
Órgão
CRF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Governança é um termo referente a um sistema de mecanismos e incentivos que se prestam a monitorar e regular as organizações. Busca assegurar que as atividades organizacionais não firam os interesses dos respectivos proprietários e da sociedade em geral, contribuindo, ainda, para a perenidade das atividades organizacionais.


Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta os elementos essenciais da boa governança organizacional aplicada às entidades públicas.

Alternativas
Comentários
  • GAB B Gerenciar a rastreabilidade é uma forma de não correr riscos e atentar-se a falhas. https://googleweblight.com/i?u=https://www.brascomm.net.br/como-funciona-rastreabilidade-de-produtos/&hl=pt-BR
  • A meu ver à questão " D" tbm esta correta.

  • Fernanda Ferreira na opção D acredito que seja ação preventiva e não ação corretiva.

  • Gente, eu errei, mas depois me toquei que o conceito de governança está diretamente ligado ao de accountability. Nesse sentido, acho que a que mais se aproxima desse conceito é a B.
  • O TERMO "MONITORAR", TRAZ UM SENTIDO DE: "TRANSPARÊNCIA, OU SEJA TRANSPARECER ONDE O DINHEIRO ESTÁ SENDO APLICADO."

  • GAB B No próprio enunciado fala em MONITORAR E REGULAR no sentido de rastrear/ vigiar p/ evitar riscos descenessários ou evitar possíveis falhas. Ou num contexto específico colocar uma política pública na prática com maior planejamento, transparência e controle possível de forma responsável com grau aceitável de certeza mas pra prevenir do que pra remediar supostos desajustes.
  • Na minha opinião, as duas estão corretas. Embora a "ação corretiva" deva ser evitada ao máximo por meio de ações ao longo dos processos, ela deve existir sim.

    Entretanto, analisei pelo contexto do que a questão pede e a alternativa B é mais adequada.

  • Gabarito B

    PRINCÍPIOS DA BOA GOVERNANÇA:

    ·       Accountability > Espera-se que os agentes de governança prestem contas de sua atuação de forma voluntária, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.

    o  É um mecanismo de controle exercido pela sociedade, quando se tem consciência de que a Administração Pública e a política caminham juntas.

    o  É a integração de todos os meios de controle – formais e informais –, aliada a uma superexposição da administração.

    o  Representa um mecanismo de controle exercido pela sociedade, auferindo se os resultados atingidos foram condizentes com as propostas efetuadas pelos governantes.

    o  Exerce o controle social a partir de duas condições: o surgimento de um cidadão consciente e o provimento de informações completas, claras e relevantes a toda a população.

    ·       Eficiência > É fazer o que é preciso ser feito com qualidade adequada ao menor custo possível.

    o  A fase que marcou a evolução do modelo gerencial de Administração, denominada “gerencialismo puro”, está diretamente relacionada com a eficiência e a redução de custos.

    ·       Equidade > É garantir as condições para que todos tenham acesso ao exercício de seus direitos civis - liberdade de expressão, de acesso à informação, de associação, de voto, igualdade entre gêneros -, políticos e sociais - saúde, educação, moradia, segurança.

    ·       Legitimidade > Não basta verificar se a lei foi cumprida, mas se o interesse público, o bem comum, foi alcançado. Admite o ceticismo profissional de que nem sempre o que é legal é legítimo.

    ·       Responsabilidade > Diz respeito ao zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizações.

  • LETRA B

  • A alternativa D está diretamente ligada ao cliclo PDCA: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act), que é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações.

  • Essa questão deveria ter sido anulada, pois a LETRA D também está correta!

  • LETRA B

  • Governança Organizacional

    Conceito: Diz respeito a padrões de comportamento que conduzem à eficiência, ao crescimento e ao tratamento dado aos acionistas e a outras partes interessadas, tendo por base princípios definidos pela ética aplicada à gestão de negócios. Claessens; Fan (2000 apud , p.26)

    Objetivo: Obtenção de eficiência, crescimento e bom tratamento a acionistas e interessados. (Indefinido)

    Qualificação: Consiste em padrões de comportamento baseados em princípios ligados à ética aplicada à gestão. (Mecanismo de relacionamento). Claessens; Fan (2000 apud , p.26)

  • Rastreabilidade?

    Alguém tem algum conteúdo que traga isso?

  • rastreabilidade .......

  • "Governança é um termo referente a um sistema de mecanismos e incentivos que se prestam a monitorar e regular as organizações..."

    Se a intenção é monitorar, então é preciso ter rastreabilidade. Como saber se algo que foi implementado anteriormente deu certo? Será que é necessário dar errado para rever o que foi feito?

    Não encontrei nada na doutrina. Só "achismo" aqui.