SóProvas


ID
2892085
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Descrito como “um quadro de contabilidade com duas seções, “receita” e “despesa”, em que se distribuem as entradas e as saídas de numerário, demonstrando-se as operações de tesouraria e de dívida pública, igualando-se as duas somas com os “saldos de caixa”, o inicial e o existente”, pode-se afirmar que se refere a

Alternativas
Comentários
  • Podemos dizer que o Balanço financeiro é um quadro de contabilidade com duas seções, “receitas” e “despesas”, em que se distribuem as entradas e as saídas de numerário,demonstrando-se as operações de tesouraria e de divida publica, ,igualando-se as duas somas com os “saldos de caixa”, o inicial e o existente.

     Fatalmente, registrando-se todas essas movimentações teremos a seguinte situação: Saldo inicial(anterior) + entradas (receitas) – saídas (despesas) = Saldo existente (atual).

  • O Balanço Financeiro (BF) evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e

    os que se transferem para o início do exercício seguinte.

  • Balanço Financeiro = Um Quadro

    Balanço Orçamentário = Três Quadros

    Balanço Patrimonial = Quatro Quadros

  • De acordo com o MCASP/STN, o “Balanço Orçamentário, previsto na Lei nº 4.320/1964, apresentará as receitas detalhadas por categoria econômica, origem e espécie, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo a realizar. Demonstrará também as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação”. ”. No Balanço Financeiro são demonstradas as receitas e despesas orçamentárias, além dos recebimentos e pagamentos extra-orçamentários, conjugados com os saldos em espécie, provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte. Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.

  • A questão versa sobre as demonstrações contábeis no setor público.

    ⟹ Resolução: Descrito como “um quadro de contabilidade com duas seções, “receita” e “despesa”, em que se distribuem as entradas e as saídas de numerário, demonstrando-se as operações de tesouraria e de dívida pública, igualando-se as duas somas com os “saldos de caixa”, o inicial e o existente”, pode-se afirmar que se refere a

    A- Incorreto- Segundo o MCASP, "O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle)".

    B- Incorreto- Segundo o art. 102 da Lei 4.320/64, "O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas".

    C- Correto- Segundo o MCASP, "O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte".

    D- Incorreto- Segundo o MCASP, "A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício".

    E- Incorreto- Segundo o MCASP, "a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) apresenta as entradas e saídas de caixa e as classifica em fluxos operacional, de investimento e de financiamento".

    Gabarito: Letra C.

  • Que questão complexa...