SóProvas


ID
2892121
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Certo paciente de 35 anos de idade foi encaminhado à clínica odontológica com queixa de dor e inchaço na região inferior direita da face. Após anamnese e exame físico, foi identificada uma lesão na região apical do dente 46, com presença de bolsa periodontal associada. Na anamnese, o paciente relatou ser portador de doença periodontal, diagnosticada há três anos, em tratamento, informando também que o respectivo dente começou a doer espontaneamente há cerca de cinco dias, juntamente com o inchaço na região. No exame físico, não foi verificada lesão de cárie extensa. O exame radiográfico apresentou imagem sugestiva de lesão de cárie coronária com comprometimento pulpar e lesão apical. O dente possuía bolsa periodontal em duas faces, de cerca de 9 mm.

Nesse caso clínico hipotético, o diagnóstico é lesão

Alternativas
Comentários
  • E

  • Lesão combinada verdadeira: presença de lesão periodontal e lesão endodôntica desenvolvem-se de forma independente e se encontram em algum ponto da superfície radicular. No caso da lesão combinada verdadeira o tratamento endodôntico deverá ser executado inicialmente, e o periodontal após o período de cicatrização do anterior. O sucesso em longo prazo depende de fatores como: severidade e extensão das infecções pulpar e periodontal iniciais, vitalidade pulpar, correto plano de tratamento, habilidade do cirurgião-dentista e motivação do paciente.

  • A lesão endopério verdadeira é uma patologia que abrange a polpa dental e as estruturas de apoio do dente, sendo de pouco predomínio e determinando-se pela presença de bolsa periodontal e alteração pulpar irreversível, conjuntamente. O dente com essa lesão apresenta-se da seguinte forma: despolpado ou com alteração irreversível da polpa dental e destruição da estrutura periodontal de inserção. Sendo assim, é necessário o tratamento periodontal e endodôntico combinado para sua solução.

    https://www.mastereditora.com.br/periodico/20160606_081347.pdf

  • Lesão combinada verdadeira: presença de lesão periodontal e lesão endodôntica desenvolvem-se de forma independente e se encontram em algum ponto da superfície radicular. 

    No caso da lesão combinada verdadeira o tratamento endodôntico deverá ser executado inicialmente, e o periodontal após o período de cicatrização do anterior.