SóProvas


ID
2892646
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação da AGU
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar 73/93, é correto afirmar que são membros da Advocacia-Geral da União

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º - A Advocacia-Geral da União compreende:

    § 5º - São membros da Advocacia-Geral da União: o Advogado-Geral da União, o Procurador-Geral da União, o Procurador-Geral da Fazenda Nacional, o Consultor-Geral da União, o Corregedor-Geral da Advocacia da União, os Secretários-Gerais de Contencioso e de Consultoria, os Procuradores Regionais, os Consultores da União, os Corregedores-Auxiliares, os Procuradores-Chefes, os Consultores Jurídicos, os Procuradores Seccionais, os Advogados da União, os Procuradores da Fazenda Nacional e os Assistentes Jurídicos.

  • A presente questão deve ser resolvida com esteio na norma contida no art. 2º, §5º, da Lei Complementar 73/93, que abaixo transcrevo para maior comodidade do prezado leitor:

    "Art. 2º (...)
    § 5º - São membros da Advocacia-Geral da União: o Advogado-Geral da União, o Procurador-Geral da União, o Procurador-Geral da Fazenda Nacional, o Consultor-Geral da União, o Corregedor-Geral da Advocacia da União, os Secretários-Gerais de Contencioso e de Consultoria, os Procuradores Regionais, os Consultores da União, os Corregedores-Auxiliares, os Procuradores-Chefes, os Consultores Jurídicos, os Procuradores Seccionais, os Advogados da União, os Procuradores da Fazenda Nacional e os Assistentes Jurídicos."

    Com apoio neste preceito legal, analisemos as opções:

    a) Errado:

    O uso da palavra "apenas" compromete o acerto deste item, porquanto o rol de membros da Advocacia-Geral da União é bem mais extenso, como se depreende da leitura do dispositivo legal acima transcrito.

    b) Errado:

    Os mesmos comentários feitos acima são válidos para a presente opção. De novo, a Banca peca pela utilização da palavra "apenas", restringindo, assim, indevidamente, o alcance da norma, que se revela bem mais abrangente.

    c) Certo:

    Agora sim, cuida-se de opção que traz, exemplificativamente, apenas membros da Advocacia-Geral da União, sem excluir os demais, de sorte que a alternativa está correta.

    d) Errado:

    A presença dos Procuradores da República, neste item, o torna incorreto, uma vez que pertencem, na realidade, à carreira do Ministério Público Federal, e não à Advocacia-Geral da União.

    e) Errado:

    O Procurador-Geral da República não integra a Advocacia-Geral da União, sendo, na verdade, o Chefe do Ministério Público da União (CRFB, art. 128, §1º).


    Gabarito do professor: C

  • Art. 2°, § 5º - São membros da Advocacia-Geral da União: o Advogado-Geral da União, o Procurador-Geral da União, o Procurador-Geral da Fazenda Nacional, o Consultor-Geral da União, o Corregedor-Geral da Advocacia da União, os Secretários-Gerais de Contencioso e de Consultoria, os Procuradores Regionais, os Consultores da União, os Corregedores-Auxiliares, os Procuradores-Chefes, os Consultores Jurídicos, os Procuradores Seccionais, os Advogados da União, os Procuradores da Fazenda Nacional e os Assistentes Jurídicos.