SóProvas


ID
2892694
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com Zanotti (1999, p. 45), a produção de um título de matéria jornalística deve ser encarada, pelos profissionais de jornalismo, como algo mais nobre que a simples aplicação de algumas regras básicas. Segundo o autor, é “o instante em que o jornalista sintetiza em uma frase a notícia que tem em mãos e que deseja revelar ao seu leitor”. Ou seja, o momento de criar um título necessita de uma boa dose de inspiração aliada ao conhecimento de algumas regras básicas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    De acordo com o Manual da Folha de São Paulo, no verbete titulo:

    Na Folha, o título noticioso deve, de preferência:

    - Conter pelo menos um verbo, na voz ativa e no tempo presente (exceto, neste último caso, quando o texto se referir a fotos distantes no futuro ou no passado).

    - Estar em ordem direta.

    - Ser afirmativo (sem negativas ou perguntas).

    - Ter o maior grau de certeza possível, evitando o pode o futuro do pretérito - se não puder assumir a informação, atribua-a à fonte.

    - Evitar siglas pouco conhecidas ou mais de uma no mesmo título.

    - Prescindir de artigos.

    - Evitar ponto de exclamação, a não ser em situações excepcionais.

  • Título é a palavra, ou o conjunto de palavras, localizada na parte superior de uma matéria (reportagem, artigo etc.) que resume o assunto nela tratado. É um elemento constituinte da notícia assim como o subtítulo, o lide, o antetítulo, o intertítulo, a legenda, o olho, gráficos e imagens.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. O título tem total conexão com o lide e deve referir-se sempre ao principal aspecto do texto.

    B) Errado. É recomendável que o redator elabore o título baseado da notícia, após a produção desta.

    C) Certo. O uso do verbo no título, recomendado pelos principais manuais de redação, dá impacto e expressividade. O verbo deverá ser mantido de preferência na voz ativa e no presente do indicativo, exceto quando o texto se referir a fatos distantes no futuro ou passado.

    D) Errado. O título deve ter poucas palavras, ser objetivo e atraente, e resumir brevemente o conteúdo do texto. Por esse motivo, não usamos ponto no final ou no meio do título ou separamos o título em duas ou mais frases.

    E) Errado. Deve-se optar por um título de uma única frase. Podemos usar outros elementos, como o antetítulo e o subtítulo para ampliar ou reforçar a ideia contida no título.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do professor: Alternativa C.