-
Gabarito: Item E
Orçamentos: são vistos como planos que afirmam os resultados esperados e os expressam em forma numérica, podendo ser usados como meio de controle.
Banca copiou e colou a questão daqui: https://books.google.com.br/books?id=sR1nDwAAQBAJ&pg=PT164&lpg=PT164&dq=Or%C3%A7amentos:+s%C3%A3o+vistos+como+planos+que+afirmam+os+resultados+esperados+e+os+expressam+em+forma+num%C3%A9rica,+podendo+ser+usados+como+meio+de+controle.&source=bl&ots=k0kgfQjPRP&sig=ACfU3U0XQn_l-sfn0-JjPbG4-lqK2wWVkw&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiy4Lr837bgAhV2F7kGHblxAZQQ6AEwAXoECAgQAQ#v=onepage&q=Or%C3%A7amentos%3A%20s%C3%A3o%20vistos%20como%20planos%20que%20afirmam%20os%20resultados%20esperados%20e%20os%20expressam%20em%20forma%20num%C3%A9rica%2C%20podendo%20ser%20usados%20como%20meio%20de%20controle.&f=false
Bons Estudos!
-
-
Planejamento é um processo cíclico de realizar previsões de futuro. Considerando as várias etapas do planejamento estratégico a primeira definição é missão, visão e valores.
Ø Missão: é a razão de existência da organização e o seu papel perante a sociedade (intenções).
Ø Visão: é o futuro desejado pela organização.
Ø Valores: está ligada a cultura da organização (crenças que norteiam as decisões).
Ø Objetivos: um fim que se pretende atingir, de forma concreta e bem definida.
Ø Meta: são desdobramentos dos objetivos estratégicos.
-
Os tipos de planos existentes na empresa podem ser classificados como:
1 - OBJETIVOS OU METAS: são os fins ou os resultados que se procura alcançar com as atividades. Os objetivos departamentais podem contribuir para o alcance dos objetivos da empresa.
2 - DIRETRIZES: são entendimentos que orientam o raciocínio no processo de tomada de decisões. Servem como guias para o raciocínio no processo decisório, devendo sempre facultar algum arbítrio.
3 - PROCEDIMENTOS: são planos para estabelecer um método costumeiro de lidar com as atividades futuras, são guias de ação que especificam a maneira exata de realizar determinada atividade.
4 - NORMAS: são planos que exigem que uma ação específica e definida seja tomada.
5 - ORÇAMENTOS: são planos que afirmam os resultados e os expressam em forma numérica, podendo ser usados como meio de controle.
6 - PROGRAMAS: trata-se de um conjunto de elementos necessários para dar andamento a certo curso de ação, como diretrizes, procedimentos, normas, etc.
7 - ESTRATÉGIAS: referem-se a determinados programas de planejamento de natureza ampla que dão uma direção geral a todos os outros programas existentes, os quais são mais detalhados.
-
CHIAVENATO afirma que os planos operacionais podem ser classificados em quatro tipos:
Procedimentos: está relacionado com a maneira de fazer algo, constituindo a sequencia de passos que deve ser seguida.
Programas: está relacionado com o tempo necessário para a realização adequada da tarefa
Orçamento: estabelece os recursos financeiros que serão utilizados para a execução de uma atividade
Regulamentos: está relacionado com as regras que vão orientar o comportamento das pessoas na organização.
-
A) Objetivos e metas: são os fins; os objetivos departamentais podem contribuir para o alcance dos objetivos da empresa.
B) Diretrizes: são entendimentos que orientam o raciocínio no processo de tomada de decisões. Servem como guias para o raciocínio no processo decisório, devendo sempre facultar algum arbítrio.
C) Programas: trata-se de um conjunto de elementos necessários para dar andamento a certo curso de ação, como diretrizes, procedimentos, normas, etc.
D) Estratégias: referem-se a determinados programas de planejamento de natureza ampla que dão uma direção geral a todos os outros programas existentes, os quais são mais detalhados.