SóProvas


ID
2893033
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A capacidade estratégica pode ser definida, sobretudo, como recursos e competências necessárias para que uma organização sobreviva e prospere. Em suma, se uma organização obtém vantagens competitivas, ela o faz em relação às capacidades que seus rivais não possuem ou que têm dificuldade em obter. Considerando os elementos que constituem a capacidade estratégica, assinale a alternativa CORRETA que define as competências essenciais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Capacidade estratégica: A capacidade de desempenho necessária para sobreviver e prosperar. É sustentada pelos recursos e competências de uma organização.

    Competências iniciais: Atividades e processos necessários para atender as exigências mínimas dos clientes e assim continuar a existir.

    Competências essenciais: Atividades que sustentam a vantagem competitiva e são difíceis de serem obtidas pelos competidores.

    Fonte: Fundamentos de Estratégia - Gerry Johnson, Kevan Scholes, Richard Whittington

  • A capacidade estratégica envolve recursos e competências. As competências envolvem atividades e processos. As competências são mobilizadas pelos profissionais.

    A) Competências essenciais.

    B) Competências não são recursos. Elas são a capacidade de mobilização profissional.

    C) Competências básicas ou iniciais.

    D) Competências não são recursos. Elas são a capacidade de mobilização profissional.

  • CAPACIDADE ESTRATÉGICA: CAPACIDADE DE DESEMPENHO NECESSÁRIA PARA SOBREVIVER E PROSPERAR ( RECURSOS / COMPETÊNCIAS DE UMA ORGANIZAÇÃO)

    COMPETÊNCIAS INICIAIS: ATIVIDADES E PROCESSOS NECESSÁRIOS PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS MÍNIMAS DOS CLIENTES E ASSIM CONTINUAR A EXISTIR.

    COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS: ATIVIDADES QUE SUSTENTAM A VANTAGEM COMPETITIVA E SÃO DIFÍCEIS DE SEREM OBTIDAS PELOS COMPETIDORES.

  • O enunciado da questão já deixa uma pista sobre a capacidade estratégica, restando apenas e não menos importante entender que se trata de uma série de Atividades.

     Em suma, se uma organização obtém vantagens competitivas, ela o faz em relação às capacidades que seus rivais não possuem ou que têm dificuldade em obter.