-
Gabarito: B.
Não concordo, pois os gerentes não são os responsáveis pela definição de estratégias nas empresas.
-
Na letra A credito que o erro esta em restringir a grandes empresas.
Na letra D forças e pontos fortes são variáveis internas
Na letra E no caso de participação no mercado seria através de força e oportunidade, e não só do ambiente interno.
Fiquei entre B e C acreditando que C seria correta pois não são os gerentes responsáveis pelo planejamento estratégico e sim pelo planejamento tático.
-
Gerente elaborar estratégia sendo esse do nível tático e estratégicas globais de nível estratégico?? É isso que acontece quando você estuda e a banca é do próprio órgão, VENDIDO.
-
A) Serve para qualquer tipo de empresa.
C) O objetivos é mapear ambientes interno e externo.
D) Forças ou pontos fortes são variáveis internas, controláveis.
E) Na análise de participação de mercado, há de se olhar, também, para as oportunidades.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
GABARITO: B
Análise SWOT está em sua ampla utilização como método de gestão para o estudo dos ambientes interno e externo da empresa.
Isso é feito através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização, e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta.
Faz parte do conceito de Análise SWOT também a identificação assertiva dos fatores que influenciam no funcionamento da organização fornecendo informações bastante úteis no processo de seu planejamento estratégico. Essas informações podem e devem ser usadas pelos gerentes/administradores/diretores para elaborar estratégias para obter vantagem competitiva e melhorar o desempenho da organização.
Pode-se dividir a análise SWOT de uma empresa em duas partes:
Ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa;
Análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.
-
A alternativa A não restringe apenas para grandes empresas. Está correta também.
-
-
Vamos a uma análise objetiva e raciocinada sobre as alternativas A e B:
a) "A análise SWOT é importante para que as empresas de grande...": reparem que essa alternativa simplesmente NÃO restringiu (essa foi a tentativa do Examinador). Dizer que a análise SWOT é importante para empresas de grande porte é diferente de dizer que a análise SWOT é importante apenas para empresas de pequeno porte.
b) "Desta forma, com essa análise os gerentes conseguem elaborar estratégias: para aqueles que acharam que esse item estava errado só devido eu termo "gerentes", digo que isso não invalida a questão! Não existem apenas gerentes intermediários. Existem gerentes de primeira linha (operacional), gerentes intermediários (tático) e gerentes de topo/ alto nível (estratégico). A questão apenas não especificou qual tipo de gerência a que se refere. Portanto, não é possível dizer que está errada!
Conclusão: duas alternativas corretas.
-
A Matriz SWOT funciona montando inicialmente um inventário de todas as forças e fraquezas internas da organização. Por exemplo, um atendimento de primeira é uma força de sua empresa, uma vez que além de ser um ponto positivo, ela possibilita sua influência direta, seja em treinamento ou metodologias. Posteriormente é feita uma averiguação das ameças e oportunidades que circundam sua empresa, no mercado e no ambiente global.
O principal objetivo da matriz SWOT é permitir um olhar objetivo das forças que compõem o seu negócio, isto possibilita que você possa desenvolver e firmar bem sua estratégia empresarial.
-
Continuo com a "C", pois através da elaboração da ferramenta SWOT é que os gestores compreendem (conhecem) os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças à organização. Através do mapeamento, eu passo a conhecer do que se trata.
-
a) Serve para qualquer tipo de empresas, e as ameaças são encontradas somente no ambiente externo e não no ambiente interno.
c) A ferramenta SWOT analisa o ambiente interno e externo.
d) As forças são pontos fortes da organização em sua variável interna, por esse motivo eles são controláveis.
e)Não chega a eliminar fraquezas.
-
ANÁLISE SWOT:
• Ferramenta de diagnóstico estratégico criada pela Escola do Design de Planejamento.
• Por meio dela, realiza-se a auditoria de posição, que analisa as forças e fraquezas do ambiente interno, bem como as fraquezas e ameaças do ambiente externo.
• Relaciona os fatores internos da empresa, ou seja, suas competências e deficiências versus fatores que são de mercado, como ambiente político, economia, aspectos sociais e tecnológicos.
• Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas e de possíveis linhas de ação.
FONTE: Gran cursos.
-
- Ambiente interno = pontos fortes e as fraquezas.
- Ambiente externo = ameaças e as oportunidades.