- ID
- 2893162
- Banca
- IF-MS
- Órgão
- IF-MS
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Civil
- Assuntos
Quando implantamos edificações em uma encosta, naquelas que possuem uma declividade pronunciada, ao optarmos pelo contato total da base da edificação no terreno, devemos criar uma plataforma de apoio da futura edificação, que poderá provocar um desequilíbrio no arranjo natural da estrutura do solo local. Uma das soluções para evitar esse desequilíbrio é optarmos, de forma parcial, ou total, por estruturas denominadas muros de arrimo.
Sobre os tipos de implantação em edificações em locais de terreno acidentado (encostas), observe as informações seguintes:
I. Comparadas à técnica de muros de arrimo, as técnicas de suavização de taludes são as que menos impactam no equilíbrio natural do terreno da encosta.
II. Muros de arrimo são estruturas utilizadas para conter o empuxo do solo de uma encosta, quando executamos um corte transversal ao sentido de um talude dessa encosta.
III. Os muros de arrimo devem ser utilizados quando temos um grande espaço de terreno disponível para a implantação da edificação, pois se tratam de estruturas que necessitam de grande espaço para serem implantadas.
IV. Em ambos os casos, tanto na técnica de suavização de taludes, como na utilização de muros de arrimo, devemos levar em conta formas corretas de direcionar o fluxo das águas superficiais nos terrenos acidentados.
Estão CORRETAS as afirmativas: