SóProvas


ID
2893183
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração por Objetivos (APO) é um procedimento no qual o gerente e o subordinado, em conjunto, identificam os objetivos, definindo a abrangência da responsabilidade de cada um, e realizam suas atividades visando atingir esses objetivos. Após o resultado final, é realizada a análise do desempenho daquilo que se propôs, com aquilo que foi atingido. Assinale a alternativa que contém o nome do autor da APO:

Alternativas
Comentários
  • A Teoria Neoclássica deslocou a atenção antes fixada nas chamadas “atívidades-meio” para os objetivos ou finalidades da organização. O enfoque baseado no “processos’ e a preocupação maior com as atividades (meios) passaram a ser substituídos por um enfoque nos resultados e objetivos alcançados (fins). O foco no “como” administrar passou para o “por que” ou “para que” administrar. 

    A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos se rão avaliados. 

    Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato.

    Max Weber - Burocracia

    Taylor - científica

    Ford - científica

    Drucker - neoclássica - APO

    Mayo - relações humanas

  • Peter Drucker é considerado o pai da APO.

  • Blz, mas qual a relevância para o cargo de assistente em administração do IF- MS saber o nome do autor da APO?

  • Na minha prova não cai uma dessas...

    Vida que segue!!

  • GABARITO: "D".

    Para melhorar o processo de planejamento, Peter Drucker passou a propor um novo modelo – a Administração por Objetivos. De acordo com ele, a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos.

    Na Administração por Objetivos – ou APO – o planejamento não teria um caráter de “cima para baixo”, com os diretores de cúpula impondo metas e objetivos aos subordinados, mas sim um processo de “baixo para cima”.

    Nesse modelo, os objetivos são estabelecidos de comum acordo entre os chefes e os subordinados de cada órgão. Isso seria mais adequado a um ambiente mutável e dinâmico e no qual os envolvidos diretamente com os problemas teriam uma melhor condição de tomar as decisões e ter acesso a dados e informações.

    (RENNÓ, 2013)

  • a) Autor da Burocracia

    b) Autor da Administração científica

    c) Autor do Fordismo e criador da linha de montagem

    e) Autor da Teoria das Relações Humanas

  • E AINDA RECEBE PRA ISSO

  • Muito fácil. Bom seria se todas as questões fossem nesse nível

  • a) Autor da Burocracia

    b) Autor da Administração científica

    c) Autor do Fordismo e criador da linha de montagem

    e) Autor da Teoria das Relações Humanas

  • Administração por Objetivos, APO.

    Na Teoria Neoclássica também são discutidos conceitos como administração por objetivos, vantagens e desvantagens da centralização e da descentralização, planejamentos tático, estratégico e operacional, entre outros.

    Faz parte da Teoria Neoclássica de Administração, e surgiu na década de 1950, quando Peter Drucker publicou um livro sobre o assunto.

    A Administração por Objetivos avalia o desempenho da organização a partir dos números que esta apresenta, o que gera comunhão entre funcionários e superiores para que atinjam e/ou superem seus objetivos, além de auxiliar no processo de previsão organizacional.

    A Administração por Objetivos tem como principais benefícios, dar clareza nos objetivos da empresa, melhorar o planejamento e controle, aumentar a motivação dos colaboradores, fornecer uma avaliação mais objetiva.

    Principais Características da Administração por Objetivos:

    Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior;

    Estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento ou posição;

    Interligação dos objetivos departamentais;

    Objetivos DEVEM ser correlacionados.

    Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle;

    Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos;

    Participação atuante de chefia;

    Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos;

    Motivação dos trabalhadores de sua empresa.