-
A)
.14. Tipos de Estratégia
Segundo Djalma de Oliveira,31 as estratégias podem ser classificadas em quatro tipos principais, de acordo com sua situação estratégica:
3.14.1. Estratégia de Sobrevivência
Essa estratégia deveria ser adotada quando a empresa enfrenta um número grande de ameaças e não conta com uma situação interna favorável, ou seja, tem muitas fraquezas.
Desse modo, não restariam muitas alternativas ao gestor a não ser “apertar o cinto”, ou seja, cortar todos os investimentos e reduzir os gastos. Oliveira subdivide essa estratégia em:32
Ø Redução de custos – Nessa alternativa o objetivo é reduzir os gastos a qualquer custo! Todos os supérfluos são cortados para que a organização consiga suportar a fase negativa e volte a ter resultados positivos.
Ø Desinvestimento – Muitas vezes a melhor opção é descontinuar a produção de algum produto/serviço que não esteja sendo lucrativo, de modo a possibilitar que a empresa se concentre em seus produtos principais.
-
Gabarito A
AMEAÇA OPORTUNIDADE
FRAQUEZA sobrevivência crescimento
FORÇA manutenção desenvolvimento
Decore assim:
F.ODE (força + oportunidade= desenvolvimento)
F.AMA (força+ ameaça = manutenção)
SOFR.A (Fraqueza + ameaça = sobrevivência)
CRESFR.O (Fraqueza + oportunidade= crescimento)
-
-
Estratégias SWOT:
1) Sobrevivência: Deu ruim! (pontos fracos + ameaças).
2) Manutenção: Espera pra ver de qualé (pontos fortes + ameaças).
3) Crescimento: Se liga e corre atrás (pontos fracos + oportunidades).
4) Desenvolvimento: Bora mitar? (pontos fortes + oportunidades).
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Fraqueza + Ameaças: Estratégias de Sobrevivência (Problemas)
Fraqueza + Oportunidades: Estratégia de Crescimento (Limitações)
Forças + Ameaças: Estratégia de Manutenção (Vulnerabilidade)
Forças + Oportunidades: Estratégias de Desenvolvimento (Alavancagem)
-
▸Estratégias de Sobrevivência, quando existem mais ameaças e pontos fracos, e a empresa deverá pautar-se por objetivos e estratégias emergenciais, no sentido de eliminar os pontos fracos. É uma postura preocupante. As ações deverão ser pautadas pela rapidez e tentar diminuir o impacto das ameaças. Esta postura demonstra fragilidade singular da organização.
▸Estratégias de Manutenção, quando existem mais ameaças e pontos fortes, não apresenta a fase aguda da sobrevivência. Todavia, poderá simultaneamente atuar com objetivos e estratégias para eliminar os pontos fracos e potencializar os pontos fortes. Permanece a nuance das ameaças.
▸Estratégias de Crescimento, quando existem mais oportunidades e pontos fracos, o impacto dos pontos fracos não é tão agudo. Nessa situação, a organização pode partir para eleger objetivos e estratégias que permitam corrigir os pontos fracos e também aproveitar mais intensamente as oportunidades que o ambiente externo oferece.
▸Estratégias de Desenvolvimento, quando existem mais oportunidades e pontos fortes, é o ideal de Postura Estratégica. Nesse quadrante, a organização encontra-se em sua plenitude. Ela pode potencializar seus pontos fortes e maximizar as oportunidades.
➥ Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime
PONTOS FRACOS+ AMEAÇAS: SOBREVIVÊNCIA
PONTOS FORTES+AMEAÇA: MANUTENÇÃO
PONTOS FORTES+ OPORTUNIDADES: DESENVOLVIMENTO
PONTOS FRACOS+OPORTUNIDADES:CRESCIMENTO
-
FRAQUEZAS + AMEAÇAS = SOBREVIVÊNCIA
-
GABARITO a)Sobrevivência.
Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)
Ambiente Externo = oportunidades e ameaças (não controláveis)
Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)
Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)
Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)
Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )
Fonte: Labuta do dia-a-dia!
Não desistam!
-
Pensa assim:
tudo de ruim -> Sobrevivência. GABARITO A
tudo de bom -> Desenvolvimento
Com um mapa mental simples dá pra lembrar da Manutenção e Crescimento.
:)
-
Fraqueza + Ameaças: Estratégias de Sobrevivência (Problemas)NESTE CASO A EMPRESA NÃO TEM EXPECTATIVA DE FAZER ALGO,A NÃO SER TENTAR PERMANECER NO MERCADO
Fraqueza + Oportunidades: Estratégia de Crescimento (Limitações)
Forças + Ameaças: Estratégia de Manutenção (Vulnerabilidade)
Forças + Oportunidades: Estratégias de Desenvolvimento (Alavancagem)
-
ANÁLISE SWOT:
• Ferramenta de diagnóstico estratégico criada pela Escola do Design de Planejamento.
• Por meio dela, realiza-se a auditoria de posição, que analisa as forças e fraquezas do ambiente interno, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo.
• Relaciona os fatores internos da empresa, ou seja, suas competências e deficiências versus fatores que são de mercado, como ambiente político, economia, aspectos sociais e tecnológicos.
• Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas e de possíveis linhas de ação.
FONTE: Gran cursos.
-
Sobrevivência.
-
Análise SWOT: ferramenta de diagnóstico dos ambientes interno e externo da organização. Sua finalidade está na avaliação dos aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros.
Ambiente Interno, controláveis: Forças e Fraquezas.
Ambiente Externo, não controláveis: Ameaças e Oportunidades.
Relação entre essas variáveis:
Desenvolvimento: Pontos fortes versus Oportunidades: estratégia ofensiva ou desenvolvimento das vantagens competitivas. Estratégia de desenvolvimento pode assumir uma ou mais conotações: desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos e serviços, desenvolvimento financeiro, desenvolvimento de capacidades e desenvolvimento de estabilidade.
Manutenção: Pontos fortes versus Ameaças: estratégia de confronto para modificação do ambiente a favor da empresa. Estratégia estabilidade, especialização e nicho.
Crescimento: Pontos fracos versus Oportunidades: estratégia de reforço para poder aproveitar melhor as oportunidades. Estratégias de internacionalização, joint venture, inovação e de expansão.
Sobrevivência: Pontos fracos versus Ameaças: estratégia defensiva com possíveis modificações profundas para proteger a empresa. Estratégia redução de custos e desinvestimento.