-
Resposta é a letra E.
5.1.3. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.
Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisto: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.
Influenciam a satisfação
Influenciam a insatisfação
• Crescimento pessoal
• Conteúdo do trabalho
• Exercício da responsabilidade
• Reconhecimento
• Realização
• Salários
• Relacionamentos pessoais
• Condições de trabalho
• Supervisores
• Segurança
• Políticas da empresa
-
* "Teoria Motivacional dos Dois Fatores desenvolvida por Douglas McGregor" OI?
Teoria bifatorial/ 2 fatores é do Herzberg
Mas enfim, Teoria X e a Teoria Y do McGregor:
Teoria X-> Homem LiXo (todo que é coisa ruim é atribuido ao homem). DESCONFIANÇA!
Teoria Y-> Yes, You can! (Aquele trabalhador ideal, prestativo, criativo, que curte um desafio...) CONFIANÇA!
Gabarito E
-
Teoria desenvolvida por MCGREGOR:
X = Não GoXta de trabalhar.
Y = O trabalho é natural como se dYvertir.
-
A) A Teoria X é baseada na desconfiança.
B) A Teoria Y pauta-se, entre outros, na ambição do indivíduo. Parte-se da confiança.
C) Teoria Y. Baseada na confiança.
D) Teoria X. Baseada na desconfiança.
OBS: O nome da teoria no cabeçalho está errado. São as Teorias motivacionais X e Y.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
-
Gab.: E
A Teoria y propõe que os indivíduos são criativos, que são propensos a gostar de trabalhar, que entendem o trabalho como realização e que trabalham por prazer, que possuem ambição, buscando novos desafios. Essa Teoria é baseada na confiança no indivíduo.
-
Resposta Letra E.
A Teoria y propõe que os indivíduos são criativos, que são propensos a gostar de trabalhar, que entendem o trabalho como realização e que trabalham por prazer, que possuem ambição, buscando novos desafios. Essa Teoria é baseada na confiança no indivíduo.
-
A banca errou o comando da questão!
A Teoria X e Y é de Douglas McGregor
Teoria Motivacional dos Dois Fatores - Frederick Herzberg
-
Nada como assistir as aulas da Profª Giovanna Carranza sobre motivação e liderança e vir aqui responder questões.
-
LETRA E CORRETA
McGregor desenvolveu as teorias X e Y. Segundo a teoria X, o indivíduo é preguiçoso e naturalmente avesso ao trabalho, o que exige controle e direção da liderança. A teoria Y, por sua vez, considera que os indivíduos são automotivados e buscam o crescimento e desenvolvimento profissional, o que sugere que a liderança deve valorizar o crescimento pessoal e profissional e a autonomia das pessoas.
-
GABARITO: LETRA E
As Teorias X e Y são dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.
Teoria X
“O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”
McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.
Teoria Y
“O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.
Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.
FONTE: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-teoria-x-e-a-teoria-y-de-douglas-mcgregor/51506/