-
O Orçamento-programa È um instrumento de planejamento da ação do Governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, com estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados e previsão dos custos relacionados
CARACTERISTICAS DO ORÇAMENTO PROGRAMA.
Ações melhor planejadas.
Identificação dos gastos e realização por programas e sua comparação em termos absolutos e relativos.
Orçamento mais preciso.
Inter-relação entre custo e programação vinculada a objetivos
maior possibilidade de redução de custos
mais fácil identificar funções duplas.
Enfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta.
Melhor controle e execução do programa.
-
A) Orçamento de desempenho.
B) Orçamento de desempenho.
C) Orçamento tradicional.
E) Orçamento tradicional.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Qual seria a diferença entre programação e orçamentação?
-
Gab.:D
É elaborado respeitando o tripé planejamento, programação e orçamentação.
-
Orçamento tradicional - Uma dimensão
Orçamento por desempenho ou funcional - Duas dimensões;
Orçamento por programas - Três dimensões.
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
Orçamento tradicional - 1 dimensão - Objeto do Gasto;
Orçamento por desempenho ou funcional - 2 dimensões - Objeto do Gasto e Programa de Trabalho;
Orçamento por programas - 3 dimensões - Planejamento, Programação e Orçamentação.
-
Fonte boa para essa questã: http://professorfernandogama.weebly.com/uploads/6/0/7/4/6074239/aula1_afo.pdf
-
Letra D.
O Orçamento Programa é o atual e mais moderno Orçamento Público, está intimamente ligado ao planejamento, e representa o maior nível de classificação das ações governamentais.
→ Análise minuciosa das ações que o governo realiza.
→ Integração entre planejamento e orçamento.
→ O orçamento é o elo entre o planejamento e as funções executivas da organização.
→ Avaliação de resultados.
→ As decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das alternativas possíveis.
→ Na elaboração do orçamento, são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício.
→ Acompanhamento físico financeiro.
→ O controle visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.
-
-
Muito importante: o orçamento-programa foi instituído no Brasil em 1964, pela Lei 4.320/64. O Decreto 200/67 também trouxe várias inovações que visavam à descentralização administrativa, com vários re"exos na legislação orçamentária. No entanto, o orçamento-programa só ganhou efetividade em 1998, com a edição de várias normativas do Ministério do Planejamento. No entanto, para !ns de concurso, a Lei 4.320/64 é ainda o marco do orçamento-programa no Brasil.
-
As principais características do orçamento-programa são: integração, planejamento, orçamento; quanti!cação de objetivos e !xação de metas; relações insumo-produto; alternativas programáticas; acompanhamento físico- -!nanceiro; avaliação de resultados e gerência por objetivos.
-
Resumo dos tipos de orçamento Orçamento tradicional Surgiu na Inglaterra em 1217; Apenas previsão da receita e !xação da despesa; Re"etia apenas os meios; Orçamento desvinculado do planejamento; Critério de classi!cação por Unidades Administrativas (UA) e elemento; Decisões baseadas nas necessidades das unidades; Ausência de acompanhamento; orcamento_publico_para_concursos.indb 17 18/3/2011 16:03:02 18 Orçamento público Avaliação só da honestidade dos governantes; Foco no objeto do gasto. Orçamento moderno Surge no século XX; Transforma-se em mecanismo de administração que visa auxiliar o PE no planejamento, execução e controle das ações do setor público; Orçamento moderno: orçamento de desempenho, orçamento-programa e orçamento base zero. Orçamento de desempenho Evolução do orçamento clássico; Preocupa-se com as coisas que o governo realiza (ações governamentais); Ênfase nos resultados; Instrumento de gerenciamento para a Administração Pública; Classi!cação é feita por funções, projetos e atividades; Ausência de vinculação com o planejamento. Orçamento-programa Década de 1950: desenvolvido a partir do orçamento de desempenho; Lei 4.320/64 e Decreto-Lei 200/67; Integração do planejamento com o orçamento-programa; Informa quanto vai gastar e para que vai gastar; A elaboração é baseada em: diretrizes; prioridades; estimativas reais de recursos; cálculo da real necessidade. Principal critério de classi!cação é o funcional-programático; Avaliação de resultados e gerência por objetivos; Ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta. orcamento_publico_para_concursos.indb 18 18/3/2011 16:03:02 Orçamento público 19 Orçamento base zero É uma técnica de elaboração do orçamento; Não é adotado no Brasil, em nenhuma UF; Justi!cativa anual das dotações solicitadas, não há direitos adquiridos; Elaboração de um pacote de decisão (análise do custo, !nalidade, alternativas, medidas de desempenho, consequências e benefícios de executar a atividade); A priorização dos pacotes de decisão deve ser feita em diversos escalões; O pacote é submetido ao colégio de decisão, que é o nível organizacional que os classi!ca; Pacote preparado com nível de esforço mínimo, corrente e de expansão; Gastos anteriores realizados são questionados; Objetivo: o objetivo principal do OBZ é a justi!cativa do “gasto” de acordo com as necessidades e os recursos disponíveis e corresponde a um “meio de eliminar programas e projetos não econômicos.
-
Orçamento programa---->é a forma que é adotado no brasil,atualmente.
-
Letra D
-
LETRA D