SóProvas


ID
2893726
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   Estradas para a perdição?


      Numa época em que quase todo mundo carrega um GPS facílimo de operar no bolso ou na bolsa, imagens de satélite nunca foram tão banais. Dois toques na tela do celular são suficientes para que o sujeito consiga examinar uma representação mais ou menos realista e atualizada da Terra vista do espaço.

      Mesmo assim, uma forma inovadora de enxergar o nosso planeta, bolada por uma equipe internacional de cientistas, é capaz de deixar surpreso – e cabreiro – quem ainda tem um pouco de imaginação. O trabalho revela um globo retalhado por estradas, um “bolo planetário” cortado em 600 mil pedacinhos.

      Note, aliás, que essa estimativa do número de fatias separadas pela ação humana provavelmente é conservadora – ainda faltam dados a respeito de certas áreas, o que significa que o impacto global das estradas deve ser ainda maior.

      De qualquer jeito, se você achava que a Terra ainda está repleta de vastas áreas intocadas pela nossa espécie, pense de novo. A pesquisa, que acaba de sair na revista “Science”, indica que mais da metade dos pedaços de chão não atravessados por estradas têm área de menos de 1 km², e 80% desses trechos medem menos de 5 km² de área. Grandes áreas contínuas (com mais de 100 km²), sem brechas abertas especificamente para o tráfego humano, são apenas 7% do total.

      E daí? Decerto uma estradinha passando nas vizinhas não faz tão mal assim, faz? Muito pelo contrário, indica a literatura científica avaliada pela equipe do estudo, que inclui a brasileira Mariana Vale, do Departamento de Ecologia da UFRJ.

      Para calcular as fatias em que o planeta foi picado, Mariana e seus colegas utilizaram como critério uma distância de pelo menos 1 km da estrada mais próxima – isso porque distâncias iguais ou inferiores a 1 km estão ligadas a uma série de efeitos negativos das estradas sobre os ambientes naturais que cortam.

      Estradas são, é claro, vias de acesso para caçadores e gente munida de motosserras; trazem poluentes dos carros e caminhões para as matas e os rios; além de trazer gente, trazem espécies invasoras (não nativas da região) que muitas vezes deixam as criaturas nativas em maus lençóis. Considere ainda que estradas, em certo sentido, dão cria: a abertura de uma rodovia em regiões como a Amazônia quase inevitavelmente estimula a abertura de ramais secundários, dos quais nascem outras picadas, num processo que vai capilarizando a devastação. [...]

              (Reinaldo José Lopes. Folha de S. Paulo. 18 de dezembro de 2016.)

A expressão em destaque em “Estradas são, é claro, vias de acesso para caçadores [...]” (8º§) aparece entre vírgulas por indicar

Alternativas
Comentários
  • BANCA FORA DE CURVA KKKK

  • Locuções são compostas por duas ou mais palavras. A única alternativa que fala de locução é a B.

    Letra B

  • Banca difícil mesmo, segue minha tentativa de entender a questão:

    A) elipse de verbo em estrutura de coordenação.

    Errado: Elipse é a ausência do verbo, o verbo "é" está presente no texto.

    B) uso de locução que expressa conexão discursiva.

    Certo: Conector em forma de locução usado para enfatizar a oração anterior.

    C) separação de oração coordenada de valor não aditivo.

    Errado: A oração não é coordenada e sim subordinada substantiva apositiva (não tenho certeza)

    D) acréscimo de oração justaposta para registro de ato de fala.

    Errado: O ato de fala necessitaria de um travessão ( não tenho certeza)

  • fiz por eliminação:

    a) elipse de verbo em estrutura de coordenação.??? não vi relação de coordenação

    posso estar errada, mas entendi o "é claro" como uma locução adverbial de afirmação deslocada, e por isso, entre vírgulas. outra justificativa pra ser adverbio é ser uma locução invariável (não se flexiona para gênero feminino nem plural). Mas, sob a ótica do verbo "ser" produzir uma oração, pra quem visualiza 2 orações na expressão, penso que há relação de subordinação do "é claro" com a oração principal (O.P.) "estradas são vias de acesso para caçadores", então seria Oração Subordinada Substantiva Predicativa (O.S.S.P) "isto é claro" ou "é claro que isso". mas me confundiu a ausência da conjunção integrante (que) pra ser uma O.S.S (É claro que estradas são...). Mas independente da ótica (locução adverbial de afirmação ou O.S.S.P assindética"sem o conectivo 'que'") ainda não vejo estrutura de coordenação. Ademais, não poderia ser elipse de verbo pois o verbo está presente nas duas orações (é/são), aliás foi o excesso de verbo que gerou 2 pontos de interpretação. (errada)

    b) uso de locução que expressa conexão discursiva. essa opção faz sentido, é uma locução? sim, locução é um termo com 2 palavras e 1 ideia, como já explicado, vejo uma locução adverbial de afirmação (ex: com certeza, sem dúvida, evidentemente, certamente, deveras) ... expressa conexão discursiva? sim, vejo essa relação de conexão. (deixo essa b reservada, faz sentido e pode ser a opção certa)

    c) separação de oração coordenada de valor não aditivo. ??? não vi relação de coordenação (errada, conforme já expliquei na alternativa a)

    d) acréscimo de oração justaposta para registro de ato de fala. justapostas são orações colocadas lado a lado sem conectivos com relação de subordinação (ex: desejo que me entenda), no caso o "é claro" deslocado e entre vírgulas está posicionado como adverbio deslocado, ou até como uma oração intercalada ou interferente, mas não justaposta.(errado)

    logo: gabarito B que bate com o gabarito da banca. ;)

    obs: expliquei como penso, mas também estou aprendendo e posso ter equívocos, então se encontrarem erro me envie msg no privado, pra eu vir aqui corrigir ou apagar meu comentário, a fim de não confundir outros colegas que precisam de comentários certos pra ajudar nos estudos. Comentem tbm, se acharam que meu pensamento faz sentido ou se não, gosto quando me apontam as diversidades para aprendermos mais junto.

  • Discordo de Felipe Dias em relação a letra C.

    Acredito que a parte exposta na questão seja apenas a oração Principal. Explico:

    "Estradas são, é claro, vias de acesso para caçadores e gente munida de motosserras;"

    Estradas - Sujeito (sujeito simples)

    são - Verbo (verbo de ligação)

    vias de acesso para caçadores - predicado (que pelo verbo de ligação se torna o predicativo)

    Já quanto a parte "e gente munida de motosserras"

    Acredito que seja uma oração coordenada aditiva.

    É isso? Qualquer coisa me escrevam uma msg. Obrigada!