SóProvas


ID
2893741
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nick Vujicic: australiano sem braços e pernas passará em 5 cidades do Brasil em Outubro de 2016

 

      Histórias de superação são sempre fascinantes, porque nos mostram que vencer as dificuldades, por piores que elas sejam, é possível. A incrível e emocionante vida do australiano Nick Vujicic já tinha sido transformada em livros, e agora ele chega com uma turnê ao vivo entre 3 e 8 de outubro no Brasil. Já estão confirmadas as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

      Nick Vujicic nasceu sem pernas e sem braços devido a uma síndrome rara, denominada tetra-amelia, que ocorre por falha na formação embrionária. Apesar de suas limitações, aprendeu a escrever com a boca, a digitar, nadar, mergulhar, surfar, jogar futebol, andar de skate, jogar golfe... Formou-se em Economia e Contabilidade, casou-se e é pai. Não satisfeito, tornou-se palestrante motivacional e escritor best-seller. Já falou para mais de seis milhões de pessoas, em 50 países, sendo sempre ovacionado pelo público.

      “Sabe por que consigo fazer tudo isso? Porque não tenho medo de dificuldades e me esforço bastante!”, conta Nick, no seu livro Me Dá Um Abraço, lançado pela editora Mundo Cristão. Em oito capítulos ricamente ilustrados, o autor narra alguns acontecimentos que mais marcaram sua vida, sempre ressaltando a importância do amor e dos gestos daqueles que influenciaram positivamente sua trajetória. Logo no primeiro capítulo ele traz o emocionante relato sobre um encontro com uma garotinha de três anos de idade, que o olhava espantada, mas que, para a surpresa dele, aproximou-se para abraçá-lo com os braços para trás. “Que jeito mais especial de abraçar! Esticou o pescoço, apoiou a cabeça em meu ombro e pressionou seu pescoço de leve contra o meu. Nós nos abraçamos como duas girafas”, escreveu.

(Disponível em: https://noticias.terra.com.br/dino/nick-vujicic-australiano-sem-bracos-e-pernas-passara-em-5-cidades-do-brasil-em-outubro-de-2016,980ba27b0a6dc406c5664e4e45e0a12ad1jp4dqy.html.)

As sugestões de alterações para os trechos selecionados a seguir apresentam mudança de pessoa verbal, dentre as sugestões pode-se afirmar que ocorre INADEQUAÇÃO gramatical apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Fuzilada por essa questão. Como assim, soldado?

  • Usou pessoas diferentes (Tu e Vós).

    C) Porque não (vós - segunda do plural) tendes medo de dificuldades e (tu - segunda pessoa do singular) te esforçais bastante!

    Na primeira parte, tenho” e “me” se referem à primeira pessoa do singular

    (eu).

  • Imperativo AFIRMATIVO.

    Retira o "S" das pessoas (TU/VÓS)

  • O imperativo não seria derivado do presente do indicativo sem o "s" final, uma vez que a oração apresenta o "não". O imperativo, nesse caso, deve ser retirado do presente do subjuntivo.

  • Questão muito boa!

  • C) O erro não está em conjugar verbos usando pessoas diferentes, como comentou a Herli Morais mais abaixo. As conjugações ali são vós tendes / vós vos esforçais. O problema é o "te" que colocaram ali: "Porque não tendes medo de dificuldades e te esforçais bastante!"

    O certo seria ...e vós vos esforçais bastante!

    (Se fosse tu, seria "tu tens / tu te esforças (sem i)".

    D) O item seria passível de recurso. Nos itens A, B e C o tempo verbal foi mantido na segunda frase. Na letra D mudaram o tempo, e mudaram de forma errada: aprendeu (pretérito perfeito) não pode ser trocado por aprendêramos (pretérito mais que perfeito). Várias questões fazem pegadinhas com isso. Pretérito mais que perfeito é o passado dentro do passado, não equivale ao pretérito perfeito.

    O enunciado fala em mudança de pessoa verbal, mas essa mudança de tempo verbal (a única da questão, vale repetir) também é uma "inadequação gramatical" e confunde o candidato. A banca foi maldosa ou descuidada.

  • Boa em que planeta?

    Na D tá aprenDEU, claramente preterito perfeito, e do nada vira aprenderamos, por favor né, ficar defendendo banca lixo não garante aprovação.

  • apredêramos????? q poha é isso

  • "aprendêramos" não errar questões.

  • GABARITO: C

  • 1ª pessoa do plural do Pretérito Mais Que Perfeito do Indicativo

  • ?!?!?! APRENDÊRAMOS..?!?!?! ..

    Tudo bem.. próxima questão. Vamos lá..

  • Eu aprendera

    Tu aprenderas

    Ele aprendera

    Vós aprendêreis

    Nós aprendêramos

    Eles aprenderam

  • éguaaaa da questão