SóProvas


ID
2894248
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“A cultura organizacional é um fator importante a ser considerado pelos gestores, tanto nas organizações privadas, quanto nas públicas. Uma cultura forte proporciona estabilidade para uma organização. Mas, para algumas delas, também pode ser uma importante barreira à mudança (...). A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. Existem características básicas que capturam a essência de uma organização”. Acerca do tema: Cultura Organizacional, apresentado por Robbins, Judge e Sobral (2011), assinale a alternativa que indica a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "A" não se refere a Clima Organizacional?

  • Concordo com Mateus Souza, fiz a mesma leitura da alternativa que é o gabarito.

  • De onde tiraram que essas 7 características são básicas a todos tipos de cultura? Que questão...

  • agressividade?

  • gustavo boldori eles colocaram a fonte na questão.

  • Acredito que ficaria correta da seguinte maneira:

    A cultura dominante expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização. Quando se fala na cultura de uma organização, refere-se a sua cultura dominante, que lhe confere uma personalidade diferenciada ou distintiva.

    Isso em relação às demais organizações.

  • Tinha "Percepção" como palavra chave de Clima, depois dessa questão vou ter que retira-la.

    Edit: Depois de ver as estatísticas de acertos dessa questão, resolvi não retirar. Infelizmente existem bancas que criam sua própria teoria sobre tais temas.

  • GAB E (errei) e apesar de não concordar muito bem tentei encontrar algo sobre...

     

    CULTURA ORG. = SISTEMA DE VALORES COMPARTILHADOS.

     

    7 CARACTERÍSTICAS DA CO:

     

    1 – A inovação

    2 – assunção de riscos – grau que os colaboradores são estimulados a inovar e assumir riscos.

    3 – A atenção aos detalhes – Grau esperado com precisão, análise e atenção aos detalhes.

    4 – A orientação para os resultados – Os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e o emprego dos processos para alcançá-los.

    5 – A motivação das pessoas – As tomadas de decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre os colaboradores na organização.

    6 – A orientação para a equipe – As atividades de trabalho são organizadas mais em função do grupo do que dos indivíduos.

    7 – A competitividade – As pessoas, em vez de afáveis e acomodadas, se apresentam competitivas e até mesmo AGRESSIVAS. Uma cultura forte demonstra alto grau de concordância dos membros sobre o ponto de vista da organização. É unânime a geração dos propósitos que gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional. Com essas qualidades há uma redução e propensão dos funcionários a deixar a organização.

     

    https://googleweblight.com/i?u=https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/7-caracteristicas-de-uma-cultura-forte/&hl=pt-BR

     

     

  • GAB E

    Outra polêmica dessa questão e eu também achava que percepção estava mais ligada ao clima org..

     

    ..>>>>>Clima organizacional nada mais é do que a percepção que as pessoas que trabalham na empresa têm dela. E isso pode estar em constante mudança, dependendo de inúmeros aspectos como a demissão de um líder, contratações mal feitas, troca de processos e ferramentas, dentre outros.

     

    >>>>>Cultura organizacional é o conjunto de normas, valores e comportamentos que regem uma instituição. Tudo isso deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa e deve estar de acordo com o posicionamento que ela deseja adotar perante todos os seus públicos.

     

    >>>>>Porém, nem sempre é assim. E pode ser que a cultura organizacional de uma empresa seja o conjunto de hábitos que vêm sendo repetidos pelos seus colaboradores ao longo dos anos. O fato é que ela se trata sempre de um padrão, no qual quem foge dele, não se enquadra na cultura da organização.

     

    https://googleweblight.com/i?u=https://blog.convenia.com.br/diferenca-entre-clima-e-cultura-organizacional/&hl=pt-BR&grqid=TakiXT4B

    QUANTO A LETRA "E" 

      A maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversos nichos de subculturas. Assim sendo Robbins (2005) discorre que a cultura dominante expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização de forma semelhante (adendo nem toda cultura vai ter esse nível de compartilhamento, nem toda vai ser dominante como cita a letra "E", pois já em culturas fracas o desconhecimento dos objetivos corporativos pode levar às atividades dispersas e divergentes).

    ****Quando se fala na cultura de uma organização, (NÃO NECESSARIAMENTE) refere-se a sua cultura dominante OK!

    http://googleweblight.com/iu=http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/13/brasil-uruguai.html&hl=ptBRNB

    Nota: Desculpem os "antitextão" eu sou "antitextão" também mas as vezes não tem jeito.. é o entendimento que a gente encontra e se puder esclarecer alguém ótimo se não o que vale é a intenção em ajudar, algum entendimento melhor compartilhem e correção avisem in private . Hehehe abç e força sempre =))

     

  • A --> A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa ( CERTO, ISSO É CULTURA) e não ao fato de eles gostarem ou não delas. ( GOSTAR OU NÃO, REFERE AO CLIMA ) Trata-se de um conceito descritivo. Isso é importante porque diferencia esse conceito daquele de satisfação com o trabalho. --> QUESTÃO CORRETÍSSIMA DIFERENCIANDO CULTURA E CLIMA.

    --> O ERRO NA LETRA E É AFIRMAR QUE CULTURA ORGANIZACIONAL É SÓ A CULTURA FORTE, QUANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL ACOPLA TANTO A CULTURA FORTE QUANTO A CULTURA FRACA.

  • "A maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa."

    "A descrição acima refere-se:"

    a - à cultura organizacional;

    b - ao clima organizacional.

    Qual eu marco? =(

  • Essa questão está mais para uma interpretação de texto. Pq na questão se fala em cultura forte e fraca e não falou em dominante.

  • Banquinha adotou a linha de Chiavenato. Segundo Chiavenato, "A cultura organizacional pode ser forte ou fraca. É forte quando seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia seus comportamentos e expectativas."

  • Deus inventou o concurso público, aí veio o capeta com inveja e inventou a administração para concursos públicos.

  • Quando falamos em cultura de uma organização nos referimos a sua cultura dominante. É essa visão macro de cultura que confere a organização sua personalidade distinta.

  • outro erro é que a cultura ela pode ser mutável e não estável.

  • LETRA E

  • Essa questão é INTEIRA um COPIA e COLA do livro "Comportamento Organizacional".

    O ÚNICO ERRO está na palavra "semelhante", na alternativa "E", que deveria ser "distinta".

    A) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas. Trata-se de um conceito descritivo. Isso é importante porque diferencia esse conceito daquele de satisfação com o trabalho. (CORRETA)

    fonte: Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins - 14ª ed - página 501

    B) A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que diferencia das demais. Existem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização: inovação, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, foco na pessoa, foco na equipe, agressividade e estabilidade. (CORRETA)

    fonte: Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins - 14ª ed - página 501

    C) A cultura organizacional representa uma percepção comum mantida pelos membros da organização. Deve-se esperar, portanto, que indivíduos com diferentes históricos e em níveis diversos dentro da organização descrevam a cultura organizacional em termos semelhantes. (CORRETA)

    fonte: Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins - 14ª ed - página 502

    D) É possível diferenciar as culturas fortes das fracas. Se a maioria dos funcionários (que respondem a pesquisas feitas pela gerência) tem as mesmas opiniões sobre a missão e os valores da organização, a cultura é forte. Se as opiniões variam bastante, então ela é fraca. (CORRETA)

    fonte: Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins - 14ª ed - página 503

    E) A cultura dominante expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização. Quando se fala na cultura de uma organização, refere-se a sua cultura dominante, que lhe confere uma personalidade semelhante (na verdade, confere uma personalidade DISTINTA).

    fonte: Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins - 14ª ed - página 503

  • A cultura dominante expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização.
    Quando falamos em cultura de uma organização, estamos nos referindo à sua cultura dominante. É essa visão
    macro de cultura que confere à organização sua personalidade distinta.

    Fonte: Comportamento Organizacional, Robbins, 2009

  • A cultura dominante confere à organização uma cultua DISTINTA das demais, e não SEMELHANTE.

  • O Jogo só acaba quando o juiz apita. kkk

    Somente a última palavra da questão inteira foi colocada de maneira equivocada.

    ATENÇÃO!

    LEITURA ATÉ O FINAL!

    NÃO SE EMPOLGUE!

    TA ACHANDO TD CERTO? RELEIA BEM DEVAGAR.

    A cultura é o que identifica o modo de atuação de uma organização, logo, ela confere uma personalidade DISTINTA (de outras organizações).

  • Comentário retirado da :

    Pessoal, nessa e em outras questões já vi comentários do tipo: "falou em percepção, é clima!".

     

    Cuidado, pasmem nesse conceito do próprio Chiavenato para Cultura Organizacional: 

    "A cultura organizacional representa as percepções dos diregentes e colaboradores da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização." Fonte: Chiavenato. Gestão de Pessoas. 3 Ed, p. 173. 

    esse sentido, a alternativa "A" é adequada.

    Bons estudos!