SóProvas


ID
2894413
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diabetes mellitus é um transtorno metabólico caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. A respeito dessa doença, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com o CAB nº 36 DIABETES MELLITUS.Brasília – DF.2013

     

     

    a) Errada.

    O DM tipo 2 abrange cerca de 90% dos casos de diabetes na população, sendo seguido em frequência pelo DM tipo 1, que responde por aproximadamente 8% (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2010).

     

    b) Errada.

    A apresentação do diabetes tipo 1 é em geral abrupta, acometendo principalmente crianças e adolescentes sem excesso de peso.

     

    c) Correta.

    Os sinais e sintomas característicos que levantam a suspeita de diabetes são os 4 P’s: poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicada de peso.

     

    d) Errada.

    Tratamento medicamentoso

    O tratamento do DM tipo 1, além da terapia não farmacológica, exige sempre a administração de insulina, a qual deve ser prescrita em esquema intensivo, de três a quatro doses de insulina/ dia, divididas em insulina basal e insulina prandial, cujas doses são ajustadas de acordo com as glicemias capilares, realizadas ao menos três vezes ao dia.

     

    e) Errada.

    O diagnóstico de diabetes baseia-se na detecção da hiperglicemia.

    Existem 4 (quatro) tipos de exames que podem ser utilizados no diagnóstico do DM: glicemia casual, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose com sobrecarga de 75 g em duas horas (TTG) e, em alguns casos, hemoglobina glicada (HbA1c).

  • O DM tipo 2 abrange cerca de 90% dos casos de diabetes na população, sendo seguido em frequência pelo DM tipo 1, que responde por aproximadamente 8%.

    A apresentação do Diabetes Mellitus tipo 1 é em geral abrupta, acometendo principalmente crianças e adolescentes sem excesso de peso. O termo “tipo 1" indica o processo de destruição da célula beta que leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina. Na maioria dos casos, a hiperglicemia é acentuada, evoluindo rapidamente para cetoacidose, especialmente na presença de infecção ou outra forma de estresse. O tratamento é realizado com a aplicação de insulina.

    O Diabetes Mellitus tipo 2 costuma ter início insidioso e sintomas mais brandos. Manifesta-se, em geral, em adultos com longa história de excesso de peso e com história familiar de DM tipo 2. No entanto, com a epidemia de obesidade atingindo crianças, observa-se um aumento na incidência de diabetes em jovens, até mesmo em crianças e adolescentes. O tratamento é realizado com mudanças no estilo de vida (alimentação, atividade física), hipoglicemiantes orais e, em último caso, com insulina.

    Os sinais e sintomas característicos que levantam a suspeita de diabetes são os “quatro P's": poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicada de peso.

    O diagnóstico de diabetes baseia-se na detecção da hiperglicemia. Existem quatro tipos de exames que podem ser utilizados no diagnóstico do DM: glicemia casual, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose e hemoglobina glicada.

    Gabarito do Professor: Letra C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.


  • Poliúria: Aumento da quantidade de urina

    Polididipsia: Sede exagerada e patológica