-
Na alternativa D trocou o nome da abordagem, seria de processo. Conforme resumo abaixo :
*ABORDAGEM ESTRUTUTAL
-Atua sobre condições estruturais, na prevenção dos conflitos,tenta eliminar as condições favorecedoras do conflito.
-Possibilidade de atuação:
-reduzir a diferenciação dos grupos
-Interferir nos recursos compartilhados
-Reduzir a interdependência
*ABORDAGEM DE PROCESSO
-Atua no episódio
-A ideia é que uma das partes do conflito ou um terceiro modifiquem o processo causador do conflito.
Isso pode se dar da seguinte forma:
Desativação do conflito: Desencoraja o conflito;
Colaboração e integração: partes trabalham em conjunto, tentam achar solução ganha-ganha ou integrativas
Reunião de confrontação das partes: Face a face , achar solução ganha-ganha, catarse.
(Meus resumos)
-
D) A abordagem de processo pode se dar mediante: reunião de confrontação; desativação do conflito; colaboração e integração. Ela acontece após a instauração do conflito.
A abordagem estrutural acontece antes da instauração do conflito. O conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência.
A abordagem mista mescla componentes da abordagem estrutural e da abordagem de processo.
-
-
O gerente tem à sua disposição três abordagens quanto à administração de conflitos: abordagem estrutural, abordagem de processo e abordagem mista.
Abordagem estrutural: baseia-se no fato de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Se esses elementos puderem ser modificados, as percepções e o conflito resultante poderão ser controlados. Trata-se, pois, de atuar sobre uma condição existente que predispõe ao conflito.
Abordagem de processo: é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo, ou seja, de uma intervenção no episódio do conflito. Pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte, como um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização. A abordagem de processo pode ser realizada de três diferentes maneiras. A primeira é a desativação do conflito. A segunda maneira é a reunião de confrontação entre as partes. A terceira maneira é a colaboração.
Abordagem mista: é a abordagem que procura administrar o conflito tanto com aspectos estruturais como processuais. A solução inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo. Permite duas maneiras distintas de atuação. A primeira é a adoção de regras para a resolução de conflitos. A segunda maneira é a criação de agentes integradores, de forma permanente, que realizarão os papéis de ligação entre as partes conflitantes, sempre quando necessário.
Gabarito: D
-
A errada é a D, porque a colaboração e a desativação do conflito faz parte da abordagem de PROCESSOS.
ABORDAGEM DE PROCESSOS PODEM SER ABORDADAS DE 3 MANEIRAS:
Desativação ou descolonização do conflito = Qdo uma parte reage cooperativamente ao comportamento do conflito da outra, encorajando comportamentos menos conflitantes ou desarmando conflito.
Colaboração = É usada depois de ultrapassada a oportunidade de desativação e de reunião de confrontação. As partes trabalham juntas para solucionar o problema, identificar soluções do tipo ganha-ganha ou soluções capazes de conjugar os objetivos de ambas as partes.
Reunião de confrontação = O corre quando o ponto desativação já foi ultrapassado e as partes se preparam para um conflito aberto via confrontação direta e hostil.
Fonte:Apostila Tiradentes concursos (Prof. Heron Lemos)
-
GABARITO: LETRA D
O conceito da letra D é de PROCESSOS e não de ESTRUTURAL.
O gestor tem à sua disposição três abordagens para administrar conflitos, sendo elas, conforme Chiavenato (2004):
Abordagem estrutural: o conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência. Se o gestor agir sobre algum desses elementos geradores, a situação conflitante poderá ser controlada mais facilmente.
Abordagem de processo: essa abordagem procura reduzir conflitos através da modificação de processos, podendo ser realizada por uma parte do conflito, por pessoas de fora ou uma terceira parte, e pode ser conduzida de três formas: a desativação do conflito, onde uma das partes opta pela cooperação promovendo o acordo; reunião de confrontação entre as partes, em que são abertos os motivos do conflito de maneira mais direta entre os envolvidos; ou colaboração, que ocorre após passadas as etapas anteriores, com as duas partes buscando uma resolução vantajosa para todos.
Abordagem mista: envolve tanto os aspectos estruturais como os de processo, e pode ser feita através da adoção de regras para resolução de conflitos, ou criação de papéis integradores. A adoção de regras se utiliza de meios estruturais para influenciar no processo de conflito, criando regras e regulamentos que delimitem a ação das pessoas. Já a criação de papéis integradores consiste em criar terceiras partes dentro da organização, de forma que elas estejam sempre disponíveis para auxiliar na busca de soluções favoráveis dos conflitos que possam surgir.
GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.