SóProvas


ID
2895184
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Criciúma - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o instituto jurídico que veda a instituição de tributos sobre livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 150, VI, d, CF/88 = imunidade objetiva (real) = não interessa quem seja a pessoa beneficiada, mas sim o objeto sobre o qual ela recai.

    Vale lembrar que IMUNIDADE é sempre prevista na CF. De outra face, a ISENÇÃO é sempre prevista em LEI.

  • Resp.: Segundo a alínea d, do inciso VI do art. 150, da CF. Logo, a alternativa correta é C.

  • Tributos é muito amplo. O que a CF/88, VI , veda os IMPOSTOS.

  • Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    VI - instituir impostos sobre:

    _____________

    a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;

    IMUNIDADE RECÍPROCA

    _____________

    b) templos de qualquer culto;

    IMUNIDADE RELIGIOSA

    _____________

    c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;

    IMUNIDADE DOS PARTIDOS, SINDICATOS E ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

    ___________

    d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.

    IMUNIDADE CULTURAL

    ___________

    e) fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser.

    IMUNIDADE DA MÚSICA NACIONAL

  • Gabarito C

    Só quem dá imunidade é a CF!

    Isenção é sempre por lei específica!

  • A anistia é a hipótese de exclusão do crédito tributário, na qual o crédito já foi constituído e houve o inadimplemento por parte do contribuinte, cuja consequência é a imputação de multa. Nesse panorama, a anistia consiste, exatamente, na feitura de lei posterior com a finalidade de perdoar a multa.

    A remissão difere da isenção (arts.  a ), pois a última ocorre antes do lançamento tributário e consiste na exclusão do mesmo. Ademais, a remissão pode ser de tributo ou de multa e a isenção refere-se apenas a tributo.

    Art. 175. Excluem o crédito tributário:

           I - a isenção;

           II - a anistia.

           Parágrafo único. A exclusão do crédito tributário não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído, ou dela conseqüente.

  • Galera se atentem que a banca errou no enunciado, posto que a imunidade tributária constitucional somente recai sobre impostos e não tributos.

    Quando o enunciado da questão estabelece que "veda a instituição de tributos sobre livros", a mesma se encontra equivocada!

    O que a CF/88, VI , veda os IMPOSTOS.