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ID
2895238
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freire (2011, p.49) aponta que “o clima do pensar certo não tem nada a ver com o das fórmulas pré-estabelecidas, mas seria a negação do pensar certo se pretendêssemos forjá-lo na atmosfera da licenciosidade ou do espontaneísmo”.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre “pensar certo” e “método” para Freire (2011):

Alternativas
Comentários
  •  c) Sem rigorosidade metodológica não há pensar certo.

  • A questão solicita que seja indicada a alternativa que contém a relação correta entre “pensar certo" e “método" para Freire (2011) 
    A) Não há pensar certo sem considerar o materialismo histórico-dialético. 
    ERRADO - O materialismo dialético é uma teoria filosófica cujo conceito defende que a realidade da sociedade é definida por meios materiais com base em estudos que podem ser realizados, por exemplo, no âmbito da economia, da geografia, das ciências, etc. No pensamento educacional de Paulo Freire, é próprio do pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico. Pensar mecanicamente é pensar errado. Pensar certo significa procurar descobrir e entender o que se acha mais escondido nas coisas e nos fatos que nós observamos e analisamos. Pensar certo é estar disposto à dúvida, ao questionamento, sem certezas absolutas. 
    B) O método escolhido pelo sujeito determina seu pensar certo. 
    ERRADO - Paulo Freire construiu ao longo de sua obra uma teoria do conhecimento, a qual o próprio não desejava que fosse reduzida a mera metodologia. Para o autor, quando a curiosidade rompe as barreiras da ingenuidade e adentra a esfera da criticidade, da rigorosidade metodológica, torna-se epistemológica. São os métodos que propiciam a construção sócio histórica contínua do próprio ser humano e do seu conhecimento acumulado historicamente. Sem os métodos não poderíamos conhecer, nem dominar a nossa pluralidade, criticidade, temporalidade, historicidade, muito menos tomaríamos ciência das consequências dos nossos atos, da nossa ação e reflexão na e com a realidade. Tampouco repassaríamos esses conhecimentos às gerações mais novas, para garantir que estas se situem espaço-temporalmente no processo e possam, a partir daí, continuar. A rigorosidade metodológica é importante para o saber, mas um determinado método não é determinante para o pensar certo. Pensar certo para o autor é o pensar reflexivo, crítico, criativo, ético e autônomo. 
    C) Sem rigorosidade metodológica não há pensar certo. 
    CORRETO - Para Freire, a aprendizagem autêntica é gerada a partir do desafio de metodicamente conhecer o mundo. A curiosidade ingênua vai agregando rigor metódico, tornando-se exigente, fomentando o afastamento do objeto para ser observado, estudado, desvendado sob o crivo da criticidade, superando gradativamente as visões parciais, as fugas recorrentes pelo interesse e desejo de compreensão global e análise metódica e rigorosamente crítica. Não há para o autor, na diferença e na "distância" entre a ingenuidade e a criticidade, entre o saber de pura experiência feito e o que resulta dos procedimentos metodicamente rigorosos, uma ruptura, mas uma superação. A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se torna crítica. É a mesma curiosidade. Muda só a sua qualidade. A essência continua a mesma. Para ser gerida e aperfeiçoada, para se tornar epistêmica, a curiosidade precisa ser metódica. 
    D) O pensar certo é possível a partir do método que lhe confere veracidade. 
    ERRADO -  Para Freire, faz parte do pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitação do novo e a utilização de um critério para a recusa do velho, estando presente a rejeição a qualquer tipo de discriminação. O pensar propicia a percepção do inacabamento e a permanente busca por ser mais, percurso em que trava interações com os outros e com o mundo da cultura. O desenvolvimento da curiosidade epistemológica, condição para o pensar certo, possibilita a pergunta e problematização do mundo, a apreensão e produção reflexiva e crítica de conhecimento verdadeiro, gerado no e pelo diálogo e que pode transformar a realidade. Dessa forma, questionar certezas e verdades tidas como “absolutas" faz parte do pensar certo, conferir veracidade não consiste em seu objetivo. A dúvida, a incerteza, o questionamento e a abertura ao novo fazem parte desse pensamento. 
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.
  • Sem rigorosidade metodológica não há pensar certo.