SóProvas


ID
289567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes a técnicas de produção gráfica,
a tipos de impressão e a acabamento.

Cores especiais têm tons e saturação que não podem ser reproduzidos pelas cores da escala CMYK.

Alternativas
Comentários
  • Uma cor especial é uma tinta previamente misturada usada no lugar de tintas de processo CMYK, ou com elas, e que necessitam de uma chapa de impressão própria em uma impressora tipográfica. Usam-se cores especiais quando poucas cores são especificadas e a precisão da cor é fundamental.
    Tintas de cores especiais podem reproduzir com precisão cores que estejam fora da gama das cores de escala. No entanto, a aparência exata da cor especial impressa é determinada pela combinação da tinta, conforme a mistura feita pela gráfica, com o papel de impressão, e não é afetada pelos valores de cor que você especifica nem pelo gerenciamento de cores. Ao especificar valores para cores especiais, você descreve a aparência simulada da cor somente para o monitor e a impressora composta (sujeita às limitações de gama desses dispositivos).

  • A escala Pantone é um bom exemplo de cores especiais. O objetivo de uma escala deste tipo é garantir, ao contrário da escala cmyk, a consistência e não variação quanto a aspectos de luminosidade, saturação, etc.

  • Cores especiais

    Cores especiais (ou spot) são tintas especiais pré-misturadas utilizadas em lugar de tintas de processo (CMYK) ou além delas. Cada cor spot precisa de sua própria chapa na impressão. (Como um verniz precisa de uma chapa separada, também é considerado uma cor spot.)

    Quando utilizamos o processo CMYK para a criação de qualquer cor de escala, estas cores são o resultado da mistura dos pontos de retícula (meio-tom). Isto não ocorre quando utilizamos cores especiais, que são impressas no que conhecemos como traço.

    De modo geral, cores especiais são cores prontas, e que precisam de uma chapa exclusiva quando são impressas, como uma tinta roxa, vermelha, laranja ou qualquer outra cor que não seja cor de seleção.

    As cores especiais são usadas quando desejamos produzir um material em apenas uma cor, ou quando o objetivo é reproduzir uma cor impossível de se imprimir no processo CMYK, como prateado, dourado, cores fluorescentes ou brilhantes. Um bom exemplo de cores especiais/spot são as cores fornecidas pela Pantone.

     

    Fonte: http://clubedodesign.com/2016/02/producao-grafica-16-cores-especiais/

     

  • Cores especiais podem ser alcançadas a partir da escala Pantone.