SóProvas


ID
2895715
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Cacoal - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A incorporação do material permanente ao patrimônio de uma organização é uma medida administrativa conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gab.A 

     

    Tombamento é o procedimento de identificação de um bem patrimonial, efetuado na incorporação do bem ao patrimônio de uma organização. Por ocasião do tombamento, cadastram-se, em um banco de dados, informações essenciais do bem (características físicas, valor de aquisição etc.). O bem recebe um número patrimonial, pelo qual é identificado, e uma plaqueta (ou etiqueta, ou gravação) contendo esse número de registro é afixada no bem (quando possível).

     

    Na perspectiva das atividades da gestão de materiais, o tombamento é uma atividade afeta à Gestão de recursos patrimoniais.

     

  • apesar de parecer estranho o nome, é o contrário da semântica comum de destruição. Ela se refere a preservação de um bem histórico para a cidade.

  • O tombamento de bens é feito nos casos de compra, cessão, doação, permuta, transferência e produção interna. Além desses, há também a necessidade de tombamento nos casos de incorporação de bens.

  • Gab letra A.

    Tombamento é o processo de inclusão (entrada) de um

    bem permanente no sistema de controle patrimonial na

    unidade gestora e, em alguns casos, no seu balanço contábil.

    Isso significa dizer que o bem que entra no acervo da

    instituição, apresentará igualmente um aporte de recursos no

    balanço patrimonial.

  • Atualmente, o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público (SEEC/CPC) com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

    GABARITO: A

  • GABARITO: LETRA A

    Tombamento: ato de inscrever o bem no registro patrimonial, com a concomitante afixação do respectivo código numérico.

    FONTE: Prof. Wendell Léo

  • No caso desta questão, devemos ter conhecimentos sobre alguns conceitos dentro da disciplina de administração de recursos materiais. Deve ser marcada a alternativa que indica como se chama o processo de incorporação do material permanente ao patrimônio de uma organização.

    A - correta. De acordo com Renato Fenili (2014), tombamento é definido como um procedimento de identificação de um bem, efetuado na sua incorporação ao patrimônio de uma organização. Dado o tombamento, serão cadastradas, em um banco de dados, as informações mais importantes do bem tombado. Daí, ele receberá um número patrimonial, pelo qual ocorre sua identificação, e uma plaqueta contendo este número de registo afixada no bem, quando for possível.

    B - incorreta. Movimentação diz respeito ao movimento dos materiais na cadeia produtiva.

    C - incorreta. Transferência: modalidade de movimentação de material, com troca de responsabilidade, de uma unidade organizacional para outra, dentro do mesmo órgão ou entidade.

    D - incorreta. Desfazimento, basicamente, é o ato de "se livrar de materiais". Pode ocorrer das seguintes formas:

    • Cessão - modalidade de movimentação de material do acervo, com transferência gratuita de posse e troca de responsabilidade, entre órgãos ou entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo ou entre estes e outros, integrantes de qualquer dos demais Poderes da União.

    •  Transferência - modalidade de movimentação de material, com troca de responsabilidade, de uma unidade organizacional para outra, dentro do mesmo órgão ou entidade.

    • Alienação - operação de transferência do direito de propriedade do material, mediante venda, permuta ou doação.

    • Outras formas de desfazimento - renúncia ao direito de propriedade do material, mediante inutilização ou abandono.

    E - incorreta. Vide alternativa "D".

    Sendo assim, entendemos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    DECRETO N° 99.658, DE 30 DE OUTUBRO DE 1990.

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.