A Atuação do Enfermeiro
Uma das atividades do enfermeiro é como educador, orientando o paciente no autocuidado preventivo, sendo importante o acompanhamento efetivo ao paciente diabético no diagnóstico precoce e prevenção, promoção de grupos de apoio, além das orientações necessárias quanto ao controle da glicemia, destacando a importância da adesão a hábitos de vida mais saudáveis.
No serviço de atenção primária à saúde, o enfermeiro é responsável pelo primeiro contato com os pacientes diabéticos, demonstrando a importância da capacitação desses enfermeiros, no intuito de melhor acolhimento, identificação e manejo clínico.
Vale ressaltar que o acompanhamento desses pacientes deve incluir toda equipe multiprofissional: enfermeiros, médicos, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas.
Avaliação
O Consenso Internacional Sobre Pé Diabético recomenda que todos os pacientes devem ser avaliados uma vez por ano ou os que possuem maior risco, que sejam avaliados a cada seis meses, pois é uma forma de prevenção. Na consulta médica ou de enfermagem é realizado o exame minucioso.
- Na anamnese devem ser questionados os sinais e sintomas.
- Avaliação da sensibilidade protetora e da integridade dos pés, sensibilidade vibratória, reflexo Aquileu, sensibilidade dolorosa e teste de monofilamento
Histórico para verificar fatores de risco como idade, tempo de diagnóstico, controle ineficaz da glicemia, tabagismo, hipertensão, obesidade, histórico de úlceras nos pés, entre outros.
- Método de classificação: classificação de Wagner.
Prevenção
Estudos apresentam a importância da prevenção, incluindo orientação e acompanhamento. As principais ações são: o abandono do tabagismo, alimentação mais saudável e equilibrada, moderação no consumo de álcool e prática de atividade física, pois essas ações são consideradas base para o tratamento do DM. O controle glicêmico também entra como fator importante, assim, possibilitando a melhor abordagem no uso de medicamento quando necessário. O Ministério da Saúde apresenta as cinco formas de prevenção:
Interrupção do tabagismo.
Controle da Pressão Arterial.
Tratamento com Metformina.
Exames e cuidados com o pé diabético.
Controle da glicemia.
É fundamental que a enfermagem continue atuando de forma constante tanto no aprendizado e aperfeiçoamento, quanto nos cuidados e orientações aos pacientes.
http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/enfermagem-no-cuidado-com-o-pe-diabetico/