SóProvas


ID
2896390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Texto 1A10-I


No exercício de suas atribuições profissionais, auditores fiscais sempre fazem afirmações verdadeiras, ao passo que sonegadores sempre fazem proposições falsas.


Em uma audiência para tratar de autuações, formou-se uma fila de 200 pessoas, constituída apenas de auditores fiscais e sonegadores. A primeira pessoa da fila afirma que todos os que estão atrás dela são sonegadores. Todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora.


Nessa situação hipotética, de acordo com o texto 1A10-I, a quantidade de sonegadores que estão nessa fila é igual a

Alternativas
Comentários
  • 1ª - V,

    2ª - F

    Sendo 2 opções V ou F sempre, teremos 200/2 = 100 pessoas na fila

  • Bem boa a questão, complicada, mas, ao mesmo tempo, simples.

    Vejamos:

    SONEGADOR = mentira.

    AUDITOR = verdade.

    Se cada um da fila afirma que na sua frente tem um sonegador, logo pode estar falando uma verdade ou uma mentira. Sendo assim, vamos lá:

    Digamos que o último da fila fale a verdade - o de sua frente é um sonegador -, logo (quem falou) disse a verdade, então, é Auditor. Se falou a verdade, na sua frente teremos um sonegador, portanto, falará a mentira de que na sua frente tem um outro sonegador, sendo ,assim, um auditor na sua frente.

    Desse modo, a cada 2 pessoas, teremos 1 auditor e 1 sonegador.

    Como são 200 pessoas na fila, teremos 100 auditores e 100 sonegadores.

    Abraço!

  • mas a questao nao fala que metade era auditor e metade sonegador.

    Vai que 150 era auditor, ou seja, 150 estariam falando a verdade.

    O que acham?

  • Perfeita a explicação do Wagner, muito obrigado!

  • Essa questão deveria ser anulada, pois, cabe 2 respostas.

    Vejamos:

    Primeira opção:

    Se o primeiro da fila falar a verdade, que todos os demais são sonegadores. Então o primeiro é Auditor e todos os outros sonegadores.

    Logo: 1 (Auditor) + 199 (Sonegadores)

    A questão não levou em consideração a primeira afirmação.

    Segunda opção:

    Digamos que o último da fila fale a verdade , que o da sua frente é um sonegador, logo (quem falou) disse a verdade, então, é Auditor. Se falou a verdade, na sua frente teremos um sonegador, portanto, falará a mentira de que na sua frente tem um outro sonegador, sendo ,assim, um auditor na sua frente.

    Desse modo, a cada 2 pessoas, teremos 1 auditor e 1 sonegador.

    Como são 200 pessoas na fila, teremos 100 auditores e 100 sonegadores.

    O que acham?

  • O lance é que a primeira informação não tem como ser verdade quando se leva em conta a segunda informação e o texto base.

    Suponhamos que o primeiro falou a verdade, logo teríamos 1 auditor e 199 sonegadores. Porém, o texto prévio diz que os sonegadores sempre mentem, então se o último da fila disse que o da frente é sonegador ele estaria falando a verdade e isso não é possível. Logo, fica claro mediante as informações concedidas e por impossibilidade lógica que o primeiro da fila só poderia estar mentindo sendo, portanto, um sonegador.

  • SÃO 100 AUDITORES E 100 SONEGADORES.. FILA COMPOSTA POR 200 PESSOAS. MESMO A PRIMEIRA NEGANDO SER SONEGADORA, O NÚMERO DE SONEGADORES CONTINUA O MESMO... A,S,A,S,A,S,A,S,A,S,A,S,200

  • No exercício de suas atribuições profissionais, auditores fiscais sempre fazem afirmações verdadeiras, ao passo que sonegadores sempre fazem proposições falsas. considere: 

    A primeira pessoa da fila afirma que todos os que estão atrás dela são sonegadores. (sonegador disse isso o que é mentira)

     

    Todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora. (auditor disse isso o que é verdade)

    S A S A S A S A S A S A S......

    F V F V F V F V F V F  V  F.......

  • https://www.youtube.com/watch?v=wmIrigLEbdw 50 minutos

  • Tem nada de lógico nessa questão.

  • Obrigada Mateus Sá!

  • Quero saber cadê o vídeo do professor explicando cada questões.

  • Ainda não entendi essa questão, alguém pode explicar?

  • Intercalação de auditor e sonegador sendo o primeiro da fila sonegador.

  • O que irá diferenciar na questão é que todos falam que "As pessoas da fila afirmam que a pessoa que está IMEDIATAMENTE A SUA FRENTE é sonegadora, ou seja se os 199 fossem sonegadores, teríamos todos os sonegadores falando a verdade. logo GABARITO LETRA C

  • Eu errei a questão, mas percebi que poderia ser resolvida com o seguinte raciocínio:

    O primeiro, que falou que todos os demais são sonegadores, está mentindo, pois o comando da questão afirma que a fila é formada por auditores e sonegadores, desta forma, não haveria somente 1 auditor.

    Sendo ele um sonegador, já que estaria mentindo, a primeira pessoa de trás que o apontaria como sonegador, estaria falando a verdade, assim, ele seria um auditor. O que estivesse atrás deste, quando afirmasse que ele seria um sonegador, estaria mentindo, sendo então, um sonegador e assim por diante.

    No final, um sempre estaria mentindo e outro falando a verdade, assim metade seriam sonegadores e metade auditores.

    A resposta corretar termina por ser 100.

  • Pablo Reis, tudo bom? A questão fala "Todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora."

    Seguindo o pensamento que vc apresentou (o primeiro da fila é auditor e todos os demais são sonegadores, então 1A e 199S), os próprios sonegadores estariam afirmando que o são.

    Ex: o 3º falou que o 2º é sonegador, e de fato é.

    Neste raciocínio, ele disse a verdade, mas conforme a questão, sonegadores mentem, logo não haveria como ter uma sequência de 199 sonegadores.

    Pensei dessa forma, qq coisa, avisem-me.

  • O que não consigo me conformar na questão é que mesmo considerando a primeira afirmativa como falsa (então a primeira pessoa da fila estaria mentindo e seria um sonegador), quando consideramos a segunda afirmação "TODAS as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa imediatamente à sua frente é sonegadora" como VERDADEIRA, estaríamos dizendo que TODAS as demais pessoas da fila falam a VERDADE e sendo assim, teríamos 199 AUDITORES, visto que todos estariam falando a verdade (o que ainda sim seria contraditório, porque mesmo falando a verdade, estariam mentindo, visto que não haveria sonegadores dentre essas 199 pessoas). Por isso não consegui chegar a uma conclusão. Se alguém puder me ajudar, agradeço kkkkk!

  • gab C...

    direto no comentário do ronaldo resende

  • Galerinha!Questão ótima do Cespe UNB.Separa os candidatos que realmente vão lutar pela vaga dos que só estão para fazer número no certame.

    Entao,turma  a parada é a seguinte:A primeira pessoa ,OBRIGATORIAMENTE ,será um sonegador,pois se ela estivesse dizendo a verdade e as demais pessoas da fila só confirmando o que ela disse ,logo teríamos 200 auditores nessa situação  e detalhe os sonegadores sempre mentem ,como então que os outros sonegadores estarão entregando a si mesmo como sonegadores .

  • Só lembrando que a questão está trabalhando com a negação das proposições categóricas: TODO e ALGUM

  • Gab.: C

    1º modo.

    Vamos analisar a questão de forma simples e direta. A primeira pessoa da fila mente pelo simples fato de que ela fala que todos atrás dela são sonegadores, ou seja, 199 sonegadores? não pode haja vista que questão afirma que há "AUDITORES", ou seja, há vários e não apenas um auditor, então ele é um mentiroso, ele é um Sonegador.

    Como o Auditor fiscal apenas fala a verdade, logo, o segundo da fileira é um auditor fiscal, haja vista o da frente é um sonegador e o na questão ele afirma que o da frente é um sonegador.

    Dessa forma podemos observar que a fila se forma da seguinte forma. (A - auditor; S - Sonegador)

    S - A - S - A - S - A - S - A - S - A - ...(em uma fila com 10 pessoas há 5 sonegadores e 5 auditores, logo há 100 sonegadores ao total).

    2º modo.

    O segundo modo faz a comprovação de que o primeiro da fila não pode ser um auditor.

    Se o primeiro da lista for auditor o resto todo será sonegador, haja vista que auditor fala a verdade, e se o segundo for sonegador, e o sonegador apenas mente, então ele apontaria para o da frente, o 1, e ele realmente mentiria, pois ele é um auditor, porém se o 3 terceiro falar que o segundo é um sonegador ele já não mentiria, mas sim falaria a verdade, então não tem como. Logo há 100 sonegadores e 100 auditores.

    A - S - S - S - S - S - S - S - S - S - S - S - S - S - S - S - S - S - S - S - S - .....

    é Galera, aqui estudando em casa eu faço de boa, mas na prova eu deixaria em branco, com certeza.

  • explicação que me fez entender: Ronaldo Rezende. simples, direta na minha opinião.

  • Se dividir em duas filas com 100 A e 100 S, então como a questão pede a quantidade de sonegadores, logo a 1 falou que todos que estavam atrás eram S e todas (99) afirmaram que a pessoa imediatamente a sua frente era sonegadora....99+1=100

    Achei mais fácil assim e acertei !

  • Eu entendi dessa forma.

    A primeira coisa a saber é:

    SONEGADORES = MENTIRA

    AUDITORES = VERDADE

    Irei representar parte da fila da primeira posição por em diante por Letras, para facilitar o entendimento: o 1° da fila é A, seguido, respectivamente, por B, C, D..... Temos:

    A , B , C , D , E , F ...

    A primeira informação é "A primeira pessoa da fila afirma que todos os que estão atrás dela são sonegadores".

    Se considerarmos essa 1° informação como verdadeira, então A fala a verdade , o que o tornaria um AUDITOR, e todos os que estão atrás dele seriam SONEGADORES, portanto, MENTIROSOS.

    A segunda informação é "Todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora"

    Nesse momento as informações entram em conflito.

    Por exemplo, se C (SONEGADOR com base na 1° informação) fala que o que está na sua frente (B) é sonegador, o C está MENTINDO. Então B não seria um SONEGADOR, mas sim AUDITOR. No entanto, isso vai de encontro com a afirmação de A, que diz que todos atrás dele são SONEGADORES (Use esse mesmo raciocínio para os próximos da fila: D, E, F ...

    EXEMPLIFICANDO:

    D (SONEGADOR, com base na 1° informação) mente ao dizer que C é SONEGADOR, portanto, C é AUDITOR. Mas C não pode ser AUDITOR, porque A disse que todos atrás dele são SONEGADORES.

    E (SONEGADOR, com base na 1° informação) mente ao dizer que D é SONEGADOR, portanto, D é AUDITOR. Mas D não pode ser AUDITOR, porque A disse que todos atrás dele são SONEGADORES.

    O erro seria que ao considerar a 1° informação como verdadeira, quase todos (exceto o último da fila) que estão atrás de A seriam SONEGADORES e AUDITORES ao mesmo.

    Por isso A não pode ser AUDITOR, porque o que ele fala não pode ser uma verdade. Então ele tem que ser um SONEGADOR.

    Agora considerando 2° informação verdadeira, podemos começar com o ultimo colocado da fila, o 200. Assim, ele diz a verdade ao informar que o 199 é SONEGADOR. Sendo o 199 SONEGADOR, ele mente ao dizer que o 198 é SONEGADOR, portanto, o 198 é AUDITOR, e assim sucessivamente.

    Com isso, temos 100 AUDITORES e 100 SONEGADORES.

  • Temos que supor duas hipóteses. São elas:

    1º hipótese: a frase 1 como falsa.

    A frase 1 diz que "a primeira pessoa da fila afirma que todos os que estão atrás dela são sonegadores."

    Se é falsa, então, a primeira pessoa da fila é um sonegador, enquanto as demais "seriam auditores".

    Porém, sabemos que sonegadores mentem. E se é verdade que quem falou a frase 1 foi um sonegador, então é mentira que TODOS que estão atrás são auditores. Mas se a fila é composta por auditores e sonegadores (o enunciado da questão diz), necessariamente, os que estão atrás são auditores e sonegadores.

    Se na fila tem auditores e sonegadores, e se quem falou a frase 2 foi um auditor, e auditores falam a verdade, é verdade que quem está à sua frente é um sonegador.

    Se um sonegador falar a frase 2, e sonegadores mentem, compreendemos que quem está à frente do sonegador é um auditor.

    Então, sempre será um sonegador e um auditor, alternativamente. Auditores falando a verdade (então, sonegadores à sua frente), e sonegadores falando a mentira (logo, auditores à sua frente).

    As informações se completam, então, consideramos a hipótese 1.

    Logo, serão 100 sonegadores e 100 auditores, e chegaremos na resposta correta da questão.

    2º hipótese: a frase 1 como verdadeira.

    Se a frase 1 é verdadeira, então dizemos que o primeiro da fila é auditor, enquanto o restante é sonegador.

    A frase 2 diz que "todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora".

    Levando em consideração que quem está falando a 2º frase é um sonegador (já que a frase 1 é verdadeira) e sonegadores mentem, então a pessoa que está imediatamente à frente do sonegador que disse a frase, é um auditor. (Se é mentira que está na frente um sonegador, só pode ser um auditor, pois a fila é composta de auditores e sonegadores.)

    Se considerarmos essa hipótese, vemos que as informações não batem. Uma frase contraria a outra. Não pode o auditor ser o primeiro da fila e o restante sonegador, se na frente dos sonegadores, ao longo da fila, tem um auditor.

    Então, descartamos a hipótese 1.

  • raciocinei da seguinte forma:

    Poderia ficar da seguinte forma:

    1ª pessoa falou a verdade e a 2ª proposição é verdade =0 sonegadores , mas a questão fala que são auditores e sonegadores (no plural)

    1ª pessoa falou a verdade e a 2ª proposição é mentira =199 sonegadores , mas são auditoRES ( >1) e sonegadoRES (>1).

    1ª pessoa mentiu e 2ª proposição é verdade =199 sonegadores , mas auditoRES(>1) e sonegadoRES (>1).

    1ª pessoa mentiu e a 2ª proposição é mentira=???????????? (ESSA É A QUE QUEREMOS)!!!

    Sabemos que a primeira pessoa é sonegadora e mentirosa , então nem todo mundo atrás dela é sonegador , pois a negação de TODO é ALGUM .

    As demais pessoas disseram que todos que estão imediatamente a sua frente é sonegador , mas a única pessoa que pode dizer isso é a 2ª pessoa da fila , logo ela disse a verdade , então a 2ª pessoa é auditor , logo a 3ª está mentido , então a 4ª disse a verdade ,

    5ª mentiu , 6ª disse a verdade, 7ª M , 8ª V .......

    1 mentiu

    2 verdade

    3 mentiu

    4 verdade

    5 mentiu

    ...

    È isso galera!

  • Caberiam duas respostas, mas existe a "melhor" resposta.

  • Auditor -> Sempre fala a verdade

    Sonegador -> Sempre mente

    Auditor = 0;

    Sonegador = 1;

    auditor ou sonegador = 0 U 1

    1 pessoa - Todos posteriores são sonegadores (Informação falsa)

    199 pessoas - O que está a minha frente é sonegador (Informação verdadeira)

    Teste de mesa*: 200 auditor , 199 sonegador, 198 aud, 197 son, 196 aud... Assim sendo, todos os números ímpares falam a mentira e todos os números pares falam a verdade;

    Números terminados em 1,3,5,7,9 serão sonegadores;

    Números terminados em 0,2,4,6,8 serão auditores;

    Conclusão: Se a metade fala a verdade (auditor) e a outra metade fala mentira (sonegador)

    Então:

    200 / 2 = 100

    Nessa fila tem 100 sonegadores!

    Resposta:. LETRA C

  • Wagner arrasou no comentário, parabéns amigo..

  • Gabarito: ERRADO

    Melhor explicação: comentário do Wagner Sigales

    Obs: é o comentário com mais curtidas.

  • 50;00 mim primeira é sonegadora

    youtube.com/watch?v=wmIrigLEbdw

  • Bem, se o primeiro da fila estiver falando a verdade (que todos os demais são sonegadores), os outros também estarão (uma vez que os que estão à frente são sonegadores). Porém, sonegador apenas mente e não pode falar a verdade. Com base nisso, se é verdade que todos os que estão imediatamente à frente são sonegadores, temos, necessariamente, um fiscal falando isso. Logo, temos um fiscal intercalado com um sonegador. A partir daí, a conta fica fácil: se temos uma fila com 200 pessoas, e um fiscal está necessariamente intercalado com um sonegador. Temos metade de um e metade de outro: 100 fiscais e 100 sonegadores.
  • entendo,mas discordo. o primeiro afirma que todos atras sao sonegadores uai

  • Melhor comentário é o do Wagner Sigales, e para complementar o primeiro da fila será sonegador, ele fala que todos atrás deles são sonegadores, ele mente pois atrás dele tem tanto sonegadores como auditores.

  • Só tenho algo a dizer sobre essa questão:

    "É você, Satanás?"

  • Bem elaborada. Li rápido e errei a questão. lendo com calma não erra!

  • SÃO 200.......SE DIVIDEM, UM CULPA O OUTRO, ENTÃO TEÓRICAMENTE SÃO 100...................AVI MAE, ERREI KKKKKKKKKK LI RÁPIDO................................OOOO TREM, MESMO COM UMA IMENSA DIFICULDADE EU NÃO VOU NUNCA DESISTIR RSRSRSR

  • Essa questão não depende só de teoria, quando o primeiro diz que todos que estão atras dele são sonegadores vc percebe que ele ta mentindo, pois todos os outros falam que os que estão na frente deles são sonegadores e sonegador não fala verdade no minimo tem um auditor, se o primeiro não fala verdade logo o segundo é um auditor pois ele diz que quem estar na frente dele e uma sonegador logo ele fala a verdade, como sabemos que o segundo é um auditor e o 3 diz que ele é um sonegador nos sabemos que ele e um sonegador pq esta mentindo, dai em diante segue um padrão intercalando um auditor e um sonegador, como são 200 basta dividir por 2.

  • LETRA C

    O enunciado afirma que formou-se uma fila 200 pessoas constituídas por sonegadores e auditores (palavra auditores está no plural, logo não pode ter apenas 1 auditor).

    Questões como está temos sempre que considerar como ponto de partida uma afirmação verdadeira.

    Considerando que o 1º da fila é auditor (sempre diz a verdade) logo, todos os demais (199) serão sonegadores e teríamos apenas 1 auditor. (Se essa fosse a resposta, seria passível de anulação da questão).

    Vamos para a segunda opção.

    Considerando que o último da fila seja auditor (sempre diz a verdade) logo, (conforme enunciado) o que está imediatamente a sua frente é sonegador (sonegador sempre o que diz é falso) logo, o que está imediatamente a sua frente é auditor.

    Portanto, teremos uma fila em que o último é auditor e o que está a sua frente é sonegador, que por sua vez que está na sua frente e auditor e assim sucessivamente até chegar no primeiro.

    100 (metade) auditor

    100 (metade) sonegador.

  • O primeiro da fila está mentindo porque é impossível todo o restante da fila ser sonegador. Sonegadores só mentem, certo? Então como que todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora? Teríamos sonegadores falando a verdade, percebe?

    Partindo disso, temos 1 sonegador e 1 auditor. Se o primeiro mentiu, é sonegador. O segundo então, é auditor, pois falou que o que está a sua frente é sonegador e isso procede.

    200/2 = 100

  • Quem ai desenhou a fila na hora da prova e acertou essa bagaça kkkk

  • NUNCA DESISTA !!!!!!!

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/IBFsH7HaX74

     

    Professor Ivan Chagas

    Gostou? Doe: https://pag.ae/blxHLHy

  • Assistam o vídeo que o colega Mateus indicou.

  • Puxa que questão complicada, resolvendo aqui é fácil né galera.

    Por eliminação, como a fila é formada por auditores e sonegadores, aí já exclui a letra A, D e E.

  • comentario do prof Ivan Chagas. Perfeito!!!!

    https://youtu.be/IBFsH7HaX74

  • 1°: sonegador (é sonegador, logo, mente! + logo, todos os 199 atrás dele são auditores!)

    199: auditores (logo, falam a verdade, logo são auditores + logo, o 1° é sonegador, que mente)

    A questão também possui esse raciocínio e essa resposta. (2 respostas) ?

  • Gabarito: letra C.

    O problema maior era na interpretação do enunciado. "A primeira pessoa da fila afirma que todos os que estão atrás dela são sonegadores. Todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora".

    Temos duas hipóteses.

    Hipótese 1: o primeiro da fila era Auditor.

    A, SASASASASASA...

    Hipótese 2: o primeiro da fila é Sonegador.

    S, ASASASASASAS...

    Arrematamos porque em ambos casos a proporção é de 1 Auditor para 1 Sonegador, isto é, 50%.

  • Não concordo.

    No enunciado diz: "A primeira pessoa da fila afirma que todos os que estão atrás dela são sonegadores"

    Logo, somente o primeiro é Auditor pois ele fala verdade e TODO o restante (199) são Sonegadores.

  • Eu resolvi esta questão analisando pelo último da fila. Vamos lá...

    Se a posição 200 for um auditor (sempre fala a verdade), a pessoa a sua frente seria um sonegador, conforme enunciado da segunda afirmação, e este sonegador, por sua vez, sempre mente, e ao afirmar que a sua frente existe um sonegador, na verdade existe um auditor. Ficaria intercalado na ordem de trás para frente -> ASASASA...até o primeiro colocado, que seria um sonegador. Chegando no primeiro colocado, o sonegador sempre mente. Logo a afirmativa que a primeira pessoa da fila diz que todos que estão atrás dela são sonegadores, não prospera.

    Se tomarmos como hipótese que a posição 200 é um sonegador, e esse sempre mente, a sua frente existe um auditor, que a frente deste existe um sonegador, novamente intercalando da última posição até a anteprimeira: SASASASA... até a primeira posição, que seria então um sonegador. Como este sempre mente, ele fala no enunciado que todos atrás dele são sonegadores, o que não é verdade. Logo, esta é a hipótese a ser analisada.

    Intercalando entre 1 sonegador e 1 auditor, teremos meio a meio, logo, 100 de cada um.

    Correta a alternativa C.

  • Primeiro da fila é auditor.

    Se ele afirma que o que está atrás é sonegador.

    E todas as pessoas da fila dizem que quem está a sua frente é sonegadora.

    Então temos intercalados, auditores e sonegadores.

    100 auditores

    e 100 sonegadores.

  • Claudineia, exatamente por essa frase devemos considerar que o primeiro da fila TEM que ser um SONEGADOR, as demais posições vão se alternando conforme os raciocínios expostos abaixo.

  • Olá pessoas!!

     

    Essa questão respondi analisando a partir da "Relação de Negação", na qual diz que: Todo "A" é "B" = Algum "A" não é "B".

     

    Logo, a primeira pessoa da fila afirma:

     

    ·    >>Todos os que estão atrás dela são SONEGADORES (todo A é B)

     

    Negação dessa afirmação pelo principio da "Relação de negação" ficaria:

     

    ·      >>Alguns que estão atrás dela na fila NÃO são SONEGADORES. (Algum A não é B).

     

    Isso mostra que, a primeira pessoa afirmou FALSAMENTE.

     

     

    A segunda afirmação também trás a mesma lógica quando afirma:

    ·     

    >> A pessoa que está imediatamente à sua frente é Sonegadora .

    >> A pessoa que está imediatamente à sua frente Não é sonegador

     

    Conclusão: Começamos com "F" e sabemos que alguns que estão atrás na fila são auditores, ou seja "V", fazendo uma intercalação ficará 50% para Auditor e 50% para Sonegadores, ressaltando que, o último será Auditor, o que prova que a pessoa a sua frente é Sonegadora, fazendo o processo inverso, termina com "F", o que mostra que a primeira afirmação é FALSA.

    F, V......

    S, A......

    Gabarito, Letra C.

  • Resolução:

    ·        Auditor – fala verdade

    ·        Sonegador – mente

    Vamos partir da ideia que a primeira pessoa da fila (P¹) é auditor.

      P¹ diz que P² é sonegador

       P² diz que P³ é sonegador, assim, sucessivamente.

    Logo temos:

           P¹ é auditor, fala a verdade e diz que: P² é sonegador. Logo:

                   P¹ é auditor

                  P² é sonegador

    P² é sonegador, sempre mente e diz que: P³ é sonegador. Logo:

           P² é sonegador

           P³ é auditor

    E assim, sucessivamente...

    Resultado:

    Logo temos a metade auditor e a outra metade sonegadores.

    Note que se você começar com P¹ sendo sonegador, também chegará a esse resultado.

           

  • QCONCURSOS CONTRATE UM PROFISSIONAL A ALTURA POR FAVOR!

  • O primeiro esta mentindo. Ele nao pode ser auditor, mas um sonegador por um simples motivo. Ha mais de um auditor entre os 200 e se ele disser que todos os que estao atras dele sao sonegadores, ele ta incluindo auditor nesse balaio. Logo, ele mente.

    O ultimo da fila(200) fala que o que esta imediatamente a sua frente eh sonegador. O q esta imediatamente a sua frente(199) fala q o q esta imediatamente 'a frente dele(198) eh sonegador. Como ele mente, o que esta na frente deleso pode ser auditor.

    E assim vai ate o incio da fila, quando o numero 2 afirma que o 1 eh sonegador.E, como vimos, esta certo.

    Questao muito simples que requer um pouco de atencao e raciocionio.

  • Resolvi assim...

    Se a primeira pessoa disse que atrás dela tem apenas sonegadores já podemos perceber que ela mentiu, pois a questão diz que a fila é formada por auditores (plural) e sonegadores (plural), e não de auditor (singular) e sonegadores.

    E as pessoas atrás do sonegador disseram que quem está a sua frente é sonegador. A segunda pessoa da fila disse a verdade, logo esta segunda pessoa da fila é um auditor. Então é só desenvolver o raciocínio pra perceber que metade é de sonegadores e metade de auditores.

    Deu certo assim.

  • Mário Diego, você negou o "todo" com ele mesmo, que não é adequado. Se o 1º é sonegador e disse que todos os demais são sonegadores, a negação disso, então, é que algum/existe 1/pelo menos 1/ dos que estão atrás dele não é sonegador e não necessariamente que todos são auditores.

    Pensei com o mesmo raciocínio do Vrll Leonardo.

  • Todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora.

    ALGUMAS ( PELO MENOS ) DEMAIS PESSOAS DA FILA AFIRMAM QUE A PESSOA QUE ESTÁ IMEDIATAMENTE À SUA FRENTE NÃO É SONEGADORA.

     

    OBS: NEGAÇÃO

  • não entendi até agora
  • pensei assim:

    o enunciado diz que auditores fiscais sempre falam a verdade ; e sonegadores sempre falam mentiras.

    Logo: se a pessoa da primeira fila fala que todos são sonegadores - no caso de ser verdade, então haveria só um fiscal na fila, sendo este o primeiro, e o restante sonegadores... ( mas o enunciado diz auditor fiscais no plural,sendo assim descartei a possibilidade de haver 199 sonegadores.

    todos afirmam que a pessoa imediatamente à sua frente é sonegadora- pensei assim, no universo do todos , há auditor fiscal e sonegadores , então aqui haveria mais chances de estar correta, pois o auditor fala a verdade e sonegador mentira, então estaria a possibilidade de estar intercalado auditor e sonegador , todos afirmando que quem está imediatamente a sua frente é sonegador, apenas os auditores estarim falando a verdade, então como são 200, o correto que seja 100 sonegadores.

  • 1ª afirmação: A questão diz que a fila é composta por sonegadores e fiscais

    2ª afirmação: A questão diz que os sonegadores mentem e os fiscais dizem a verdade.

    o 1º da fila diz que todos os demais são sonegadores (contradiz a 1ª afirmação), então é mentira, logo o 1º é um sonegador.

    Todos os demais dizem que a pessoa logo a sua frente é sonegadora. Já sabemos que o 1° é sonegador, então se o 2° diz que o 1º é sonegador, ele está falando a verdade, logo é um fiscal.

    Continuando no mesmo raciocínio, o 3º diz que o 2º é sonegador, mas sabemos que o 2º é fiscal, logo o 3º mentiu, sendo então um sonegador.

    Essa lógica nos levará a observar que sonegadores e fiscais estão intercalados, então temos metade sonegadores e metade fiscais.

  • werllem viana da silva, eu humildemente discordo do teu raciocínio, porque se o primeiro da fila disser que os demais são sonegadores, ainda assim teríamos auditores e sonegadores (1 + 199), então não havia uma contradição...

    Como eu raciocinei....

    Se "a primeira pessoa da fila for um auditor", então os outros 199 serão sonegadores"...

    Nesse caso, utilizei a tabela verdade...

    se o primeiro for um aditor, ele fala a verdade (pq os auditores sempre falam a verdade) - VALOR LÓGICO (V) e pelo comando da questão os demais mentem (sonegadores) ... - VALOR LÓGICO (F)

    Estamos diante de um V - F no Se... E ai a proposição seria FALSA, portanto, para que a proposição seja VERDADEIRA, necessariamente temos que ter como primeiro da fila um SONEGADOR.... e portanto, a 2 proposição é verdadeira...

    ai é só seguir o raciocínio...

    200 auditor afirma que o 199 é sonegador que é uma verdade, o 199 por sua vez afirma que o 198 é sonegador que é uma mentira.... logo a conclusão é que metade da fila é composta por sonegadores!

    A explicação é muito mais difícil do que o entendimento... espero ter ajudado!

  • Professor Ivan Chagas, como sempre, arrebentando nas explicações.

    (procurem o comentário dele)

  • Prof. Ivan Chagas

    28 de Julho de 2019 às 20:01

    Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/IBFsH7HaX74

  • A S A S A S A ... ... S A S A S

    100 AUDITORES E 100 SONEGADORES.

  • Gabarito: C.

    Questão excelente!

    Pensei da seguinte forma:

    Tenho 200 pessoas na fila, a qual possui sonegadores e auditores fiscais.

    200 sonegadores descarta-se de imediato pois fere o próprio enunciado, assim como 0 sonegadores.

    Considerando que a afirmação feita pelo primeiro da fila fosse verdadeira, nós teríamos apenas um auditor fiscal, o que vai contra o enunciado pois ele garante que há mais um auditor ao utilizar do plural auditoreS.

    Até agora, descartamos as hipóteses A, D, E.

    Analisando a afirmação de  que todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora. Nós poderíamos montar uma sequência, considerando: S quem sonega e AF quem é auditor fiscal. Ficaria então:

    (AF, S, AF, S, (...)). Como temos 200 pessoas na fila, isso implica que 100 sejam sonegadores e 100 sejam auditores fiscais, indo de encontro ao gabarito que é a letra C.

    Bons estudos!

  • O aluno pede comentário do professor e o Q concursos manda vídeo com o Tiago Nunes ¬¬ Pior professor do q concursos

  • Na tranquilidade de casa, demorando 20 min p resolver a questão é tranquilão. Quero ver no dia da prova, com a pressão do tempo e mais 70 questões pela frente.

    O lance é tentar resolver o máximo de questões mesmo, pra tentar diminuir o grau de surpresa na prova. Uma dessas ai de novo não vai me pegar, já estou vacinado!!!!

  • GAb C

    Fui exatamente na lógica de Djalma da Costa Souza.

    Se existem 200 pessoas compostas por auditores e sonegadores, sendo que na 1ª fila é composta por auditores e na 2ª por sonegadores

    Nos números ímpares: auditores

    Números pares: sonegadores

    e pra confirmar a informação "Todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa (auditores) que está imediatamente à sua frente é sonegadora"

    Então ficará dividido em 100 auditores e 100 sonegadores.

  • o primeiro da fila disse que todos atras dele sao sonegadores. a questao fala que a fila é formada por fiscais e sonegadores, no plural, logo nao pode ter só um. A partir daí, o de tras dele disse que ele é sonegador. Isso é verdade, logo, trata-se de um fiscal. Aí assim vai. meio a meio. 100 de cada.

  • Tiago Nunes o pior professor do Qconcursos

  • Linda questão. Errei, mas valeu.

  • Galera, vou tentar explicar de forma didática, espero poder ajudar.

    O primeiro passo é identificar as premissas do problema. Vamos lá!

    Premissa 1: Sonegadores sempre mentem e Auditores sempre falam a verdade.

    Premissa 2: 200 pessoas na fila

    Premissa 3: O primeiro da fila afirma que todos os que estão atrás são sonegadores

    Premissa 4: Os demais afirmam que a pessoa que está imediatamente à frente é sonegadora.

    Em problemas assim, gosto sempre de tentar ilustrar a situação. Tentar se colocar na situação. Então criarei uma fila reduzida de 10 pessoas para tentarmos identificar o problema:

    ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

    (Imagine que cada traço seja uma pessoa na fila)

    Se considerarmos que o primeiro da fila é auditor, conforme a premissa 3, a fila teria que ficar assim:

    S S S S S S S S S A

    Observem que a fila em cima iria de encontro à premissa 4, pois, como sonegadores fazem afirmações falsas, e eles estariam afirmando que a pessoa da sua frente é sonegadora, conclui-se que a pessoa à frente de um sonegador sempre será um auditor. Na fila acima existem sonegadores na frente de sonegadores, o que a invalida.

    Sendo assim, temos que a primeira pessoa da fila é necessariamente um SONEGADOR.

    ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ S

    Sendo a primeira pessoa da fila um sonegador, conforme premissa 1, se ele fala que todos que estão atrás dele são sonegadores, a negação disso é que NEM TODOS que estão atrás dele são sonegadores, ou que pelo menos um não seja.

    Agora vamos encontrar a segunda pessoa da fila.

    Observem, que segunda pessoa da fila, só pode ser uma auditora, pois quem tá atrás afirma que quem está na frente é sonegador, e já que o primeiro é realmente um sonegador, então esta pessoa está falando a verdade. Se quem fala a verdade é auditor, temos uma fila assim:

    ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ A S

    Preenchendo a fila completa.

    Agora, basta preencher a fila completa com base nas premissas 1 e 3 e nas informações que já temos. Atrás do auditor será quem? Um sonegador! Já que, conforme dizemos acima, na frente de um sonegador só pode ter um auditor! E atrás de um sonegador, também já vimos que só pode ser um auditor.

    ENTÃO:

    A S A S A S A S A S

    Observem que metade da fila é composta por sonegadores, e a outra metade por auditores.

    Em uma fila com 200 pessoas, se metade são sonegadores, significa dizer que a fila possui 100 SONEGADORES!

    GABARITO: C

  • A questão é simples, só temos duas opções: Uma verdade e uma mentira, logo basta dividir o total por 2. 100. Só que tem um porém, isso é um raciocínio em uma questão, na hora da prova da até medo de assinalar.

  • Todos os sonegadores mentem, logicamente, quando o enunciado diz que "todas as pessoas dizem que a pessoa imediatamente à sua frente é sonegadora" é mentira quando os sonegadores falam, e é verdade quando os auditores falam.

    Sendo assim, seria um sonegador (mentindo - pois a sua frente está o auditor) - um auditor (falando a verdade pois a sua frente está o sonegador).

    Neste caso,

    A fila é composta por 100 sonegadores e 100 auditores.

  • A extrapolação da questão, ela deveria deixar implícito que os sonegadores mentiriam ou algo do tipo.

    A questão de ser classificada como sonegador, automaticamente não a classifica como uma pessoa mentirosa.

    Significado Sonegador --> que deixa de pagar fraudulentamente imposto devido

  • Observar a aplicação dos Princípios Fundamentais da Lógica Proposicional, ou seja, as Três Leis do

    Pensamento: Lei do Terceiro Excluído, da Não contradição e da identidade.

    Neste tipo de questão, temos apenas dois tipos de profissionais conforme o texto 1A10-I , logo será

    aplicado o método da experimentação, pois não sabemos qual o tipo de profissional, auditor ou sonegador,

    que se encontra na primeira posição da fila. Primeiro atribuiremos a primeira pessoa da fila que ele fale

    sempre a verdade (AUDITOR), então iremos realizar a análise; se houver alguma contradição, atribuiremos

    a primeira pessoa da fila que ele sempre fale mentira (SONEGADOR). Uma das hipóteses dará certo, de

    acordo com as leis do pensamento.

    Sendo assim temos:

    a) Atribuindo a Primeira pessoa da fila: Auditor - V (verdade), acreditaremos no que ele disser, pois fala

    verdade. Logo, a primeira pessoa ao falar que todos os que estão atrás dela são sonegadores, temos que

    inferir que realmente todos são sonegadores (mentirosos). A questão afirma que todas as demais pessoas

    da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora, ou seja, partindo do

    pressuposto que todas são sonegadoras ( mentirosas) iremos analisar a sua afirmação para garantir se não

    há uma contradição conforme o tipo de pessoas que elas são.

    Analisando: quando as pessoas que estão atrás da primeira pessoa afirmam que os que estão na sua frente

    são sonegadores, o mesmo entra em contradição, pois ele disse a verdade, pois todos que estão atrás do

    primeiro são sonegadores, conforme a declaração da primeira pessoa que é auditor (fala a verdade) e

    afirmou que todos os que estão atrás dele são sonegadores, assim, um sonegador não pode falar a verdade,

    conforme o princípio da identidade, um sonegador tem que dizer que outro sonegador é auditor, isto é,

    mentir e não falar a verdade. Dessa forma não podemos ter a primeira pessoa da fila sendo um auditor. A

    possibilidade da primeira pessoa ser auditora está inválida.

    b) Atribuindo a primeira pessoa da fila: Sonegador - F (mentira), pegamos o oposto do que ele diz,

    pois ele sempre mente, logo quando a primeira pessoa (sonegadora) diz que todos que estão atrás dele são

    sonegadores, podemos inferir que não são todos, e sim alguns, dessa forma teremos auditores atrás do

    primeiro da fila . Ao analisar a frase de alguma da pessoas que está atrás do primeiro, que diz: Todas as

    demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora, podemos

    concluir que, sendo a primeira pessoa sonegadora, a segunda tem que ser auditora, se a segunda pessoa

    é auditora, a terceira tem que ser sonegadora, se a terceira pessoa é sonegadora, a quarta é auditora, e

    assim sucessivamente.

    Dessa forma podemos ter a certeza que metade das pessoas que estão na fila são auditoras e a outra

    metade são sonegadoras. Como temos 200 pessoas, 100 auditores e 100 sonegadores.

    FONTE: Gran Cursos

  • Auditores não deveriam estar na fila. Quem vai na Receita regularizar o CPF, por exemplo, entra em fila, o funcionário que o atende não, pois está lá para atender.

  • Pensei muito, logo errei a questão.

  • Só pegar de trás pra frente:

    200 fala: O da frente é sonegador

    199 fala: O da frente é sonegador(como mente então o 198 é auditor)

    198 fala: O da frente é sonegador(fala a verdade)

    ...

    e assim vai até chegar no 1° animal da fila.

    Questão pra qualquer c o r n o queimar o chifre kkkkkkk

  • Fala galera... A resolução completa desta questão está no Canal Matemática com Morgado, no link abaixo !!! Espero que gostem :)

    https://youtu.be/OzZj9HNgjC4

  • Tentar explicar:

    200 pessoas ok

    a 1º diz que todas as outras são Sonegadores

    todas as outras dizem que a pessoa a sua frente é sonegadora.

    logo, se a 1º for auditora, não bate com a informação de todas as outras, ou seja, entram em contradição, assim:

    1º "A" e todas as outras "S", pegando a informação de todas as autras, não bate com a informação trazida pela 1º. desse modo, alguém está metindo.

    Porém, se afirmamos que a primeira mente, logo, todas as outras podem ser "S" ou "A" ,como também, "S" e "A". desse modo, se todas as outras também estiverem mentindo, temos uma fila de que a última pessoa seja "S" e a imediatamente a sua frente seja "A".

  • 1 SONEGADOR FALA A MENTIRA

    2 AUDITOR FALA A VERDADE

    3 SONEGADOR

    4 AUDITOR

    .

    .

    .

    .

    . 100 SONEGADORES

    100 AUDITORES

  • Errei. Burrice, mano!

  • O enunciado da questão usa "auditorES ficaIS", dando a entender que existe mais de um auditor na fila. Partindo dessa lógica, o primeiro da fila não pode ser auditor, pois caso fosse estaria mentido e de acordo texto base, vimos que os auditores não mentem.

    Por tudo isso, é possível concluir que o primeiro da fila é um sonegador e baseado na segunda frase, temos então metade da fila composta por sonegadores.

  • Sonegadores = sempre F

    Fiscais = Sempre V.

    A 1º pessoa da fila é Sonegador e a última é Fiscal. Vindo de trás para frente verás que as duas partes da alternativa se encaixam.

    A fila está intercalada 1 fiscal atrás de um sonegador.

    _________________________________200º

    " todos os que estão atrás dela são sonegadores" foi o sonegador quem falou isso, ou seja Mentiu.

    "todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente a sua frente é sonegadora." Foi o Fiscal quem falou isso.

    Resumindo, A fila começa de trás para frente, quando o fiscal fala que tem um sonegador IMEDIATAMENTE A SUA FRENTE (e não TODOS a sua frente) está falando a verdade. Quando o sonegador que está atras do fiscal fala que quem está a frente é sonegador está mentindo, pois é um fiscal que está. E assim se segue até o primeiro da fila de trás para frente.

    A fila tem um total de 100 sonegadores e Fiscais INTERCALADAMENTE.

  • melhor explicação

  • https://youtu.be/OzZj9HNgjC4

    gente, esse cara explica mil vezes melhor que o prof do QCconcursos. acessem lá.

  • Raciocinei assim:

    Supondo que a 1ª pessoa é auditora:

    1ª pessoa: "todos são sonegadores" (V -Auditor) - 2ª pessoa: "o da frente é sonegador "(F - Sonegador), 3ª pessoa: "o da frente é sonegador" (V - Auditor). - HOUVE CONTRADIÇÃO.

    Então, com o primeiro sendo sonegador, não vai haver contradição. 200/2 = 100 sonegadores.

  • Eu odeio essa questão hehehehhehehehehe

  • DE NOVO, EU NÃO LI O TEXTO ASSOCIADO!!

  • A princípio eu achei a questão bem complicada, mas graças aos comentários dos amigos deu para entender. Obrigado ao pessoal que nos ajuda respondendo as questoes <3

  • Esse professor explicando e ruim dms

  • LETRA C

  • primeiro perceba que entre a informação informada pela primeira pessoas em relação a todas as outras são contraditórias. pois se a primeira afirma que todos que estão atrás dela são sonegadores, comparando com a informação da ultima pessoas, percebe-se que a primeira pessoas vai acabar sendo sonegadora. assim a primeira pessoas não poderia está correta. agora, com a informação que todas as outros afiram que a pessoas imediatamente a sua frente é sonegadora temos o seguinte:

    200 (A) VERDADE ---> 199 (S) ESTE MENTE, LOGO A PESSOA A SUA FRENTE É 198 (A) ESTE FALA VERDADE ---> 197 (S) E ASSIM VAI...

    100 A

    100 S

  • 200/2= 100

    Letra: B.

  • Há duas hipóteses:

    a) Primeiro da fila ser auditor: se ele é auditor e fala que todo mundo nas suas costas é sonegador, isso seria uma verdade (ASSSS..S), porém se o sonegador sempre mente, a partir do terceiro haveria uma contradição, pois o terceiro chama o segundo de sonegador, mas como ele sempre mente deveria haver na verdade um auditor (ASAS...AS), mas isso é uma contradição, porque o primeiro disse que todos atrás dele são sonegadores. Descartada

    b)Primeiro ser sonegador: se ele é sonegador e e fala que todo mundo nas suas costas é sonegador, ele mente, de forma que temos duas possibilidades (SASA..SA) ou (SAAA..AA), porém o auditor fala sempre a verdade e se ele dise que o da frente é sonegador, a única solução possível é (SASA..SA), ou seja, metade sonegador e metade auditor.

  • se os sonegadores mentem, então quando diz que o da frente será sonegador, sempre uma pessoa estará mentindo.

  • Rapaz esse Gabriel Gonçalves é um gênio da Lógica Humana. Olha a Explicação do cara:

    Gabriel Gonçalves

    08 de Setembro de 2020 às 10:33

    200/2= 100

    Letra: B.

    Obrigado Gabriel Gonçalves. Melhor Explicação do Mundo.

  • Em 24/09/20 às 17:49, você respondeu a opção C. Você acertou!

    Em 10/01/20 às 17:40, você respondeu a opção D. Você errou!

    Em 26/04/19 às 23:10, você respondeu a opção D. Você errou!

    Em 17/02/19 às 21:27, você respondeu a opção E. Você errou!

    Evolução .... Não desista NUNCA !!!!

  • Uai...

    Se a primeira fosse um auditor, ele não diria que TODOS os outros são sonegadores.

    Ele diria: Nem todos os que estão atrás de mim são sonegadores.

    Partindo daí vc percebe que fica assim S (sonegador) A (auditor)

    S A S A S A S A S A...

    100 / 100

  • Não aguento mais errar essa questão! E se brincar e cair exatamente essa questão na prova é capaz de eu errar de novo

  • Fila formada por auditoreS e sonegadoreS. O primeiro mentiu, pois não pode haver apenas um auditor, logo, ele é sonegador. Percebe-se, pelo contexto da questão, que o segundo fala a verdade, o terceiro mente, o quarto também fala a verdade, e assim vai alternando entre mentiras e verdades. É uma fila com 200 pessoas, assim, podemos concluir que são 100 auditores e 100 sonegadores.

  • Eu não sei vcs, mas no dia de estudar RL eu fico com uma dor de cabeça danada...

  • Muito boa Questao , parabéns !!!!

  • Se esse Thiago nunes for professor em sala de aula igual é na correção do QC nenhum aluno dele vai ser aprovado, pqp kkkk

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/HZ2mn1XhgVk

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • EU USEI A SEGUINTE LÓGICA PRA ACERTAR ESSA QUESTÃO

    Em uma audiência para tratar de autuações, formou-se uma fila de 200 pessoas, constituída apenas de auditores fiscais e sonegadores. A primeira pessoa da fila afirma que todos os que estão atrás dela são sonegadores. Todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora.

    SE NO PRIMEIRO PERÍODO, O ENUNCIADO CONSTA QUE SÃO 200 PESSOAS, E O AUDIT. E OS SONEG. ESTÃO NO PLURAL, VOCÊ JÁ PODE ELIMINAR AUTOMATICAMENTE: A, D, E. OLHANDO PARA ÚLTIMO PERÍODO NOTA-SE QUE "demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora". BOM, SE TODOS NÃO PODEM SER SONEGADORES, METADE É, ENTÃO ARRISQUEI NA C.

    GAB: C

  • VOU TENTAR EXPLICAR MEU RACIOCÍNIO

    1º - SE A PRIMEIRA PESSOA DA FILA FOR UM SONEGADOR, SABEMOS QUE ELE ESTÁ MENTINDO

    • Portanto, atrás dele não tem somente SONEGADORES e sim FISCAIS + SONEGADORES

    2º TODAS AS PESSOAS ATRÁS DISSERAM QUE A SUA FRENTE TEM UM SONEGADOR

    • Portanto, atrás do primeiro que disse que a mentira da primeira frase existe um FISCAL
    • Assim sucessivamente ate fechar 200 pessoas, ou seja, 100 de cada

    SE VC PENSASSE QUE O PRIMEIRO QUE DISSE A FRASE ERA UM FISCAL

    • o Fiscal não mente, portanto, ocorre uma incoerência, porque se todos atras do fiscal são sonegadores e todos que estão atras do primeiro disseram que a sua frente tem um sonegador, estariam dizendo a verdade e contrariando o enunciado.

    pessoal, pensei assim e acertei, tentei ajudar!

  • Em 09/02/21 às 18:16, você respondeu a opção C. , uma cagada desse eu não dou no dia da prova, kkkk

  • Gente.... fiz assim.

    COMO A FILA É COMPOSTAS DE AUDITORES E SONEGADORES, NO PLURAL, Então o primeiro da fila mente, pois ele diz que todos atrás são sonegadores, logo ele é sonegador. Se o primeiro é sonegador, o segundo falou a verdade ao dizer que o primeiro era sonegador, logo o segundo é auditor Se o segundo é auditor, o terceiro mentiu, logo o terceiro é sonegador. SE O TERCEIRO É SONEGADOR, O QUARTO FALOU A VERDADE (AUDITOR), O QUINTO MENTIU (SONEGADOR) E ASSIM POR DIANTE . PORTANTO A METÁDE DOS DA FILA SÃO AUDITORES E METADE SONEGADORES.

    Resposta:100

  • A primeira afirmação não pode ser verdadeira, visto que a fila e formada por auditore(s) plural, e auditores sempre dizem a verdade, logo a afirmação não pode ser verdadeira de que todos os demais são sonegadores

  • A fila é formada por Auditores e Sonegadores no plural.

    A primeira afirmação não pode ser verdade, porque senão seria somente 1 Auditor.

    Então levei em conta que a segunda afirmação é verdade, ou seja a metade é sonegador.

  • Não é possível que haja somente 1 auditor e 199 sonegadores.

    Sabendo que um sonegador necessariamente faz proposições falsas e que as todas as pessoas que estão atrás da primeira da fila disseram que a pessoa da frente é sonegadora, se todas essas 199 pessoas fossem sonegadoras, somente a pessoa logo atrás da primeira da fila estaria mentindo e todas as outras 198 estariam falando verdades, visto que elas estariam confirmando que a pessoa da frente delas é sonegadora.

    A única hipótese possível para que seja possível que fiscais estejam falando a verdade e sonegadores estejam mentindo é se sonegadores e fiscais estiverem intercalados na fila.

  • Que questão divertida!

    -Se o 1º estivesse falando a verdade, então todo mundo atrás dele seria sonegador. Mas nesse caso haveria na fila alguns sonegadores dizendo que há sonegadores na fila, o que seria impossível, pois sonegadores só dizem mentiras. Concluímos então que a afirmação do 1º só pode ser mentira. O 1º da fila é sonegador.

    -Já que o 1º é sonegador, o 2º da fila (que aponta para o 1º e diz que ele é sonegador) está dizendo a verdade. O 2º da fila é auditor.

    -O 3º da fila diz que o 2º é sonegador, então o 3º está mentindo - logo, o 3º é sonegador.

    -O 4º da fila diz que o 3º é sonegador, então o 4º está dizendo a verdade - o 4º é auditor.

    -E assim sucessivamente. Os que estão em posição ímpar serão sonegadores, os que estão em posição par serão auditores. Ficou meio a meio. Como são 200 pessoas na fila, serão 100 sonegadores (nas posições ímpares) e 100 auditores (nas posições pares)

  • LETRA C

    SONEGADOR, AUDITOR

    200/2 =100

  • Premissas:

    • 200 pessoas em fila
    • O primeiro afirma que todos os que estão atrás são sonegadores
    • Todos os demais afimam que o que está imediatamente à sua frente é sonegador
    • Auditor sempre fala a verdade. Sonegador sempre fala mentira.

    O primeiro da fila pode ser um Auditor ou um Sonegador.

    1º cenário - o primeiro da fila é Auditor

    Considerando que o auditor sempre fala a verdade, teríamos uma fila assim:

    A S S S S S....

    Perceba que essa situação é incompatível com a segunda afirmação de que (todos os demais afirmam que o que está imediatamente à sua frente é sonegador, pois se assim fosse, o sonegador estaria falando a verdade).

    Por essa razão, o 1º cenário não é possível.

    2º cenário - o primeiro da fila é Sonegador

    Considerando que o sonegador sempre mente, não é verdade que todos os que estão atrás dele são sonegadores.

    Partindo da segunda afirmação (todos os demais afirmam que o que está imediatamente à sua frente é sonegador), percebemos que não é possível que todos sejam auditores, pois sempre falam a verdade. O único cenário possível seria algo assim: ......S A S A S A ..... Dessa forma, o auditor, falando a verdade, diria que o imediatamente à sua frente é sonegador e o sonegador, mentindo, diria que o imediatamente à sua frente é sonegador.

    Pois bem... já vimos que o primeiro da fila não é Auditor. Dessa forma, considerando que, de dois em dois, há um A (auditor) e um S (sonegador), essa filha se inicia com um S (sonegador) e termina com um A (auditor). É formada, portanto, por metade de sonegadores (100) e metade de auditores (100), totalizando as 200 pessoas.

  • Gostei da resolução do colega moacir. Bastante prática!!

    200/2 = 100. LETRA C.

    hehehe

  • https://www.youtube.com/watch?v=OzZj9HNgjC4

    único professor que eu conseguir entender essa questão.

  • Desde quando sonegar quer dizer que a pessoa está mentindo? Ela não poderia mentir sobre os impostos e falar a verdade nessa situação? Ou quem sonega imposto mente em todos os aspectos de sua vida?
  • Não creio que caiba duas respostas assim como alguns afirmam. Vejam: o primeiro da fila diz que todos são sonegadores, e todos os sonegadores falam mentira. Porém todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa na sua frente é sonegadora, caso ambas as afirmativas sejam verdades significa que os sonegadores estão falando a verdade, o que não é isso que acontece. Assim, o primeiro da fila é um sonegador e mente. Então para resolver a questão peguei uma amostra.

    primeiro da fila mente = sonegador

    o 2° = afirma que o 1° é sonegador (verdade) = auditor

    o 3° = afirma que o 2° é sonegador (mentira) = sonegador

    o 4° = afirma que o 3° é sonegador (verdade) = auditor

    fazendo uma regra de 3 utilizando essa amostra temos que a cada 4 pessoas 2 são sonegadoras, então a cada 200, 100 são sonegadoras.

  • Resolução

    Eu aqui vou tentar deixar minha contribuição, pra quem ou não entendeu o gabarito ou não tem acesso a ele, fica aqui a minha contribuição, eu comecei pensando que só haveria duas possibilidades, o primeiro ser um auditor, fala a verdade ou ser um sonegador, fala mentira então eu comecei analisando a primeira possiblidade que é ele ser um auditor, lembrando que eu não posso ignorar as condições dadas pela questão.

    Condições:

    • A primeira pessoa da fila afirma que todos os que estão atrás dela são sonegadores
    • Todas as demais pessoas da fila afirmam que a pessoa que está imediatamente à sua frente é sonegadora

    Analisando as possibilidades:

    1. possibilidade: o primeiro da fila ser um auditor, se ele é um auditor ele fala a verdade então quem está atrás dele o numero 2 no caso é um sonegador, então esse fala mentira, mas ele diz que o que está na frente é sonegador, então ele é um auditor então bate e o que está atrás é um sonegador, mas no caso se ele for um sonegador, quando ele disse que o dá frente é um sonegador, ele está mentindo, temos então que ele é um auditor, e fala a verdade, mas ainda há outro erro lógico o primeiro falou que todos que estão atrás são sonegadores, se ele é um auditor e fala verdade o terceiro teria que ser um sonegador, mas ai cairia no problema lógico já resolvido, portanto não é essa possibilidade o primeiro ser um auditor, vamos para a segunda.
    2. possiblidade: o primeiro da fila ser um sonegador, se ele é um sonegador, fala mentira, então atrás dele não são todos sonegadores, então testando o segundo como auditor, ele diz que o da frente é sonegador e bate, testando o terceiro como auditor e ele diz que o segundo é sonegador não bate, então ele é um sonegador na verdade, ai é possível ver que um sonegador, um auditor, um sonegador, um auditor, então metade dos 200 são sonegadores e metades são auditores.

    GABARITO: C

    Eu sei que a resolução ficou grande mas é porque eu tentei ser claro, mas se tiver alguma incorreção ou algo assim pode deixar abaixo, pra mim também está aprendendo, tenha todos um ótimo dia e excelente aprendizado.

    Resolvido por um aluno para alunos.