SóProvas


ID
2896630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Determinada empresa sediada em uma unidade da Federação comprou e recebeu uma remessa de algodão em caroço originária de outra unidade da Federação. Nessa operação, em razão da ausência de acordo entre as unidades federativas, não houve substituição tributária.

Posteriormente, a empresa revendeu esse material a um estabelecimento industrial localizado no estado do Rio Grande do Sul (RS), sem ter feito nenhuma etapa de industrialização ou beneficiamento na mercadoria.

Uma vez que a legislação estadual do RS sobre ICMS admite a substituição tributária para esse tipo de mercadoria, a referida empresa, revendedora nessa operação,

Alternativas
Comentários
  • direito tributário,não?

  • Esse é um caso clássico de substituição tributária. A empresa comercial recolhe o IPI, ao passo que a empresa industrial recolhe o ICMS. Se eu estiver errado, podem me corrigir

  • Só ocorre substituição tributária em operação interestadual quando houver acordo entre os Estados envolvidos. O algodão está sujeita a substituição tributária e por a DISTRIBUIDORA (REVENDEDORA) que adquiriu o produto de recolher o ICMS das operações que ainda vão ocorrer (subsequentes ou ST para FRENTE), pois é enquadrada como SUBSTITUTA TRIBUTÁRIA.

    GAB - C

  • letra C

    Para matar a questão, deve-se entender que ela está tratando de Substituição PARA FRENTE (ou seja - antecipação do pagamento).

    Logo, a revendedora agirá na condição de substituta, responsável pelo recolhimento das operações posteriores - Letra C

    A e E) erradas, porque não será contribuinte de direito, mas responsável

    B) errada, porque não será contribuinte de fato, mas responsável

    D) errada, porque só é responsável por operações subsequentes, já que estamos tratando de substituição para frente, e não pelas antecedentes

  • o correto seria falar: "Uma vez que a legislação estadual do RS sobre ICMS admite a substituição tributária para esse tipo de mercadoria, O REFERIDO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL (e não a referida empresa), revendedora nessa operação", pois da forma que está dá entender que está falando da empresa que vendeu a mercadoria e não do industrial do RS.

    QC respondida por eliminação, mas dúbia.