SóProvas


ID
2897740
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre controle da ação empresarial, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A homeostase é um dos conceitos da teoria do controle, significando a tendência que todos os organismos e organizações têm para se autorregular, isto é, para retornarem a um estado de equilíbrio estável toda vez que forem submetidos a alguma perturbação por força de algum estímulo externo.

( ) No nível operacional, é mais fácil notar como o processo de controle se aproxima do processo cibernético, no qual existe um sensor (coleta de dados sobre determinado desempenho), um discriminador (comparação de dados com algum padrão) e um tomador de decisão (que é a ação corretiva).

( ) São considerados controles estratégicos: o controle orçamentário, o orçamento-programa e a contabilidade de custos.

(  ) Os tipos de controles táticos mais importantes são os relatórios contábeis, o controle de lucros e perdas e o controle da qualidade.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Controles Estratégicos

    1. O DESEMPENHO GLOBAL DA EMPRESA (geralmente baseado em analises financeiras)

    2. RELATÓRIOS CONTÁBEIS

    3. CONTROLE DOS LUCROS E PERDAS

    4. CONTROLE PELA ANÁLISE DO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (RSI)

    Controles Táticos

    1. CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

    2. ORÇAMENTO-PROGRAMA

    3. CONTABILIDADE DE CUSTOS (custos fixos e variaveis)

  • Nunca ouvi falar de Teoria do "Controle"... Eu sei que homeostase é um conceito da Teoria dos Sistemas. É a mesma coisa?

  • Letra C

    V - V - F - F.

  • (V) A homeostase é um dos conceitos da teoria do controle, significando a tendência que todos os organismos e organizações têm para se autorregular, isto é, para retornarem a um estado de equilíbrio estável toda vez que forem submetidos a alguma perturbação por força de algum estímulo externo.

    A homeostasia é um equilíbrio dinâmico obtido através da auto-regulação, ou seja, através do autocontrole. É a capacidade que tem o sistema de manter certas variáveis dentro de limites, mesmo quando os estímulos do meio externo forçam essas variáveis a assumirem valores que ultrapassam os limites da normalidade. Todo mecanismo homeostático é um dispositivo de controle para manter certa variável dentro de limites desejados; é obtida através de dispositivos de retroação (feedback), chamados de servomecanismos.

    (V) No nível operacional, é mais fácil notar como o processo de controle se aproxima do processo cibernético, no qual existe um sensor (coleta de dados sobre determinado desempenho), um discriminador (comparação de dados com algum padrão) e um tomador de decisão (que é a ação corretiva).

    O controle ao nível operacional, é o subsistema de controle realizado ao nível da execução das operações. Todos os sistemas cibernéticos (dotados de homeostasia e de autorregulação) se controlam a si mesmos por meio de um recontrole de informações que revela erros ou desvios no alcance dos objetivos e efetua correções. As fases do controle operacional são: estabelecimento de padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva.

    (F) São considerados controles estratégicos: o controle orçamentário, o orçamento-programa e a contabilidade de custos.

    O controle estratégico – também denominado controle organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e se refere geralmente aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. Seu conteúdo é geralmente genérico e sintético. Daí as três características básicas que identificam o controle estratégico da empresa:1. Nível de decisão: é decidido no nível institucional da empresa; 2. Dimensão de tempo: é orientado para longo prazo; 3. Abrangência: e genérico e abrange a empresa como um todo.

     (F) Os tipos de controles táticos mais importantes são os relatórios contábeis, o controle de lucros e perdas e o controle da qualidade.

    O controle tático é exercido ao nível intermediário das empresas, é denominado controle departamental ou controle gerencial. Sua dimensão de tempo é o médio prazo. Os tipos de controles táticos são: 1) controle orçamentário; 2) orçamento-programa e 3) contabilidade de custos, que se classifica em custos fixos e custos variáveis.

    Fonte: https://www.coladaweb.com/administracao/controle

    Alternativa: C

  • A questão versou sobre o processo de controle.

    (V) O conceito de homeostase está liga ao autocontrole e à busca do equilíbrio dinâmico através da autorregulação do sistema.

    (V) O processo de controle possui 4 fases (Chiavenato, 2014) e sobretudo, em relação ao nível operacional:

    • 1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.
    •  etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.
    • 3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.
    • 4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.

    (F) Chiavenato cita que são considerados controles táticos: o controle orçamentário e a contabilidade de custos.

    (F) São controles operacionais: o controle da qualidade e de estoque. São controles estratégicos os seguintes: controle de lucros e perdas e os balanços e relatórios financeiros

    Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014

    Logo, a sequência correta é V V F F

    GABARITO: LETRA C

  • Tipos de Controle Estratégicos:

    - Balanço e relatórios financeiros

    - Controle de lucros e perdas

    - Análise do retorno sobre o investimento (RSI)

    Tipos de Controle Táticos:

    - Controle Orçamentário

    - Contabilidade de Custos

    Tipos de Controles Operacionais:

    - Disciplina

    - Controle de Estoques

    - Programação Just-in-time (JIT)

    - Planejamento de Requisitos de Materiais (PRM ou MRP)

    - Controle de Qualidade

    - Ciclo PDCA

  • inverteu as duas últimas.