SóProvas


ID
2897911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Educadores, psicólogos e cientistas vêm há muito tempo tentando explicar como transcorre o aprendizado de biologia, construindo diferentes teorias que, uma vez aceitas e adotadas, podem fundamentar o trabalho do professor em sala de aula. Essas teorias se baseiam em observações e em experiências que visam buscar elementos, com o objetivo de prever o comportamento dos estudantes e assim orientar atividades docentes. Na literatura sobre o assunto, são reconhecidas algumas tendências que influíram profundamente nos processos educacionais nas décadas de 50 a 80 do século passado.

Myriam Krasilchik. Prática de ensino de biologia.

São Paulo: EdUSP, 2004, p. 23 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


A teoria comportamentalista baseava-se em ideias de condicionamento operante e na taxonomia dos objetivos educacionais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Taxonomia: Parte da biologia que descreve, identifica e classifica os organismos em grupo ou individualmente. Fonte: dicio.com.br

    O condicionamento operante não se apoia em reações provocadas por estímulos, mas em comportamentos emitidos pelo próprio organismo que são seguidos de uma consequência. Se esta consequência é agradável, o comportamento tende a se repetir. Ao contrário, se a resposta for desagradável o comportamento tem menos probabilidade de se repetir. Estas consequências são chamadas pelos comportamentalistas de reforçadores e esses modelam o comportamento dos indivíduos, criando os hábitos. Segundo Skinner, grande parte do comportamento humano é aprendido por condicionamento operante.

    Fonte: portaleducacao

  • GABARITO: C

  • Esta questão exige conhecimentos sobre tendências relativas ao aprendizado de Biologia.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Primeiramente devemos entender os conceitos de condicionamento operante e de taxonomia dos objetivos educacionais.

    Condicionamento operante pode ser representado pela ideia de estímulo-resposta, vale dizer, as consequências agradáveis seriam consideradas “reforçadoras" e as consequências negativas/desagradáveis seriam tidas como “aversivas".

    Taxonomia pode ser entendida como a ciência ou técnica de classificar. A taxonomia dos objetivos educacionais equivale, portanto, aos tipos de objetivos educacionais e as diferentes maneiras adotadas para a sua formulação (classificação dos objetivos educacionais).

    Frise-se, por fim, que tanto a ideia de condicionamento operante quanto a de taxonomia dos objetivos educacionais referem-se à tendência comportamentalista (também chamada de behaviorista).


    REFERÊNCIA

    Myriam Krasilchik. Prática de ensino de biologia. São Paulo: EdUSP, 2004, p. 23


    Gabarito do Professor : CERTO.
  • Palavras chave Skinner

    Comportamentalista

    Ambientalista

    Condicionante operante

    estimulo e resposta

    Behaviorista