SóProvas


ID
2898001
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marieta

            Marieta fez 90 anos.

            Não resisto à tentação de revelar a idade de Marieta.

            Sei que é falta de educação (mas pouca gente sabe hoje o que quer dizer falta de educação, ou mesmo educação) falar em idade de mulher.

            São múltiplas as teorias sobre idade feminina. Eu envelheceria ainda mais, se fosse anotar aqui todos os conceitos alusivos a essa matéria; enquanto isso, as mulheres ficariam cada vez mais jovens. Depois, não estou interessado em compendiar a incerta sabedoria em torno do tema incerto. Meu desejo é só este: contar a idade de Marieta, por estranho que pareça.

            E não é nada estranho, afinal. Marieta fazer 90 anos é tão simples quanto ela fazer 15. No fundo, está fazendo seis vezes 15 anos, esta é talvez sua verdadeira idade, por uma graça da natureza que assim o determinou e assim o fez. Privilégio.

            Ah, Marieta, que inveja eu sinto de você, menos pelos seus 90, perdão, 6 x 15 anos, do que pelo sinal que iluminou seu nascimento, sinal de alegria serena, de firmeza e constância, de leve compreensão da vida, que manda chorar quando é hora de chorar, rir o riso certo, curtir uma forma de amor com a seriedade e a naturalidade que todo amor exige.

            Sei não, Marieta (de batismo e certidão, Maria Luísa), mas você é a mais agradável combinação de gente com gente que eu conheço.

(Carlos Drummond de Andrade, Boca de Luar. Adaptado)

Considere a seguinte passagem do texto.

Marieta fez 90 anos.

Não resisto à tentação de revelar a idade de Marieta.

Sei que é falta de educação (mas pouca gente sabe hoje o que quer dizer falta de educação, ou mesmo educação) falar em idade de mulher.


Assinale a alternativa em que os trechos destacados estão, pela ordem, redigidos de acordo com a norma- -padrão de emprego de pronomes e em consonância com o sentido do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Revelar é verbo transitivo indireto.

    Quem revela, revela algo a alguém. (Preposição + artigo) nesse caso não admite os pronomes: a, o, as, os. E sim: lhe, lhes.

  • GABARITO: LETRA E.

    Não resisto à tentação de revelar a idade de Marieta. --- Quem revela, revela algo, A alguém. Logo usamos o "lhe" como um objeto indireto, algumas pessoas podem pensar que o "não" seria fator atrativo, porém ao se referir a verbos no infinitivo (revelar), mesmo com palavra atrativa, a colocação pronominal torna-se facultativa, podendo ocorrer a próclise (lhe revelar) ou a ênclise (revelar-lhe).

    Sei que é falta de educação (mas pouca gente sabe hoje o que quer dizer falta de educação, ou mesmo educação) falar em idade de mulher. --- pede um pronome com valor anafórico, retomando um termo anterior, no caso é (falta de educação), logo usa-se: isso.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Não resisto à tentação de revelar a idade de Marieta.

    revelar-lhe a idade = revelar a idade dela

    "lhe" também pode exercer a função de pronome possessivo

  • revelar: quem revela, revela alguma coisa (a idade - objeto direto), á alguém (lhe - substitui objeto indireto)

  • gabarito um pouco estranho,pois trata-se de um verbo transitivo direto e indireto e no contexto esta pedindo para substitui o objeto direto. Inclusive bancas de renome -fcc, cespe- nesse tipo de questão tem que analisar qual complemento verbal esta em destaque para poder substituir se é objeto direto ou indireto.

  • Fiquei confusa!

    O lhe como objetivo indireto não daria a ideia de estar revelando a idade (OD) a Marieta (OI)

    ao invés de revelar a idade de Marieta (OD), conforme parece ser o sentido do texto?

    Achei que o lhe mudou o sentido da frase!

    Ou neste caso ele esta como adjunto adnominal, com sentido de posse?

  • revelar tem dois objetos na questão :

    obj.direto = idade e obj indireto = de maria

    Logo, só é preciso notar quais dos dois objetos serão substituídos

    a) ERRADA, utilizou (a) para substituir "de maria" que é O.I. correção : "revelar-lhe a idade" / utilizou isto (que se refere ao termo que vem a seguir) p/ retomar um antecedente

    b) ERRADA, utilizou (a) para substituir "de maria" que é O.I. correção: "lhe revelar a idade" / Aquilo só é utilizado quando há dois antecedentes

    c)ERRADA, a primeira parte está correta substituiu "de maria" por um tônico prep / Porém na segunda parte utilizou "tal" que é pronome demonstrativo para retomar um termo;

    d)ERRADA, utilizou (a) para substituir "de maria" que é O.I / utilizou Mesma que é pronome demonstrativo para retomar um antecedente

    e) GABARITO, lhe esta corretamente substituindo Maria (O.I) / isso refere-se a um antecedente

    obs: se reprarar na questão o que realmente esta sendo substituido é "de maria"

  • COMENTÁRIOS:

    1. “Não resisto à tentação de revelar a idade de Marieta.” Revelar-LHE a idade, ou seja, “não resisto à tentação de revelar a SUA idade (de Marieta) ou a idade DELA (de Marieta), em que o LHE tem valor de posse.

    2. “Sei que é falta de educação (mas pouca gente sabe hoje o que quer dizer falta de educação, ou mesmo educação) falar em idade de mulher.” O que ISSO quer dizer”, em que ISSO pronome demonstrativo anafórico – alude a termo já anunciado anteriormente (falta de educação)

  • O lhe tem função de possessivo aqui.