SóProvas


ID
2898121
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pierre Bourdieu tem vários artigos sobre o conceito e a formação da opinião pública. Em um deles, afirma que a opinião pública não existe porque ela se resume a um discurso. Para o autor, a opinião pública, na verdade,

Alternativas
Comentários
  • Segundo o autor, presume-se tacitamente que a opinião pública seja uma espécie de opinião geral. Como um consenso estabelecido entre uma comunidade. Mas, na realidade a chamada “opinião pública” consiste numa opinião restrita somente aos que podem ter opinião, que possuem dignidade ou instrução para tanto. A opinião pública seria, na verdade a opinião dos ilustres, das pessoas que importam.

    https://casadoscomuns.wordpress.com/2012/03/07/bourdieu-e-a-formacao-da-opiniao-publica/

  • GABARITO D

    Em seu artigo "A opinião pública não existe" - Pierre Bourdieu constata que: ". A opinião que se afirma enquanto opinião, espontâneamente, é a opinião das pessoas cuja opinião tem peso", ou seja, é a opinião do que importam.

    FONTE:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1464421/mod_resource/content/1/A_Opini%C3%A3o_P%C3%BAblica_N%C3%A3o_Existe_%28Pierre_Bourdieu%29.pdf

  • Pierre Bourdieu foi um sociólogo francês que buscava superar a oposição entre o indivíduo e a sociedade, e analisava a coletividade por meio dos agentes sociais e da forma dos objetos/produções culturais.

    Segundo Bourdieu, a chamada “opinião pública" não é a opinião do público, mas a dos que podem ter opinião, que possuem instrução para tanto e das pessoas que importam. Ele afirma que a produção de uma opinião não está ao alcance de todos e nem todas as opiniões têm valor. Por isso, a concepção de opinião pública, aceita por aqueles que realizam as pesquisas de opinião pública ou utilizam seus resultados, não existe.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Opinião pública não corresponde à opinião da mídia. A mídia exerce influência na formação da opinião pública, mas sofre limitações pelos aspectos cultural, religioso e social.

    B) Errado. A publicidade é como uma caixa de ressonância (Lipovetsky, 2007), pois amplifica o que é consenso e aumenta a duração e a intensidade dos sentidos e valores veiculados nas mídias, tornando os receptores cúmplices de certa forma. Ela impacta a opinião dos públicos mas não é a opinião pública descrita por Bourdieu.

    C) Errado. Bourdieu não associou a detenção do capital à opinião pública. Quem fez isso foi Habermas (1997), quando afirmou que o interesse da classe burguesa, que detinha o capital no capitalismo da livre concorrência, era a base da opinião pública.

    D) Certo. A opinião pública, para Bourdieu, é a opinião dos ilustres, dos que importam, dos que podem ter opinião ou têm condições dá-la.

    E) Errado. Opinião pública não se resume à divulgação da opinião das empresas interessadas no lucro. Para Bourdieu, está relacionada não ao lucro ou ao capital, mas à opinião dos ilustres.

      
    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a D.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Bourdieu, Pierre. A Opinião Pública não existe. Les Temps Modernes, 318, janeiro de 1973.

    - Lipovetsky, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

    - Habermas, Jurgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. v. 2.