SóProvas


ID
2898298
Banca
CS-UFG
Órgão
AparecidaPrev
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Operários cruzam os braços por melhores condições de trabalho


      Centenas de operários que trabalham na obra de ampliação do aeroporto de Vitória paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29). Eles reivindicaram melhores condições de trabalho. Além da troca do restaurante que serve aos trabalhadores, eles pediram o fim da dupla função, auxílio periculosidade para eletricistas e o pagamento da rescisão de contrato por uma empresa que saiu do consórcio. Os operários também pediram reajuste salarial. Todas as reivindicações foram atendidas e a obra não corre risco de novas paralisações.

      O estopim para o movimento foi na última semana, quando dezenas de funcionários teriam passado mal com a comida do restaurante. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado (Sintracost), Paulo Peres, a principal exigência foi a substituição do fornecedor da alimentação. “Semana passada teve um dia em que 70 operários passaram mal por causa da alimentação e foram hospitalizados. Mas isso não é de hoje, tem seis meses que os trabalhadores reclamam da qualidade da alimentação”, disse.

      Na manhã desta terça-feira (30), os operários realizaram uma assembleia. O consórcio da obra atendeu as reivindicações, além de conceder um aumento de 6%, de acordo com o sindicato. Nenhum trabalhador quis comentar o assunto.

      O diretor-presidente do consórcio JL, João Luiz Félix, responsável pelas obras no Aeroporto de Vitória, informou que todas as questões foram resolvidas com a ideia de não haver discussões e, consequentemente, atrasos na ampliação da estrutura do terminal aéreo. Ele acrescentou que no total são 1.350 pessoas trabalhando no canteiro de obras, entre operários, engenheiros e funcionários dos setores administrativos. DIAS, Kaique. Operários cruzam os braços por melhores condições de trabalho.

Disponível em:<http://www.gazetaonline.com.br/cbn_ vitoria/reportagens /2017/05/operarios-cruzam-os-bracospor-melhores-condicoes-de-trabalho-1014060665.html> . Acesso em: 20 jan. 2018. (Adaptado). 

No título, a construção verbal “Operários cruzam os braços...” pode ser substituída sem prejuízo ao sentido do texto por:

Alternativas
Comentários
  • D

  • Alguma explicação para essa questão?

  • A maneira mais fácil de resolver é olhar para os tempos verbais

  • Ocivan Tome  ..sim ,era apenas ler o texto,  principalmente nas linhas 1 e 9 

  • (eles) Cruzam= presente indicativo

    (eles) Deixaram= pret. perfeito indicativo

    deixariam= Futuro pretérito indicativo

    deixarão = futuro do presente ind

    deixavam= pret. imperfeito ind

  • Acho que se trata de um caso de "presente histórico" (ou pelo menos parece. Me corrijam se estiver errado) quando a gente usa o presente para narrar um acontecimento no passado.

    Em 58 a.C César invade a Gália e inicia uma das mais famosas campanhas da história militar...

  • Eles deixaram de trabalhar - presente do indicativo

    Eles cruzam os braços - presente do indicativo

  • "Eles deixaram de trabalhar - presente do indicativo"

    Tá errado isso aí.

  • Fui pela lógica. Se eles cruzam os bracos hoje, então deixaram de trabalhar.

    Cruzam - Presente do indicativo, geralmente usada para expressar rotinas.

  • Pretérito

    perfeito

    deixei

    deixaste

    deixou

    deixamos / deixámos

    deixastes

    deixaram

  • essa não dá pra resolver só lendo o título

  • TEM COLEGA AQUI ABAIXO DIZENDO QUE "DEIXARAM' É PRESENTE DO INDICATIVO E ISSO É UM ENGANO!

    PRETÉRITO PERFEITO

    Eu deixei

    Tu deixaste

    Ele/Ela deixou

    Nós deixamos

    Vós deixastes

    Eles/Elas deixaram