SóProvas


ID
2898301
Banca
CS-UFG
Órgão
AparecidaPrev
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Operários cruzam os braços por melhores condições de trabalho


      Centenas de operários que trabalham na obra de ampliação do aeroporto de Vitória paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29). Eles reivindicaram melhores condições de trabalho. Além da troca do restaurante que serve aos trabalhadores, eles pediram o fim da dupla função, auxílio periculosidade para eletricistas e o pagamento da rescisão de contrato por uma empresa que saiu do consórcio. Os operários também pediram reajuste salarial. Todas as reivindicações foram atendidas e a obra não corre risco de novas paralisações.

      O estopim para o movimento foi na última semana, quando dezenas de funcionários teriam passado mal com a comida do restaurante. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado (Sintracost), Paulo Peres, a principal exigência foi a substituição do fornecedor da alimentação. “Semana passada teve um dia em que 70 operários passaram mal por causa da alimentação e foram hospitalizados. Mas isso não é de hoje, tem seis meses que os trabalhadores reclamam da qualidade da alimentação”, disse.

      Na manhã desta terça-feira (30), os operários realizaram uma assembleia. O consórcio da obra atendeu as reivindicações, além de conceder um aumento de 6%, de acordo com o sindicato. Nenhum trabalhador quis comentar o assunto.

      O diretor-presidente do consórcio JL, João Luiz Félix, responsável pelas obras no Aeroporto de Vitória, informou que todas as questões foram resolvidas com a ideia de não haver discussões e, consequentemente, atrasos na ampliação da estrutura do terminal aéreo. Ele acrescentou que no total são 1.350 pessoas trabalhando no canteiro de obras, entre operários, engenheiros e funcionários dos setores administrativos. DIAS, Kaique. Operários cruzam os braços por melhores condições de trabalho.

Disponível em:<http://www.gazetaonline.com.br/cbn_ vitoria/reportagens /2017/05/operarios-cruzam-os-bracospor-melhores-condicoes-de-trabalho-1014060665.html> . Acesso em: 20 jan. 2018. (Adaptado). 

No primeiro parágrafo, na frase “Centenas de operários que trabalham na obra de ampliação do aeroporto de Vitória paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29).”, a palavra destacada é relativa a um termo antecedente do período frasal. Sua função, em relação ao significado desse termo, é a de

Alternativas
Comentários
  • Temos uma OSAR, oração subordinada adjetiva restritiva.

    COM VÍRGULA, EXPLICA;

    SEM VÍRGULA RESTRINGE E/OU DELIMITA.

  • Oraçao subordinada adjetiva restritiva, onde o pronome RELATIVO "QUE" sem vírgulas tem função de restringir.

  • ORAÇÃO SUBORDINATIVA ADJETIVA : É INTRODUZIDA PELOS PRONOMES RELATIVOS ( que, quem,quanto,onde,o qual,cujo)

    RESTRITIVA : Sem pontuação .

    EXPLICATIVA : Com pontução.

    obs:SE NA RESTRITIVA VIER PONTUÇÃO ( NÃO HÁ ERRO GRAMATICAL, E SIM, ALTERAÇÃO DE SENTIDO).

  • A palavra em destaque tem intenção de RESTRINGIR, pois podemos identificar com o texto que centenas de trabalhadores participaram do protesto, porém, APENAS aqueles que trabalham na obra de ampliação do aeroporto de Vitória.

  • Oração subordinada adjetiva

    adjetiva explicativa : A África, que é um continente no hemisfério sul, tem um alto índice de pobreza.

    adjetiva restritiva: As pessoas que são alegres vivem melhor.