-
Liderança situacional=Depende do nível de maturidade do gestor e também baseado nas situações apresentadas na organização, sendo uma liderança adaptativa , no qual o profissional se adequa com mais rapidez , estrategia, inteligência e assertividade.
Liderança autocrática=O líder é o centro de todas as decisões.
Liderança liberal=Defende total liberdade a equipe e que esta, decida por si só., quais são os melhores caminhos pra se resolve um problema.
Liderança Democrática=Foco no líder e na equipe, ou seja, inclui seus liderados nas decisões e fazendo com que participe ativamente.
Liderança visionária=É aquela que olha para o amanha com outros olhos, no qual o líder possui visão de futuro , se preparando para mudanças e desafios.
Ainda existem teorias de liderança
Teoria situacional=a prática, isso quer dizer que o gestor deve estar preparado para atender as demandas dos profissionais e da organização conforme as suas necessidades, se adequando a variadas situações.
Teoria dos traços=Defende que existem pessoas que já nascem com o traços natos de assumirem uma liderança.
Teoria do comportamento=Ideia contraria ao anterior, afirmando que o líder nao nasce, mas se torna através de treinamento.
Teoria Dos estilos de decisões=Reconhece três modelos de liderança distintos: autocrático, democrático e liberal. O primeiro centraliza todas as decisões em si; o segundo inclui, em parte, os colaboradores no seu processo decisório e, o terceiro deixa que eles mesmos, por si só, decidam quais são as melhores soluções e caminhos para a empresa.
Teoria da Atribuição – aqui a liderança não é escolhida pela empresa ou por terceiros, mas pelo grupo que por ela será liderado. É considerada uma forma altamente democrática de escolher uma gestão, pois permite que as pessoas se manifestem diretamente sobre quem elas gostariam que fosse a pessoa a conduzi-las. Vemos muito a aplicação deste modelo nas eleições políticas, por exemplo.
Teoria do Carisma – como nome mesmo sugere, aqui não importa se o líder já nasceu líder ou se se formou líder, mas que ele tenha muito carisma para cativar e influenciar as pessoas ao seu redor. A liderança carismática deve gerar empatia, conexão, vínculo e, por meio desta ligação, fazer com que as pessoas queiram, espontaneamente, caminhar ao seu lado, defender suas ideias e fazer o que ela diz.
-
Se é ele quem define a tarefa, estamos diante da liderança autocrática.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
AUTOCRÁTICA
▪ Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
▪ O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
▪ O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
▪ O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
DEMOCRÁTICA
▪ As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
▪ O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;
▪ A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
▪ O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
▪ O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.
LIBERAL
▪ Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
▪ A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;
▪ Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
▪ O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
▪ O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.
-
Fiz uma interpretação da seguinte maneira:
Conforme muda-se a situação do ambiente, o líder vai aplicando as TÉCNICA de liderança mais adequada para a realização das tarefas.
o que deu: ERREI.
-
Quase marcava autocrático, mas essa frase " na medida em que se tornarem necessárias" me atrapalhou , entendi como situacional
-
Questão capciosa. Induz o candidato ao erro . Quando li " NA MEDIDA QUE SE TORNAM NECESSÁRIAS" fui direto na situacional , e até agora não entendi o Porquê é a autocrática . Devia ser anulada .
-
Essa questão envolve os estilos de liderança propostos por White e Lippit. Os autores criaram um modelo que enquadrava os líderes dentro de três estilos de liderança: líder autocrático, líder democrático e líder liberal. Esse enquadramento era realizado a partir das atitudes dos líderes em relação à tomada de decisão, divisão do trabalho, atuação do líder e programação do trabalho. Vamos analisar as alternativas.
Alternativa A. Errado. Na liderança democrática, O próprio grupo esboça providências e técnicas para atingir o alvo com o aconselhamento técnico do líder. As tarefas ganham novos contornos com os debates.
Alternativa B. Errado. Na liderança liberal, A participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas alternativas ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que solicitadas.
Alternativa C. Certo. O líder autocrático determina providências para a execução das tarefas, uma por vez, na medida em que são necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
Alternativa D. Errado. O líder visionário tem como característica a visão sistêmica e estratégica da organização, possuindo a habilidade de identificar e criar oportunidades, preparar-se para resolver e superar as adversidades, se planejar e se preparar previamente.
Alternativa E. Errado. Na liderança situacional, não existe o melhor estilo de liderança. O líder situacional atua conforme as circunstâncias de um contexto específico.
GAB:C
-
=(
Tipo de questão que é aceito dois gabarito. (deveria ser anulada)
pode ser autocrática : por fixar as técnicas, ou situacional pois depende do momento necessário
-
Autocrático
Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
-
-
Quando li " NA MEDIDA QUE SE TORNAM NECESSÁRIAS" saí igual a um boi brabo desgrenhado pra marcar a E
-
È necessário saber de forma bem clara a diferença de TIPOS DE LIDERANÇA (liberal, democrática, autocrática) e TEORIAS DE LIDERANÇA (traços, comportamental, situacional...)
"...estará exercendo a liderança do tipo"